Vantagens de ter um armário embutido
É provável que surjam dúvidas sobre que tipo de armário colocar no quarto e conhecer a maneira mais eficaz de guardar as roupas sem ocupar muito espaço; por esse motivo, é necessário enfatizar as vantagens de ter um armário embutido.
Ele se consolida como um móvel muito prático para qualquer espaço da casa, já que tem uma qualidade muito interessante: não ocupa espaço e passa despercebido; isto é, proporciona muito conforto e facilidades.
Normalmente, quando vamos comprar uma casa, focamos na distribuição dos quartos, nas dimensões dos espaços, mas nos esquecemos de coisas importantes como ter um armário embutido.
O que é um armário embutido?
O armário embutido é um móvel que fica localizado em um espaço da casa habilitado para isso; ou seja, está situado em uma cavidade feita na parede. Na maioria das vezes, esse pequeno espaço é feito propositalmente para colocar o armário.
Assim, ele é enquadrado na parede, oferecendo praticidade e conforto, sem ocupar espaço no cômodo e dificultando o trânsito de pessoas, e até, passando despercebido.
O que é melhor, um armário normal ou um armário embutido? Se tivéssemos que escolher, não há dúvida de que o armário embutido garante maior conforto e facilita a organização do cômodo.
Como regra geral, eles estão nos quartos, mas também podem estar no hall de entrada, e até mesmo na sala de estar, embora na última não seja usual.
– Se você quer ganhar espaço, o armário embutido é a melhor escolha. –
Tipos de armários embutidos
Os armários embutidos se integram perfeitamente à estética do quarto. Existem diferentes modelos e as dimensões variam; no entanto, em altura, todos geralmente chegam ao teto do cômodo.
- Um modelo seria aquele que é usado apenas para pendurar roupas. Geralmente não possui gavetas ou outros compartimentos superiores.
- O mais comum é aquele que tem espaço para pendurar roupas e também gavetas, além de um compartimento superior que armazena roupas, bolsas, malas etc.
- Também é muito comum o armário com separação em duas partes, tanto na área de pendurar a roupa como nas gavetas. É uma ótima ideia se o closet for compartilhado entre duas pessoas.
Em suma, ninguém gosta de desconforto e não importa como você usará o armário, simplesmente tê-lo lhe garante uma organização espacial muito útil e renova a distribuição dos móveis.
Que tipos de portas existem?
As portas são um complemento do armário; a sua importância reside na maneira como é aberta, sendo mais ou menos confortável o seu manuseio. Dessa forma, existem basicamente dois tipos de portas:
- Porta para abrir para o exterior: possui um puxador para abrir, realizando o tradicional movimento de abertura. Qual é o inconveniente? Ao seu redor não pode haver nenhum obstáculo.
- Porta de correr: este formato é muito útil e original, já que a porta é movida de um lado para o outro se você precisar abrir o armário sem invadir o espaço do cômodo. Assim, somente a parte desejada do armário é aberta.
Se tivesse que recomendar um tipo de porta, diria que a de correr pode ser mais prática, original e confortável. Você deve levar em consideração que a praticidade e o conforto devem ser os princípios fundamentais para decorar uma casa.
– É muito prático decorar com armários que não invadam o espaço do cômodo. –
O material: tipos de madeira
Geralmente, encontramos armários embutidos em madeira. Claro, pode haver variantes; no entanto, a principal recomendação é sempre escolher o melhor material e a madeira é, neste caso, o melhor recurso.
- Nogueira: essa madeira é muito resistente, ideal para fabricar móveis; tem uma cor muito atraente e não perde a tonalidade com o passar do tempo.
- Cerejeira: mais uma vez, outra madeira muito resistente e com uma cor mais clara que pode trazer um toque mais sutil ao ambiente.
- Carvalho: traz seriedade e resistência ao armário. Existem modelos diferentes, alguns com tons mais escuros e outros mais claros.
De fato, a madeira tem sido e será um material muito apropriado para a decoração da casa. De qualquer forma, atualmente temos novos tipos de materiais que simulam e substituem a madeira. Eles podem ser de melhor ou pior qualidade, então é necessário estar bem informado.