Logo image
Logo image

Cadeiras de design, você as conhece pelo nome?

3 minutos
Esses são os modelos icônicos de cadeiras de design capazes de embelezar qualquer espaço. Conheça-as pelo nome.
Cadeiras de design, você as conhece pelo nome?
Última atualização: 21 março, 2021

Os amantes da decoração encontraram um objeto que consegue transformar suas casas em lugares cheios de estilo: as cadeiras de design. Existem verdadeiras obras-primas que vieram para ficar; mestres do design que colocaram toda a sua criatividade em peças que se tornaram ícones e que se mantêm atuais ao longo dos anos. Estas são apenas algumas das cadeiras de design que foram muito imitadas. Embora os anos passem, elas permanecem na nossa lista de desejos.

Cadeiras de design com nome próprio

Cadeira Tolix

Foi projetada em 1924 por Xavier Pauchard. Sem dúvida, é uma das mais populares e com certeza você já a viu decorando casas e restaurantes. É empilhável e seu design robusto chama a atenção. É feita de aço galvanizado e faz parte da coleção de design do Centre Pompidou de Paris.

Some figure
Cadeira Tolix / mesamesas.es

Cadeira Eames DSW

Esta cadeira foi criada em 1950 pelos americanos Charles e Ray Eames. Eles fizeram isso para o concurso ‘Low cost Furniture Design’ organizado pelo MoMA em Nova York. Curiosamente, foi a primeira cadeira de plástico a ser fabricada industrialmente. Foi comercializada pela Herman Miller. É simples, confortável e faz com que qualquer espaço tenha um toque de modernidade.

Cadeira Lilla Åland

Foi projetada em 1942 por Carl Mamsten e fabricada pela Stolab, o auge do design de móveis sueco, e se você é um amante do estilo nórdico, esta é uma das peças-chave para dar a qualquer espaço a sua essência. De madeira, claro, e com linhas simples e cheias de calor.

Cadeira Thonet

Em 1904, August Thonet projetou esta cadeira, que também é conhecida como cadeira bistrô, cadeira vienense de café ou cadeira nº14. Esta foi a primeira peça de mobília a ser fabricada industrialmente e foi feita com seis peças de madeira curvada no vapor, dez parafusos e duas porcas. Gostamos dela pela sua simplicidade e praticidade.

Cadeira Tulipa

Em 1955, o finlandês Eero Saarinen a criou para a Knoll. Foi fabricada com assento de fibra de vidro e linhas futuristas. Ela se tornou um dos ícones mais desejados dos anos 60 devido à sua aparição em Star Trek. Você se lembra? Ela apareceu como parte da decoração da nave espacial.

Cadeira Barcelona

 Mies Van der Rohe, conhecido por ser o diretor da Bahuhaus, projetou-a em 1929 para o pavilhão alemão da exposição universal que se realizou naquele ano. Esta poltrona é uma das mais elegantes que se conhece e é inspirada na cadeira curul dos magistrados romanos.

Cadeira Louis Ghost

Phillip Stark é o arquiteto desta cadeira feita de uma única peça de policarbonato. Na verdade, é a reinvenção moderna do design barroco da cadeira Luís XVI. O seu nome vem da a aparência fantasmagórica que a transparência lhe dá.

The Elbow Chair

Some figure
Elbow Chair / madera21.cl

É um dos modelos mais populares dos últimos tempos. Criada pelo dinamarquês Hans J. Wegner, conhecido como o rei das cadeiras, já que criou mais de 500 cadeiras de design. Foi criada para a empresa dinamarquesa Carl Hansen & Son. É feita de madeira com um desenho curvo, simples e cheio de charme.

Cadeira ou poltrona Swan

Arne Jacobsen, um arquiteto dinamarquês, criou este modelo em 1958. Esta cadeira de design é inspirada na figura de um cisne (daí seu nome, swan, cisne em inglês). Fazia parte do lobby do SAS Royal Hotel em Copenhagen.

Cadeira Panton

Já que estamos falando de designers dinamarqueses, não podemos esquecer a cadeira criada por Verner Panton. Fabricada em 1967 pela Vitra. Foi a primeira cadeira de plástico feita em apenas uma peça. É flexível e extremamente confortável, o que a torna uma das favoritas dos amantes da decoração.

Cadeira Butterfly, ou BFK

Por fim, escolhemos uma representante espanhola, idealizada pelo barcelonense Antoni Bonet i Castellana em 1938. A sua forma nos lembra uma borboleta e foi desenhada em ferro e couro inspirada nas tripolinas utilizadas pelo exército inglês.

Qualquer uma dessas cadeiras tem as suas réplicas no mercado atualmente. A sua mera presença transforma um ambiente em verdadeiros espaços de design e personalidade. Qual é a que você mais gosta?