Estes são alguns dos tipos de bancada que existem

Mostraremos alguns dos tipos de bancada que existem para que você conheça os prós e os contras de cada um e, assim decidir qual deles atende às suas necessidades.
Estes são alguns dos tipos de bancada que existem

Última atualização: 10 junho, 2020

Se há um lugar dentro das casas que merece toda a nossa atenção, é a cozinha. Nela todos os membros da família se reúnem, são preparadas ótimas refeições e há muitas conversas interessantes. Por isso, hoje mostraremos todos os tipos de bancada que existem, para que você possa escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Esta é a bancada dos seus sonhos

Você quer uma cozinha nova? Além dos móveis, da distribuição e dos eletrodomésticos, geralmente prestamos atenção ao espaço de armazenamento, à iluminação e que a nossa cozinha tenha as dimensões corretas para nos movermos confortavelmente dentro dela.

Mas há mais uma coisa que recomendamos que você leve em consideração: a bancada, a superfície na qual você preparará os alimentos e que dará um certo acabamento à sua cozinha. 

Alguns tipos de bancada são mais delicados do que outros. Existem bancadas mais rústicas ou capazes de destacar o seu estilo pessoal. Você quer conhecê-las melhor? Então, leia este artigo.

Tipos de bancada: de madeira

Estes são alguns dos tipos de bancada que existem

Um dos nossos materiais favoritos é a madeira; não apenas pela sua beleza, mas também pela sua versatilidade. No entanto, devemos ter em mente que ela precisa de muito cuidado e manutenção. 

Alguns dos seus pontos fracos giram em torno dos problemas que podem surgir com a umidade, ou o fato de que qualquer pancada pode danificá-la facilmente. Portanto, é necessário escovar, lixar e envernizar com certa periodicidade, pois com o passar do tempo, as manchas de líquidos podem penetrar e deteriorar a bancada.

Bancadas de pedra natural

Estes são alguns dos tipos de bancada que existem

A bancada de granito é um dos tipos mais utilizados. São ideais para casas com crianças devido à sua rigidez e resistência ao calor, ácidos e choques. Existem outras opções em pedra, como o mármore, embora ele exija mais cuidados.

Em geral, se formos falar sobre as desvantagens das bancadas de pedra, poderíamos mencionar a sua porosidade, que faz com  que a sujeira penetre e seja difícil de remover, principalmente as manchas de gordura.

Tipos de bancada: aço inoxidável

Estes são alguns dos tipos de bancada que existem

Bancada de aço inoxidável / mipanelinox.com

Se você está procurando a bancada mais durável, é disso que você precisa. O aço inoxidável é eterno, pois é impermeável diante da umidade, possui alta rigidez contra batidas e é totalmente resistente a altas temperaturas. Alguns dos pontos fortes são a possibilidade de cobrir grandes superfícies sem emendas e criar uma continuidade com as pias.

Cuidado com os acabamentos polidos, pois os arranhões serão inevitáveis. O aço inoxidável dá à nossa cozinha um certo ar industrial ideal para os mais modernos.

Uma das considerações a ter em mente quanto a esse tipo de bancada é o seu preço. Ele é bastante elevado porque requer mão de obra especializada.

Bancadas de materiais sintéticos

Materiais sintéticos

Este é um dos tipos mais comuns de bancada. Os materiais são muito mais baratos porque são feitos de aglomerado de madeira e uma camada superior que permite dar o acabamento desejado. Pode imitar pedra, aço, madeira, etc.

Se você escolher uma bancada feita de materiais sintéticos, a sua manutenção será muito fácil. Elas são resistentes ao calor, arranhões e choques. Mas também há desvantagens, como o fato de que a água pode afetá-las e de que elas se deterioram com mais facilidade do que os outros tipos. Elas são ideais para os orçamentos pequenos, mas a longo prazo, você precisará trocá-la antes de qualquer uma das anteriores. 

Como você pode ver, existem vários tipos de bancada que podem se adaptar ao seu orçamento e necessidades; basta conhecer as vantagens e desvantagens e a aparência que você quer dar à sua cozinha antes de tomar uma decisão.