Vantagens e desvantagens do aquecimento por piso radiante

Se você está planejando ter um sistema de aquecimento por piso radiante em casa, leia o seguinte artigo. Falaremos sobre as suas vantagens e desvantagens.
Vantagens e desvantagens do aquecimento por piso radiante

Última atualização: 22 fevereiro, 2019

O aquecimento por piso radiante ainda é um sistema bastante novo em alguns lugares. Mesmo assim, ele tem sido usado há vários anos.

Como se dá o funcionamento do sistema de aquecimento por piso radiante

O seu funcionamento baseia-se em uma rede de tubulação plástica que está localizada abaixo do piso e uma camada de argamassa. A água circula através desses tubos, tanto quente quanto fria, para que o piso comece a irradiar esse calor ou frio.

Por isso, nas casas que têm esse tipo de aquecimento, é normal que façam mais calor nas áreas inferiores do que nas áreas mais elevadas. Além disso, o tipo de piso que havia anteriormente não deve ser um problema. Se for de madeira, deverá ser colocado de maneira apropriada para que não se expanda com as mudanças de temperatura.

A seguir, apresentaremos as principais vantagens e desvantagens desse sistema de aquecimento, para que você analise bem antes de colocá-lo na sua casa.

aquecimento piso radiante

 

As vantagens do aquecimento por piso radiante

Em primeiro lugar, cabe dizer que os circuitos através dos quais a água se move são muito estreitos. Dessa forma, precisará de menos energia para aquecer a água. Será suficiente que a água esteja entre 35 a 40º C, quase a metade do que os outros sistemas de aquecimento precisam.

Sendo assim, com esse sistema você poderá economizar no consumo; entre 10 a 20% do consumo normal dos outros sistemas conhecidos.

Além disso, neste caso, poderemos usar fontes de energia renováveis ​​sem problemas. Os mais comuns são a aerotermia ou a energia geotérmica. Por essa razão, é um dos sistemas de aquecimento que mais respeita o meio ambiente.

Por outro lado, nos faz ganhar um pouco de espaço, já que não precisamos colocar nenhum radiador. Não condiciona o espaço interior disponível na casa. Você também deve pensar que ele poderá ser usado em qualquer espaço da casa, especialmente nos banheiros.

Além disso, através desse sistema também é possível resfriar o ambiente. Seria uma maneira de substituir os ventiladores ou o aparelho de ar-condicionado.

Ele também poderá trazer alguns benefícios à saúde, já que não cria nenhum tipo de corrente e, portanto, não gera poeira nem propicia o aparecimento de ácaros.

Finalmente, podemos dizer que quando temos radiadores ou aparelhos similares na casa, o calor se acumula mais nessas áreas. No entanto, com o aquecimento por piso radiante, o calor será distribuído uniformemente em toda a casa.

aquecimento piso radiante

 

As desvantagens do aquecimento por piso radiante

Em primeiro lugar, devemos dizer que é um sistema bastante caro para instalar. Ele é mais caro do que os sistemas de aquecimento mais tradicionais. No entanto, podemos vê-lo como um investimento a longo prazo para ser amortizado pouco a pouco.

Em casas muito grandes o preço pode ser próximo dos 10.000 euros. Além disso, a instalação é um pouco complicada. As tarefas de manutenção também são importantes.

Além disso, não é aconselhável em casas onde não terá um uso contínuo. Isso ocorre porque a água leva muito tempo para aquecer ou esfriar. Não é como uma caldeira ou um radiador elétrico, que poderá ser ligado ou desligado dia sim, dia não. Obviamente, se tivermos uma casa pequena, levará menos tempo.

Quanto à modalidade de piso refrescante, recomenda-se apenas em locais com pouca umidade. Se não, o ambiente ou a superfície do pavimento podem condensar um pouco. Mesmo assim, pode ser uma boa ideia para controlar a temperatura da casa no verão.

Ao haver maior temperatura na área dos pés, isso poderia ser um problema sério para pessoas que têm problemas de circulação nas pernas, embora não se sabe ainda até que ponto.

Uma desvantagem final é que, se houver um problema, você provavelmente terá que levantar todo o piso desse cômodo.

Esperamos que essas ideias o tenham ajudado a decidir se quer ou não o aquecimento por piso radiante em casa. Primeiramente, pense que é um sistema que respeita muito o meio ambiente, algo que não pode ser dito de todos os outros sistemas.

Por outro lado, poderá trazer benefícios para a sua saúde. Além disso, você poderá andar descalço em casa, o que dará uma maior sensação de conforto e comodidade.

E, apesar de a sua instalação parecer muito cara e/ou difícil, lembre-se que existem técnicos especializados nisso, assim como serviços de manutenção.