As portas e os seus diferentes sistemas de abertura
O que você sabe sobre os diferentes sistemas de abertura das portas? Muito, pouco, nada… Não se preocupe, porque o orientaremos para que você possa fazer uma boa escolha.
Fundamentalmente, as portas podem ser abertas de duas maneiras: girando em torno de um eixo vertical ou deslizando, geralmente em um plano horizontal.
É a partir desses dois sistemas básicos que o restante dos métodos é derivado. Assim, temos uma ampla oferta no mercado: portas de batente, de duas folhas, de correr, vai e vem e, em menor grau, as portas pivotantes e sanfonadas.
Diferentes tipos de porta de acordo com o sistema de abertura
Vejamos as principais características dessas portas, para que você possa escolher aquelas que melhor se adaptem à sua casa.
Portas de batente: as mais comuns
Estante / pinterest.es
São aquelas que giram com uma abertura de 90°. Elas são as mais comuns e as que isolam melhor, tanto em termos de temperatura quanto de ruído. A sua principal desvantagem é que elas exigem um espaço de cerca de 72 cm.
Do ponto de vista decorativo, há uma maior variedade delas, pois, como são a opção mais comum nas casas, os fabricantes oferecem um amplo leque de propostas em todos os tipos de estilos e designs.
Portas de duas folhas: para espaços grandes
Os modelos de duas folhas, que geralmente medem 117 cm, proporcionam uma sensação de amplitude e dão um certo ar solene e elegante para a casa.
Elas são usadas principalmente para dar acesso à sala, mas apenas para aquelas que tenham mais de 20 m2, já que, em um espaço pequeno, o seu tamanho causaria desequilíbrio.
Portas de correr: estéticas e muito práticas
Porta de correr / archiproducts.com
A principal vantagem das portas de correr é que, por não terem a necessidade de girar, elas otimizam o espaço ao máximo, de modo que são muito indicadas para espaços com dimensões reduzidas.
Elas são usadas com bastante frequência para comunicar ambientes intimamente ligados, como a cozinha e a sala de jantar ou o quarto e o closet…
Elas têm a vantagem de que, ao abri-las ou fechá-las, conseguimos unir ou separar espaços, além de dar um toque funcional e dinâmico para a casa. Existem três sistemas de instalação para este tipo de porta. Vejamos quais são eles:
Com trilho aparente
Este sistema precisa apenas de uma estrutura e um trilho para deslizar ao longo da parede. A porta não fica oculta e desliza paralela à parede.
É barata e fácil de consertar, mas um aspecto bastante negativo é que ela não permite o uso da parede na qual a porta desliza. Isso determinará a sua instalação.
Porta de correr embutida
Neste sistema, a porta fica oculta por uma divisória dupla de gesso cartonado ou tijolo. A obra com placas de gesso é mais simples, porém menos sólida, enquanto a obra com tijolos tem a desvantagem de que os seus reparos são mais caros.
Porta de correr com moldura
Portas de correr de metal / pinterest.es
Consiste em uma estrutura metálica escondida na parede que abriga a porta quando ela está aberta. É fácil de instalar e rouba menos espaço do que uma divisória normal.
Portas vai e vem: em constante movimento
São aquelas que têm dobradiças articuladas que permitem que se abram tanto para dentro quanto para fora. Elas são muito práticas para locais com muito trânsito de pessoas, sendo usadas principalmente em cozinhas.
Para evitar pequenos acidentes, é aconselhável que elas tenham uma escotilha, permitindo assim que possamos ver se alguém está vindo na direção oposta.
Existem modelos de uma folha, de duas e uma versão de folha ou folhas pequenas, tipo saloon do Velho Oeste. Escolha a mais conveniente e de que você mais gosta.
Pivotantes: o giro perfeito
São aquelas que giram 180° sobre um eixo vertical, de modo que, quando abertas, geram corredores ou caminhos diferentes, dependendo do ângulo de abertura.
Elas não são muito comuns e são usadas principalmente pelo seu grande potencial decorativo. Elas ocupam muito espaço, portanto, o seu uso é restrito a casas e cômodos muito espaçosos.
Portas sanfonadas: um sistema simples
Elas têm várias folhas que se dobram e se acumulam em um dos lados, como se fossem uma sanfona, usando um sistema simples de dobradiças e trilhos.
A sua instalação é recomendada para cômodos que não tenham espaço suficiente para a abertura de uma porta de batente, porque ela bateria nos móveis ou na parede.
Abertas, elas ocupam pouco espaço, mas fechadas, não isolam muito bem o ruído. Elas também têm um ponto negativo: o fato de que não são muito atraentes esteticamente.
Depois do que você leu, você já sabe que tipo de porta se encaixaria melhor nos diferentes cômodos da sua casa?