Facas japonesas: as melhores opções para a cozinha

· 5 de janeiro de 2019
Conheça as principais características das facas japonesas e escolha as mais adequadas para a sua cozinha.

As facas são utensílios essenciais nas cozinhas de todos as casas. Porém, é necessário ter em mente a sua qualidade e comodidade no momento de cozinhar. Por isso, neste artigo, vamos mencionar as principais características das facas japonesas. Elas são reconhecidas mundialmente por serem as melhores facas para cozinhar devido à sua fabricação meticulosa e à boa qualidade dos materiais.

Esses objetos podem ser uma ótima alternativa ao escolher facas para a sua cozinha. Por isso, a seguir, vamos mostrar as suas principais características, que tipos de facas estão disponíveis no mercado e qual é a melhor na hora de escolher.

Facas japonesas: a melhor escolha

As facas japonesas se destacam pela sua excelente qualidade devido à forma como são fabricadas e aos materiais utilizados. Entre eles se destaca o aço japonês, sendo o protagonista e o responsável pela alta qualidade das facas. Por esse motivo, as técnicas, os acabamentos, os formatos e a combinação dos materiais serão fundamentais.

Facas japonesas

Características principais

No mercado, é possível encontrar uma grande variedade de marcas de facas japonesas: com diferentes modelos, formatos, tamanhos e materiais. Se você está pensando em adquirir facas japonesas para a cozinha da sua casa, você deverá considerar essas dicas no momento da compra.

  • Elas se destacam por terem fio apenas de um lado da lâmina. Isso permite um corte perfeito e limpo dos alimentos a serem manipulados.
  • As diferentes lâminas das facas determinam o alimento a ser cortado. Assim, existem lâminas mais largas, mais longas ou mais curtas. Cada uma delas tem um modelo específico para ser usado ao cortar os diferentes alimentos.
  • São resistentes e, portanto, de longa durabilidade.
  • Possuem materiais de excelente qualidade e com uma bela combinação entre eles.

Ao comprar facas japonesas para a sua cozinha, você deverá levar em consideração a relação custo-benefício. Assim, pesquise e analise todos os detalhes das facas, bem como se elas respondem às suas necessidades. Geralmente, esse tipo de faca é adquirido pelos fãs da arte culinária ou até mesmo por chefs profissionais.

Diferentes modelos, diferentes alimentos

 Facas japonesas

Assim como mencionamos anteriormente, existem diferentes modelos de facas japonesas. Cada uma delas é projetada especificamente para cortar um determinado alimento. Embora exista uma grande variedade de modelos, mostraremos 3 deles, que você poderá comprar para ter o seu conjunto de utensílios completo.

Deba

A faca chamada Deba tem uma lâmina grossa, forte e pesada. É exclusivamente projetada para manipular peixes. Então, se você prepara peixe em casa com frequência, esta faca será um elemento básico e fundamental na sua cozinha.

Usuba

Por outro lado, a Usuba é uma faca japonesa excelente para cortar e triturar legumes. Usuba significa “folha fina”, por isso ela facilita triturar todos os tipos de legumes e verduras.

Facas japonesas

Santoku

A Santoku é um tipo de faca projetada para cortar todos os tipos de alimentos, com uma lâmina longa e larga. Com este modelo, você poderá cortar carnes vermelhas, peixes e legumes. Este modelo de faca japonesa será ideal se você não quiser ter tantas facas e deseja economizar espaço na sua cozinha.

Assim, você poderá escolher o modelo que mais gostar e que deseja ter em casa para cozinhar refeições deliciosas. Para isso, leve em consideração o fio, o cabo, os materiais, onde irá guardá-las e como cuidar delas.

Cuidados e armazenamento

Tendo em vista que as facas japonesas não são baratas, elas são itens que devem ter cuidados e armazenamento especiais. Dessa forma, você evitará que elas sejam danificadas com o passar do tempo. Então, você deve lavá-las e secá-las cuidadosamente depois de usá-las. Você também poderá usar um porta-facas especial para organizá-las na cozinha da sua casa. Dessa forma, elas ficarão protegidas, além de terem o seu compartimento de armazenamento especial. Além disso, você deve afiá-las periodicamente da forma apropriada. Você pode verificar no momento da compra a indicação de um amolador especial para este tipo de faca.

Como você pode ver, as facas japonesas são utensílios fundamentais na cozinha da sua casa ou do seu trabalho, caso você seja um chef profissional. Estas facas são de excelente qualidade e muito práticas para cortar todos os tipos de alimentos. Então, escolha o modelo que você mais gostar ou o que você precisar e cozinhe com conforto. Mãos à obra!