Sonhando acordado: o estilo Mid Century

25 de setembro de 2019
Você gosta do estilo decorativo dos anos 50 e 60? Você é daqueles que passam o tempo em feiras de artesanato e leilões de móveis retrô? Então, você certamente adora esse estilo.

Falaremos sobre um estilo que é o sonho de todos aqueles que apreciam a moda dos anos 50 e 60, as feiras de artesanato e os leilões de móveis retrô. O termo estilo Mid Century foi criado por Cara Greenberg, que apresentou nos anos 80, uma coleção cujo tema eram as peças da metade do século XX.

Depois da Segunda Guerra Mundial, os designers de móveis pegaram emprestados materiais de guerra e os transformaram em cadeiras, mesas e luminárias que são ícones hoje em dia. Essas peças são procuradas e replicadas atualmente.

Sem dúvida, esta tendência de design de interiores se caracteriza por ser fresca, elegante, limpa e sofisticada; mas sem perder nada da sua funcionalidade, cor e modernidade. Certamente tentar decorar a casa inteira no estilo Mid Century original pode ser uma tarefa tremendamente árdua. E, acima de tudo, muito cara.

No entanto, você pode adicionar os toques corretos para obter essa estética sem ir à falência, seguindo as dicas apresentadas a seguir. Nesse sentido, voltaremos aos Estados Unidos do pós-guerra, e o faremos com muito estilo.

Cores e materiais

Cores e materiais

Neste estilo, há grande influência dos novos materiais da época; como, por exemplo, o plástico, um elemento que inspirou os novos designers. Em geral, são aplicados nos móveis materiais como vinil, metal, vidro, compensado e PLEXIGLAS.

A madeira é outro dos protagonistas. Vamos encontrá-la principalmente nos móveis, de linhas puras e simples. Os móveis de madeira são baixos, com pés curtos e com uma certa tendência oblíqua.

Também encontraremos a rainha deste estilo, a madeira, em grandes painéis cobrindo as paredes. Ela traz uma sensação de calor em oposição aos materiais plásticos. As cores da madeira geralmente são claras, ou então respeitam a sua cor original.

Nas peças de outros materiais, o Mid Century admite uma ampla gama de cores de aparência e tons naturais, como o couro, por exemplo. Outro material de destaque é o bronze, com o seu tom dourado escuro. Ele pode ser encontrado tanto em acessórios decorativos quanto nos móveis.

O estilo Mid Century adora a geometria

O estilo Mid Century adora a geometria

Neste estilo, as estampas dos tecidos, tapetes, papéis de parede e até mesmo os motivos das obras de arte e dos quadros são geométricos. A geometria do Mid Century é caracterizada pelas suas grandes formas que dão uma aparência retrô aos espaços decorados nesse estilo.

Em sua versão mais atual, esses motivos geométricos são usados ​​em menor quantidade e ficam estrategicamente localizados para evitar a saturação; principalmente em espaços pequenos ou pouco iluminados.

Amor pelas linhas puras

Amor pelas linhas puras

Todos os elementos desta estética são concebidos a partir de linhas simples e silhuetas refinadas. É um tipo de decoração que utiliza principalmente as linhas retas e os traços limpos, trazendo assim a geometria para os móveis e acessórios.

Se você quer ter um look Mid Century, deve fugir da exuberância e da opulência. Os móveis Mid Century praticamente não têm ornamentos e, em geral, os enfeites são escassos nesse estilo decorativo.

Conectados à natureza

Conectados à natureza

Os interiores do Mid Century são caracterizados pela inércia para incorporar os exteriores. Um desafio constante para introduzir a natureza dentro de cada cômodo. A iluminação é conseguida através de grandes janelas que permitem ver o exterior em detalhes, com cortinas laminadas discretas, ou até mesmo sem elas.

Peças icônicas do estilo Mid Century

Peças icônicas do estilo Mid Century

As peças icônicas desse estilo surgiram da criatividade de designers, artistas e arquitetos da época. Eles aplicaram a essência dessa estética para criar peças únicas. De fato, muitos deles já se tornaram clássicos do design de interiores.

Por exemplo, a Tulip chair, a cadeira Ant ou, mais tarde, as cadeiras Egg e Swan. Estas últimas têm o design de Arne Jacobsen, arquiteto e um dos designers mais representativos dos anos 50 e 60. A sua linha de luminárias de design Mid Century ainda é muito valorizada.

Mas, há muitos e diversos móveis característicos deste estilo que se tornaram verdadeiros ícones do design de interiores na metade do século passado. Aparadores, mesas, mesas de centro e acessórios de todos os tipos que, atualmente, formam uma das coleções mais procuradas no mundo da decoração.