Brinque com os espelhos para personalizar a sua casa

5 de outubro de 2019
Os espelhos oferecem ótimas soluções decorativas para cobrir as paredes, além de também serem um recurso interessante para transformar a atmosfera de um cômodo, proporcionando uma nova perspectiva.

Alguma vez você já se perguntou como brincar com os espelhos para personalizar a sua casa? Não se preocupe! Daremos algumas ideias para que você se torne um verdadeiro especialista.

Os espelhos, além de decorar, também trazem uma sensação de amplitude e luminosidade para os espaços. A chave para alcançar o efeito desejado é colocá-los no lugar certo.

Brinque com os espelhos e personalize a sua casa

Os espelhos também são usados para dar mais luminosidade aos interiores

Os espelhos podem ser integrados em qualquer estilo decorativo e nunca saem de moda. No entanto, é necessário usá-los com cuidado. O uso inadequado pode arruinar um espaço.

Com os espelhos, é possível multiplicar a luz de um cômodo, fazer com que ele pareça maior ou simplesmente embelezá-lo. Eles são verdadeiros magos do espaço.

Os espelhos também podem servir para objetivos práticos como, por exemplo, esconder alguns defeitos das paredes, rachaduras, buracos, manchas…

Um bom reflexo

A posição em que o espelho é colocado também cria diferentes efeitos visuais

Através dos espelhos, é possível replicar um canto ou o detalhe de maior destaque de um espaço: uma coleção, um quadro, um vaso… reforçando assim o estilo do cômodo e oferecendo uma outra perspectiva dos objetos.

Antes de dispor o espelho, é muito importante ter certeza sobre o que você quer refletir. Devemos garantir que o elemento que será duplicado tenha algum interesse decorativo. Seria um erro colocar um espelho em frente a uma parede sem decoração, pois isso causaria uma sensação de vazio.

É muito importante determinar o local, o tamanho e a posição do espelho para obter o efeito desejado. Se mais de um deles for utilizado em um mesmo cômodo, é importante que eles sejam do mesmo tamanho e formato.

Misturar espelhos grandes e pequenos pode causar uma sensação de desordem. Também não é aconselhável cobrir mais de duas paredes de um mesmo cômodo com espelhos, uma vez que o espaço poderia ficar sobrecarregado.

Como ampliar o espaço com espelhos para personalizar a sua casa

Como ampliar o espaço com espelhos para personalizar a sua casa

Se um espelho for instalado de tal forma que ele cubra uma parede inteira, a dimensão aparente do cômodo será aumentada. Este recurso é especialmente adequado para espaços pequenos.

Para que o resultado seja o mais eficiente possível, é importante que o espelho não tenha uma moldura e se adapte perfeitamente às medidas da parede. Outra possibilidade é dispor dois espelhos formando um ângulo, o que produz a sensação de que o espaço está duplicado.

Na sala de estar, colocar um espelho acima do sofá oferece uma perspectiva muito mais ampla do cômodo. Além disso, se a parte superior estiver levemente inclinada, todos os elementos refletidos se tornarão parte da nova perspectiva.

As portas dos armários decoradas com espelhos ampliam o cômodo visualmente e, com a luz natural refletida nelas, o cômodo ganhará claridade.

Se colocarmos um espelho em uma parede em frente a uma porta, de tal forma que quando ela for aberta o cômodo adjacente seja refletido, será possível aumentar a sensação de profundidade.

Horizontal ou vertical?

Um bom reflexo

A posição em que o espelho é colocado também cria diferentes efeitos visuais. Se for fixado de forma vertical – cobrindo a porta de um cômodo, por exemplo – o espaço parecerá mais alto. Por outro lado, se for colocado na horizontal, em um corredor, por exemplo, ele parecerá mais comprido.

Como ganhar luminosidade com espelhos e personalizar a sua casa

Brinque com os espelhos e personalize a sua casa

Os espelhos também são usados ​​para dar mais luminosidade aos interiores. Assim, um quarto escuro pode ganhar claridade se for estrategicamente revestido com espelhos.

Se um espelho for instalado em uma parede, formando um ângulo reto com uma janela, além de parecer que o tamanho do cômodo foi duplicado, a luz também será multiplicada, o que traz frescor e vitalidade ao espaço.

Também é possível ganhar claridade colocando luminárias em direção a um espelho pendurado na parede de um hall de entrada ou corredor escuro. Dessa forma, além de mais luminosidade, também será obtido um efeito de maior elegância nestas áreas de passagem.

A luz também se expande se as quatro faces de um pilar localizado no meio de um cômodo estiverem cobertas por espelhos. Se este sistema for usado, também é possível esconder o pilar e torná-lo ‘invisível’.

Você já deve ter percebido que os espelhos não existem apenas para nos vermos refletidos; por isso, lhe damos um conselho: brinque com eles para personalizar a sua casa e, assim, tirar o seu máximo proveito.