Quais são os erros que você comete ao projetar uma cozinha?

1 de abril de 2020
Saiba quais são os erros que você comete ao projetar a sua cozinha, para evitá-los ao realizar obras e reformas.

Você sabe quais são os erros mais comuns ao projetar uma cozinha? Às vezes cometemos alguns sem perceber. Esse espaço é cada vez mais valorizado, portanto, além de ser prático, deve ser esteticamente atraente.

Para conseguir uma cozinha perfeita, você deve, em primeiro lugar, aproveitar todo o espaço disponível, sem esquecer as áreas de canto ou as que são mais altas. Muitas vezes, o problema é que não damos a essas áreas a importância que merecem.

A seguir, deixaremos uma lista dos erros mais comuns ao projetar e construir cozinhas.

Distribuição mal planejada

Em primeiro lugar, enfatizamos a importância de uma boa distribuição de todos os móveis e eletrodomésticos. Para isso, entre outras coisas, é necessário levar em consideração a localização de tomadas e das saídas de água. Elas determinarão onde colocaremos todo o restante.

Você deve ser realista, se não couber uma ilha, não a coloque. Se não, você só irá obstruir a circulação na cozinha.

Outra falha que é muito comum é ignorar o sentido em que portas e janelas se abrem. Portanto, se não tomar cuidado haverá momentos em que você não poderá abrir a porta de um armário, da geladeira ou da cozinha.

Também há casos em que vemos uma janela que não pode ser aberta por bater na torneira da pia ou em geladeiras/lavadoras que são maiores do que o espaço deixados para ela.

Erros ao projetar a sua cozinha

Portanto, você deve se preocupar com uma distribuição prática e funcional. Pense que é importante que, pelo menos, duas ou três pessoas possam circular no espaço confortavelmente.

Não se esqueça de que a porta de acesso ocupa espaço quando aberta (aproximadamente 1 m²). Se a sua cozinha é muito pequena, vale a pena escolher uma porta de correr. Dessa forma, você ganhará algum espaço.

Por fim, deixe espaço livre nas bancadas, pois terão muito uso e você quer estar confortável.

Projetar uma cozinha: o triângulo de trabalho

Desenvolvendo um pouco mais a seção anterior, queremos falar sobre o triângulo de trabalho, que é fundamental nas cozinhas.

O triângulo de trabalho é um triângulo imaginário que une a geladeira, a torneira e a zona de cocção.

O importante é colocar os elementos nas distâncias adequadas. Entre cada um dos pontos deve haver um mínimo de 1,2 m e um máximo de 3 m. O triângulo na sua totalidade não pode medir mais de 8 metros.

Além disso, você tem que colocar algum espaço de preparação entre essas áreas, formando um total de 3.

Erros ao projetar a sua cozinha

Importância do espaço de armazenamento na hora de projetar uma cozinha

Não nos cansamos de repetir: os espaços de armazenamento são fundamentais. Uma boa opção são os móveis multifuncionais.

Você pode optar por colocar prateleiras nas áreas superiores para utensílios que você não usa com tanta frequência e deixar as áreas inferiores para o uso diário.

Por outro lado, não esqueça as áreas de canto. Para eles, você pode encomendar um móvel sob medida, também para armazenamento.

Prateleiras, estante, armários…, todas as opções são muito boas, sempre de acordo com o espaço disponível em sua cozinha.

De forma complementar, você poderá usar caixas, potes de vidro para massas e legumes, bandejas para separar talheres, ganchos para toalhas e panos. Em suma, para todas as ferramentas menores que usamos com mais frequência. Nas lojas você encontrará várias opções.

Você não imagina quantas vezes vemos uma cozinha quase sem armários e com tudo espalhado pelas gavetas. Não medimos o espaço com precisão e depois de termos colocado todos os móveis, pensamos que talvez coubessem mais alguns para guardar todas as coisas.

erros ao projetar a sua cozinha

Má iluminação e ventilação

Na verdade, isso pode se aplicar a qualquer área da casa, embora neste caso falemos sobre as cozinhas. Afinal, as cozinhas ainda são áreas de trabalho que devem estar em boas condições.

Primeiro de tudo, você deve tentar melhorar a luz natural. Quando, por qualquer motivo, isso não for possível, tentaremos a luz artificial. Seria ideal conseguir lâmpadas cuja luz pode ser ajustada ao seu gosto. Assim, você poderá criar zonas de trabalho ou ambientes diferentes, dependendo das tarefas que estão sendo executadas.

Quanto à ventilação, é fundamental. Vapores e maus cheiros podem se espalhar por toda a casa. Se, infelizmente, não há janelas em sua cozinha, compre um bom exaustor. Você não pode imaginar a importância de escolher um bom sistema de extração.

Agora que você já conhece os principais erros cometidos ao projetar uma cozinha, poderá projetar a sua sem nenhum problema. Assim, poderá aproveitar ao máximo e sem nenhum tipo de obstáculo.