Tapetes persas: um toque diferente

· 20 de abril de 2019
Hoje mostraremos algumas ideias inspiradoras para que você escolha o tapete persa que melhor se adapta à sua decoração.

Já faz algum tempo que temos observado a tendência de recuperar elementos do passado e lhes dar um toque criativo e original para decorar os ambientes. Um desses casos são os tapetes persas. Certamente você já os viu em muitos lugares. E isso não é nenhuma surpresa. Os seus tons, cores e texturas fazem deles um elemento único para as decorações mais ousadas.

Estes tapetes, além de vestirem o chão, também o tornam muito mais elegante. De fato, antigamente eles eram usados nas casas das pessoas mais ricas como um sinal de poder e riqueza.

Porém, antes de introduzi-los na decoração da nossa casa, devemos saber como estes tapetes são e qual deles é o melhor dependendo do nosso estilo. É por isso que, no post de hoje, mostraremos todas as dicas e segredos para que o seu tapete persa esteja sempre bonito.

Os tapetes estão na moda

Os tapetes persas são um reflexo claro do mundo islâmico. As suas cores e a maneira como elas são dispostas recriam paisagens coloridas que fazem sucesso nesta temporada. Os tecidos geralmente mostram temas naturais com padrões geométricos simples.

Os tapetes estão na moda

Alguns dos mais famosos são os tapetes persas feitos de lã, algodão e pelo de camelo. Eles são decorados com cores vegetais que são obtidas de plantas.

O nó do tapete persa é assimétrico e simples, criando um efeito muito delicado. Todos eles são tecidos à mão e isso faz com que eles tenham variações no tamanho dos nós e uma característica única. Por isso, eles são todos diferentes uns dos outros; nenhum será igual ao outro!

Acreditamos que os tapetes persas são uma peça que cai bem em qualquer decoração. Mas por que? Pois bem, porque este é um elemento que nunca passará despercebido e, se soubermos onde colocá-lo, ele poderá se tornar o protagonista da decoração.

Sem dúvida, o Tabriz é o tipo de tapete mais conhecido no mundo. Talvez esse seja o tapete persa mais clássico e comum que podemos encontrar. É elaborado através de uma complicada técnica de nós bem pequenos. Este é um dos que mais são vistos atualmente.

Identificação de um tapete persa autêntico

A primeira coisa que você deve conhecer sobre esses tapetes é o seu material. Eles são feitos com lã, seda e algodão. A lã e a seda dão esse toque aveludado e o algodão é usado para a trama e a urdidura.

Identificação de um tapete persa autêntico

Em seguida, observe a cor. Se forem cores muito marcantes e os fios parecerem sintéticos e de má qualidade, você perceberá que ele é falso. Além disso, se a cor da superfície do tapete parecer mais clara do que na base da fibra, então a lã foi tingida com cores sintéticas. Assim, certifique-se de que a base da fibra de lã seja forte e esteja brilhante.

É necessário ter muito cuidado com isso, porque atualmente há um grande mercado negro que comercializa essas peças. Os autênticos são muito delicados e são muito bem conservados com uma embalagem muito macia para não danificar o tecido.

Tipos de tapetes persas

Há muitos modelos de tapetes persas. Dependendo dos desenhos que você mais gosta, poderá escolher entre um ou outro. Na nossa opinião, os que mais gostamos são os seguintes:

Kashan: o seu design apresenta desenhos com cores muito interessantes. Todos eles são caracterizados por incluir um tipo de medalhão no centro e temas florais persas. Eles são uns dos mais belos e com a melhor qualidade que você encontrará.

Tipos de tapete persa

Qom: esses tapetes têm a peculiaridade dos seus desenhos, já que eles representam a natureza, cidades e fatos importantes da história. Normalmente, o seu tamanho não é muito grande, por isso eles ficarão ótimos em pequenos cantos da casa. De fato, muitos decoradores apostam em colocá-los nas paredes, pois eles são muito finos e darão um toque boho ao ambiente.

Isfahan: o design deste tipo de tapete é muito simétrico e, assim como o Kashan, ele também tem um medalhão no centro. As cores usadas para este tipo de tapete são o marfim com azul e rosa. Esta é uma combinação muito interessante.

Afshar: os tapetes Afshar têm uma ótima qualidade. Os seus padrões geométricos lhes dão um toque especial e único, sempre seguindo linhas retas. As cores utilizadas são o vermelho-claro, o caqui e o marfim.

Experimente os tapetes persas na sua decoração e seja original. Você não irá se arrepender!