Como dobrar as roupas de acordo com o método KonMari

27 de outubro de 2019
Dobrar a roupa não precisa ser algo aborrecido... seguindo o método de Marie Kondo, você poderá maximizar os espaços e, dessa forma, ter um armário que se pareça com uma vitrine.

A japonesa Marie Kondo se tornou famosa no mundo inteiro. A sua popularidade se deve aos seus ensinamentos sobre a organização e a felicidade de viver em uma casa funcional. O método KonMari pode ajudá-lo em qualquer ambiente e aspecto da sua vida, mas uma das suas primeiras lições diz respeito à forma de dobrar as roupas.

Método KonMari: antes de dobrar as roupas, faça uma limpeza

dobrar as roupas de acordo com o método KonMari

Se você ainda não leu os livros ou assistiu a série da Netflix sobre o método KonMari, saiba que a primeira lição tem a ver com as roupas. Marie Kondo pede aos seus clientes que, como primeiro passo, eles tirem todas as roupas dos armários, cômodas e qualquer outro lugar onde elas estejam armazenadas e as coloquem em cima da cama.

Talvez você não tenha ideia da quantidade de roupas que você tem até fazer este exercício, nem dos locais onde elas foram colocadas por falta de espaço.

O segundo passo, uma vez que você já tem uma enorme montanha de roupas à sua frente, é analisar uma a uma (sim, uma a uma, mesmo que demore uma semana e você precise dormir no sofá até desocupar a cama), pensando em quais lhe proporcionam felicidade e quais não.

Pode parecer algo trivial, mas na hora é difícil decidir sobre algumas roupas. Aquelas que você não usa mais devem ser colocadas em uma sacola para serem doadas ou dadas de presente. Aquelas que você ama ficam e as que você não tem certeza devem ser verificadas novamente, até que você decida quanto a se livrar delas ou mantê-las.

Por fim, chega-se ao terceiro passo, que pode ser o mais complicado, pois requer uma certa técnica e, acima de tudo, prática. Mas o lado bom é que, quando você tiver as suas roupas organizadas como se fossem a vitrine de uma loja, nunca mais vai querer desorganizá-las ou deixá-las em qualquer lugar.

Dobrar as roupas como se fossem pacotes

o método KonMari

Dobrar a roupa / consejos.disfrutabox.com

O método KonMari tem como premissa reduzir ao máximo os objetos que temos em casa e, ao mesmo tempo, organizá-los para que possamos encontrá-los facilmente.

Por isso, recomenda-se o uso de caixas organizadoras para armazenar as coisas, além de dispor os objetos na vertical (como se fossem livros em uma biblioteca), para encontrá-los de primeira.

Mas voltando ao que se refere à arte de dobrar as roupas, o truque consiste em montar pacotes ou rolos com as suas roupas. Assim, em vez de colocar as camisetas umas sobre as outras como você fez até agora, você deve colocá-las uma atrás da outra. Como nas lojas!

No livro ‘A Mágica da Arrumação’, Marie Kondo explica, peça por peça, como elas devem ser dobradas para otimizar os espaços.

Vamos lhe mostrar como dobrar as camisetas ou roupas similares:

  1. Estique bem a roupa: você pode fazer isso em cima da mesa ou da cama, ou até mesmo sentado no chão. O importante é que a superfície seja lisa e plana. Se desejar, aproveite esse momento para passar as roupas.
  2. Dobre para o centro: pegue a parte direita da peça e leve-a para o centro, mais ou menos até a metade da gola.
  3. Dobre a manga: a manga deve estar dentro desse terço da peça, ou seja, sem sair da borda que você dobrou.
  4. Repita as etapas 2 e 3 com o lado esquerdo: a ideia é manter as mangas voltadas uma para a outra, mas sem ficar para fora.
  5. Dobre ao meio: marque o meio da peça de roupa e dobre de cima para baixo (da gola para a cintura).
  6. Repita a etapa anterior: dobre a peça de roupa novamente para reduzir o seu tamanho pela metade. A ideia é que, com essa dobra, ela fique como uma espécie de pacote retangular.

É importante que a roupa fique em pé e não tombe. Se isso acontecer, comece de novo, fortalecendo as dobras.

Meias e calças

gavetas organizadas

Roupas dobradas / pinterest.es

Como cada roupa é diferente, existem técnicas diferentes para dobrá-las. Por exemplo, no caso das meias, coloque uma em cima da outra, dobre-as ao meio e depois novamente para formar o famoso pacote. Outra opção é fazer rolinhos.

Para as calças, dobre as pernas e então introduza a parte saliente (que se parece com um bico), para que você tenha um retângulo perfeito.

Dobre ao meio e repita para formar o pacote. Uma vez que você tiver aprendido a dobrar as roupas com o método KonMari, você perceberá o quanto isso é útil e prático. Anime-se!