Como lavar os tapetes da casa sem danificá-los

· 7 de janeiro de 2019
Para conseguir um espaço de conforto e bem-estar, é necessário que exista uma higiene adequada em casa; por isso, é indispensável que os tapetes sejam mantidos limpos e brilhantes.

O tapete é um recurso decorativo que pode se deteriorar com o passar do tempo. Além disso, ele acumula muita sujeira dos sapatos e a própria poeira do ambiente; por isso, é importante limpá-los com frequência. Vamos lhe mostrar algumas maneiras de lavar os tapetes da casa sem danificá-los.

Se mantivermos os tapetes limpos, estaremos fazendo um ótimo trabalho dentro de casa, pois a sua textura absorve muita sujeira, tem ácaros, é um dos primeiros lugares onde aparecem as manchas e onde os alimentos caem.

Portanto, a limpeza correta e a sua manutenção habitual vão permitir que você tenha tapetes perfeitos; essa é a melhor maneira de mostrar todo o seu esplendor e cor, principalmente se eles forem do estilo persa.

Com que frequência lavar os tapetes da casa?

Se você perguntar sobre qual deve ser o tempo entre uma lavagem e outra, provavelmente não existirá uma resposta exata. Embora seja verdade que é necessário ter o hábito da limpeza, não é necessário lavá-los completamente de forma habitual.

lavar os tapetes

Lavar profundamente cada um deles duas vezes ao ano é mais do que suficiente; porém, contanto que uma limpeza regular seja feita na casa, o que implica passar o aspirador nos tapetes toda semana.

Outro hábito para levar em consideração é recolher tudo o que cair sobre eles. Muitas vezes, quando comemos, derrubamos migalhas, líquidos, alimentos, etc. Isso gera um acúmulo de detritos e até mesmo de manchas no próprio tapete.

– O tapete decora e ajuda a ter um piso mais confortável; ele merece cuidados especiais. –

Passo 1: sacudir a poeira 

Caso os tapetes sejam muito grandes, eles não podem ser colocados na máquina de lavar roupa. Portanto, é necessário encontrar uma maneira de limpá-los se você não quiser levá-los para a lavanderia. O primeiro passo é remover a poeira:

  • Leve o tapete para o pátio da sua casa, pendure-o em algumas cordas para que ele fique suspenso e bata com a vassoura ou com um material forte para que, dessa forma, a poeira seja removida; sempre com cuidado para não danificá-lo. Se você não tiver um pátio, então faça isso no terraço.
  • Caso seja um tapete pequeno, é possível sacudir perfeitamente e, assim, toda a poeira e sujeira sairão.
  • Finalmente, é aconselhável deixar o tapete arejar e ficar ao ar livre por algum tempo, para que assim ele possa ser bem ventilado e se livre dos odores.

Passo 2: limpeza com água e um produto especial

A melhor maneira de remover a sujeira é misturando água e um produto de limpeza especial para tapetes. Quais são as maneiras de obter um bom resultado?

  • Uma vez que o pó tenha sido removido e que o tapete tenha sido arejado, é hora de limpá-lo com água. Se ele estiver muito sujo, poderá ser molhado com uma mangueira ou com baldes; no entanto, também é possível passar um pano úmido pela superfície até que ela fique limpa.
  • Não deixe de limpar nenhuma parte do tapete. É necessário limpar toda a superfície e insistir caso haja alguma mancha.
  • Finalmente, é conveniente deixá-lo secar ao ar livre. Por esta razão, é preferível fazer este trabalho no verão ou quando houver sol, já que em períodos de frio ou de chuva, ficaria muito complicado por não podermos obter uma secagem rápida.

Passo 3: verificação e recolocação

 lavar os tapetes

Uma vez que todo este procedimento tenha sido feito, é importante que você retorne o tapete para o seu lugar e verifique qual foi o resultado. Para fazer a verificação, você deve visualizar a superfície, senti-la, procurar por qualquer sujeira remanescente ou se há algo que não tenha sido limpo.

Se qualquer sujeira residual for encontrada, ela pode ser limpa no local; isto é, não é necessário devolvê-lo a um grande espaço para proceder a limpeza novamente.

Tapete limpo é sinônimo de bem-estar

Não podemos nos esquecer de que o tapete faz parte da decoração. Embora ele cumpra a função de tornar o piso mais confortável e quente, um tapete também acrescenta uma estética diferente ao local.

Uma vez que ele esteja impecável, você já pode aproveitá-lo, sem o risco de se sujar ou de pisar em algum resíduo. O mais importante em casa é que nos sintamos confortáveis e com bem-estar.