Azulejos de aço inoxidável: inovação e vanguarda
Os materiais mais resistentes são aqueles que garantem durabilidade, conforto e consistência. Como regra geral, procuramos o melhor para a casa e, graças à tecnologia, temos as melhores soluções do mercado. Por isso, hoje vamos conhecer os azulejos de aço inoxidável.
O estilo que predomina nos espaços deve se basear, fundamentalmente, no gosto pessoal de cada um, de forma que os novos processos técnicos possam ser úteis e interessantes. Tudo é questão de descobrir o que é realmente funcional e vistoso.
Os revestimentos que utilizamos nos interiores devem oferecer as melhores qualidades. Normalmente, encontramos a cerâmica e a pedra como principais recursos dispostos em paredes e pisos, porém, hoje temos outras possibilidades que podem ser muito interessantes.
Características do aço inoxidável
Se tivermos que destacar uma das qualidades mais importantes do aço inoxidável é a sua capacidade de resistir à corrosão. Por esse motivo, torna-se um recurso elementar para incluir nos interiores, mesmo que haja umidade.
Os metais que o constituem geram uma camada passivadora que evita qualquer tipo de problema. Obviamente, será resistente contra os fatores naturais do interior da casa, mas não estará isento de sofrer danos através de agentes como o ácido.
Apesar de sua resistência, os impactos devem ser evitados. Embora também se caracterize por ser firme e resistente, não deve ser testado de forma abusiva.
Um produto adequado para aplicação caseira.
Azulejos de aço inoxidável: usos dentro de casa
Como esse material pode ser utilizado em casa? Normalmente, é mais encontrado nos utensílios de cozinha e eletrodomésticos, mas também tem outras aplicações, até mesmo em infraestruturas. Vejamos alguns exemplos:
- Os dois cômodos onde faz mais sentido são a cozinha e o banheiro. Lembre-se de que, dependendo da aparência, pode ser um pouco chamativo em locais como a sala, o corredor, o hall de entrada ou o quarto. Entretanto, se a estética for bem trabalhada, é possível criar combinações muito coerentes.
- Um dos formatos mais comuns são os azulejos retangulares, dispostos em fileiras e colocados na parede. Eles não precisam ocupar um espaço inteiro. Na verdade, ficam melhor se forem colocados apenas em uma parede, como a do balcão e da pia, pois é fácil de limpar.
- Outro dos designs mais curiosos são aqueles que apresentam uma aparência geométrica em forma de hexágonos ou octógonos. Assim, se constrói uma estrutura equilibrada e dinâmica onde cada peça se encaixa perfeitamente e produz uma sensação de sustentabilidade e beleza estética.
- Já o sistema de tabuleiro de damas ou xadrez é muito recorrente no mundo da decoração de interiores e, neste caso, torna-se uma boa aposta. Na parede é formado um sistema ortogonal que pode ajudar a gerar ordem e harmonia, critérios básicos para que o ambiente adquira um toque sofisticado.
Contribuição cromática para interiores
Geralmente, os azulejos de aço inoxidável terão um tom prateado ou cromado. Este material se apresenta da forma como é originalmente e, portanto, mostra naturalismo, simplicidade e distinção. Além disso, transmite um toque sofisticado, elegante e moderno.
É considerado a oposição aos materiais e recursos tradicionais, por isso está do lado oposto da madeira ou da pedra. Também pode ser encontrado em tons dourados ou bronze. Nesses casos, fica muito mais chamativo.
A variedade é reduzida, mas muito interessante.
Em quais estilos pode ser utilizado?
Este material pode ser utilizado em diversos estilos. Em primeiro lugar, devemos ter em conta que estamos abandonando os materiais clássicos, de forma que a sua aplicação no lar nos transporta para um ambiente modernista e contemporâneo.
No final das contas, ainda é um componente de vanguarda, típico dos séculos XX e XXI, por isso faz muito sentido em estilos como o luxury, minimalista, futurista ou industrial. Em outras palavras, os designs mais modernos.
Em última análise, os azulejos de aço inoxidável oferecem benefícios de todos os tipos, seja em termos de estética ou durabilidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Montes de Oca, Irina; Risco, Lucía: Apuntes de diseño de interiores, Lima, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, 2016.