Você sabe como escolher as suas cortinas?

4 de junho de 2019
Vamos escolher as cortinas: modelos, tecidos, instalação... tudo para que você tenha exatamente o que a sua casa precisa.

Na hora de escolher as suas cortinas surgem as dúvidas. Os tecidos, o tipo, a montagem e, ainda por cima, a sua indecisão. Por isso, nós o ajudaremos contando tudo sobre materiais, medidas e as opções que você pode ter. Que se abram as cortinas!

A primeira decisão: persianas ou cortinas

Para decidir se você prefere persianas ou cortinas, não terá que levar em consideração somente a decoração, mas também o tipo de janela da casa. As cortinas do teto ao chão sempre são mais elegantes, enquanto as persianas dão um ar mais descontraído e casual.

Persianas

A primeira decisão: persianas ou cortinas

Se você tem uma janela pequena ou irregular, então esta é a solução perfeita. O mesmo vale caso você tenha um corredor; você pode colocar várias persianas ao invés de uma grande para que seja mais prático e mais conveniente na hora de abri-las ou de fechá-las.

Existem vários modelos, desde as persianas rolô, que são aquelas que não possuem hastes e que são fáceis de lavar e muito leves; até as persianas do tipo screen, rígidas e sem barra para ambientes mais modernos.

As persianas também podem ser combinadas com outras persianas para vestir melhor as janelas quando as medidas são escassas, ou com uma cortina comprida que chegue até o chão para espaços muito boêmios.

Cortinas

As cortinas se adaptam a quase qualquer tipo de janela

As cortinas se adaptam a quase qualquer tipo de janela e estilo decorativo. Embora você possa colocá-las a meia altura, o ideal é que elas cheguem até o chão para criar um efeito mais elegante. A partir disso, você precisa decidir o tipo de tecido e de instalação que você prefere, pois tudo dependerá das suas necessidades e hábitos.

Tipos de instalação para cortinas

Tipos de instalação para cortinas

A vantagem é que agora já podemos comprar cortinas confeccionadas com tamanhos padrão que se ajustam a praticamente qualquer medida, e a única coisa que precisamos alterar é o comprimento. Mas até para isso já facilitaram a nossa vida, pois há fitas adesivas para que nem mesmo tenhamos que costurar.

Ao instalá-las, você poderá colocar um varão e escolher o seu material: alumínio, latão, madeira, etc., bem como os anéis ou ilhoses. Essa é a opção mais simples e moderna, além disso, se você costuma abrir e fechar as cortinas frequentemente, também é a mais prática.

Outra opção são os trilhos, que podem ficar escondidos atrás de uma galeria ou moldura, dando uma impressão de maior amplitude ao cômodo. Para dar um toque extra e fazer com que ele pareça ainda maior, coloque-as de uma parede a outra e utilize cortinas duplas. Fica muito chique.

Tipos de tecido para cortinas

Tipos de tecido para cortinas

Cortinas / anniesloan.com

  • Linho: trata-se de um acabamento natural e é altamente recomendado para espaços que buscam um ar rústico. Pode ter diferentes tramas e fios mais finos ou mais grossos, dependendo da sua preferência. O de fios finos e de trama fechada é o mais clássico, enquanto o de fios grossos e abertos é mais boho.
  • Seda: é o tecido mais elegante para fazer as suas cortinas. Tem um ótimo caimento e a sua suavidade cria ambientes cheios de sutileza e romantismo. Porém, a seda é um tecido muito delicado, então você deverá ter cuidado para que ela não desbote com os raios solares.
  • Algodão: um clássico que aposta na durabilidade e no caimento leve e vaporoso. Também há variações dependendo da trama e do efeito que você queira alcançar.

As medidas necessárias para uma cortina

As medidas necessárias para uma cortina

Obviamente, isso dependerá do tamanho da janela, mas existe uma regra pela qual você pode se guiar. Meça a largura da janela e multiplique por 2,5. De fato, você também precisa saber a largura do seu tecido para calcular quanto irá utilizar. Dessa maneira, divida esta quantidade pela largura do seu tecido e assim saberá de quantidade de pano que você precisará.

Quanto ao comprimento, meça a altura da sua janela e aumente 50 cm para a barra e 20 cm para que arraste (isso é uma grande tendência atualmente). Assim, se você multiplicar o resultado da largura pelo comprimento, saberá o total de medidas que usará.

Algumas dicas para que você acerte na escolha das suas cortinas

Algumas dicas para que você acerte nas suas escolhas

Cortinas salmão / proyectos.habitissimo.com.ar

  • Lave o tecido antes, pois sempre encolhe um pouco.
  • Coloque cortina dupla ou cortina e persiana, deixando a cortina mais grossa e escura para o lado de fora, a fim de que ela possa lhe proteger do sol e dar mais privacidade.
  • Escolha cores neutras em, pelo menos, uma delas, para não sobrecarregar o ambiente.

Você viu como a decisão não foi tão difícil? Certamente você já tem uma ideia muita clara de como quer as cortinas da sua casa.