Luminárias do mundo: tipos e estilos
O mundo da decoração é muito variado. Existe um amplo leque de produtos que variam de acordo com a região de onde eles provêm. Por isso, é interessante que possamos aprender mais sobre alguns exemplos de luminárias do mundo: tipos e estilos.
Cada sociedade trabalhou esse recurso de uma determinada maneira. A evolução artística em cada lugar fez com que alguns elementos, como as luminárias, por exemplo, tivessem um estilo característico desse lugar e uma estética compatível com o design de interiores.
Sem dúvida, o mundo da decoração do lar está relacionado ao desenvolvimento artístico de cada área; isto é, há várias influências das tendências artísticas, especialmente da disciplina da arquitetura, uma vez que ela está diretamente relacionada ao design de interiores.
Luminárias do mundo: lanterna chinesa de papel e metal
Um exemplo por excelência de luminárias para a casa são as lanternas chinesas. Elas podem ser encontradas tanto em papel quanto em metal, embora originalmente as que são feitas do primeiro material sejam as autênticas. Certamente, diferentes tipos foram criados a partir de diferentes materiais próprios da China.
Por sua vez, a estética também variou, a ponto de alterar os formatos e até mesmo depurar as formas para tornar esse produto mais comercial, de modo que ele pudesse se adaptar a qualquer tipo de casa. Assim, elas podem ser encontradas com uma aparência mais esférica e sem nenhum tipo de estampa.
De qualquer maneira, o formato original é oval e achatado, com um tassel pendurado na parte inferior e em um tecido vermelho. Basicamente, o que se busca conseguir com esta luminária é filtrar a luz, para que ela não saia diretamente, mas que seja algo mais tênue.
A lanterna chinesa é um clássico da decoração, muito comum em bazares e lojas de decoração.
O estilo nórdico: simplicidade e formalidade
Na verdade, a simplicidade fica evidente no estilo nórdico, que vem ganhando espaço na Europa graças à sua estética sutil e refinada. Estamos falando de um estilo que está ligado ao minimalismo e à pureza cromática.
- As luminárias de chão são basicamente compostas por um pilar central ou três apoios. Elas têm uma cúpula semicilíndrica com um diâmetro maior na base, mas com uma aparência muito simples. O que elas tentam fazer é buscar a funcionalidade e também passar despercebidas.
- Outro exemplo em particular é a luminária de mesa. O seu formato é semelhante à de chão, mas em tamanho menor. Ficam ótimas em qualquer estilo e são fáceis de dispor, podendo estar em uma mesa de cabeceira ou sobre qualquer outro móvel complementar em um espaço.
- A categoria que está ganhando cada vez mais fama é a luminária de teto de metal preto. A sua estética é realmente atraente, simplesmente porque é dinâmica, oferecendo uma união entre curvas e formas geométricas. São as cúpulas que oferecem um ponto diferencial em comparação com as luminárias de teto tradicionais.
Luminárias do mundo: exotismo e mistério proveniente da África
Luminária / amazon.es
A África é o continente que nos forneceu o maior número de produtos decorativos de artesanato, mas por que isso acontece? Principalmente por que as sociedades que habitam este território trabalharam com as próprias mãos todos os tipos de produtos artísticos.
Este procedimento criativo chegou ao Ocidente e serviu de inspiração para a produção de elementos decorativos com uma estética africana. Na verdade, eles são os melhores para dar um toque de informalidade e exotismo a qualquer espaço da casa.
As luminárias deste gênero podem ser tanto de chão quando de mesa e de teto. Elas usam materiais como vidro e madeira, mas não devemos nos esquecer de que outros materiais também podem ser incluídos, como o metal, couro, pedras, cordas e vegetais.
São elementos decorativos feitos de produtos naturais.
Atmosfera íntima através das luminárias turcas
Essas luminárias surgiram originalmente para decorar os palácios e mesquitas. Elas são caracterizadas por possuir um mosaico de vidros coloridos que geram um ambiente dinâmico e colorido. A luz é irradiada para diferentes pontos do espaço de forma permanente.
No fundo, elas têm uma certa relação com as luminárias Tiffany pela conjunção de vidros coloridos; no entanto, as turcas são mais antigas. Sem dúvida, os dois tipos tentam embelezar os espaços através da cor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Margolius, Marcia: Espacios para vivir, Ceac, 2006.