7 truques para fazer as salas de estar parecerem maiores

· 12 de novembro de 2018
Existem diferentes técnicas ou truques que podemos usar para tornar as salas de estar maiores. O uso de certos móveis, cores e distribuição de objetos podem ser de grande ajuda.

De modo geral, um dos problemas que temos hoje nas cidades é que as casas estão ficando cada vez menores. Entretanto, em vez de ficarmos deprimidos ou tristes (ou jogar móveis no lixo), recomendamos que você coloque alguns truques em prática para fazer as salas de estar parecerem maiores. Uma ilusão de ótica super eficaz!

Como fazer as salas de estar parecerem maiores?

Nem todos nós temos a sorte de contar com uma casa enorme, com vários ambientes e quartos. Em muitas ocasiões, devemos nos contentar com uma casa pequena onde cabe apenas o mobiliário básico. Mas não se desespere, já que com alguns truques você poderá fazer as salas de estar parecerem maiores.

1. Aposte em cores claras

De modo geral, esta é a primeira técnica que você deverá usar, porque os tons escuros diminuem o espaço. Entretanto, as cores claras como o branco, o marfim ou o bege fazem com que tudo pareça maior.

Aposte em cores claras

Não hesite em pintar as paredes e o teto no tom mais claro possível e desfrute de uma sala que parece maior.

O mesmo vale para móveis, acessórios e objetos de decoração. É sempre melhor optar por um estilo modernista ou minimalista que incluam mobiliário em cores claras para dar uma sensação de espaço e luminosidade .

2. Não esqueça a iluminação

É verdade que, em muitos casos, as casas não possuem grandes janelas que permitam a entrada da luz solar. No entanto, isso também pode ser criado. Afinal, se já pintamos as paredes em tons claros e nossos móveis combinam, é apenas uma questão de colocar luminárias com lâmpadas frias, isto é, brancas.

3. Sofás contra a parede

Outra maneira de tornar a sala de estar maior é aproveitar ao máximo os espaços. Ou seja … Sem sofás no meio do ambiente! Não só porque obstruem a passagem, mas também porque diminuem o espaço disponível .

Nesse sentido, o melhor lugar para colocar este móvel é contra a parede, pois isso abre o espaço e nos dá a possibilidade de passar sem bater em nada.

4. Os espelhos são grandes aliados

Nesse caso, trata-se de uma ilusão ótica que é usada em muitas lojas e estabelecimentos como os restaurantes. Um espelho pode dobrar o tamanho de um ambiente se colocado em um lugar estratégico. Além disso, ele também tem a capacidade de gerar uma sensação de amplitude que nenhum outro acessório oferece.

Os espelhos são grandes aliados

Basicamente, se tivermos um espelho à vista, o seu reflexo nos fará pensar que o espaço é duas vezes maior. Tudo isso sem adicionar um metro quadrado à sala de estar!

5. Opte por estantes

Em vez de usar aqueles móveis enormes para armazenamento ou colocar a TV, recomendamos a escolha das prateleiras. Mas atenção, sem exagero, já que uma sala cheia de livros, objetos, imagens ou discos na parede nos dará uma sensação de diminuição do ambiente que não queremos.

Nesse sentido, as estantes abertas não limitam a contemplação do espaço, desde que possamos ver a parede atrás e não as enchermos de coisas.

Opte por estantes em vez de móveis enormes

Quanto à TV, seria bom pendurá-la na parede para eliminar uma peça de mobília com uma única função. Assim, se colocarmos o sofá na parede oposta, teremos todo o espaço livre no centro. Lembre-se de comprar um modelo de acordo com as dimensões do ambiente.

6. Escolha mesas de vidro

Seja para comer ou colocar na frente do sofá, as mesas de vidro também são um truque muito interessante para fazer as salas de estar parecerem maiores. Isso acontece porque elas nos permitem ver “o outro lado” e nos dão uma visão mais clara do que outros materiais, como a madeira.

7. Reduza a quantidade de móveis

Talvez seja um pouco difícil se livrar de alguns móveis, porque você se ‘apegou’ a eles ou são uma herança da sua família. No entanto, a melhor maneira de um ambiente parecer maior é… Deixar espaços livres! E isso também se aplica aos objetos e acessórios de decoração.

Faça uma boa limpeza e remova tudo o que você realmente não usa. Para isso, poderá vender, doar, emprestar ou presentear. Afinal, sempre existem pessoas que precisam de algo que você não precisa mais.