Como usar a furadeira corretamente em diferentes materiais?

· 24 de março de 2019
O primeiro passo para usar uma furadeira corretamente é fixar com segurança o objeto a ser perfurado e segurar a ferramenta com firmeza.

A furadeira é uma ferramenta muito prática dentro de casa. É indiscutível que ela tem uma forma ergonômica que facilita o seu manuseio.

Com esta ferramenta você poderá executar todos os tipos de tarefas, como montar móveis, perfurar paredes, pendurar quadros e prateleiras de diferentes tipos de materiais; também poderá atravessar, apertar e desparafusar vários objetos.

Naturalmente, é importante considerar que todas as superfícies são diferentes. Nem todas têm o mesmo tipo de densidade e, portanto, possuem diferentes tipos de dureza, texturas e componentes.

Em vista disso, a seguir mostraremos três maneiras de usar a furadeira corretamente em diferentes materiais. Além disso, também mostraremos as principais características de uma furadeira convencional.

Características de uma furadeira

Características da furadeira.

A furadeira é um objeto que se encarrega principalmente de perfurar superfícies. No entanto, existem também furadeiras que possuem outras funções mais específicas, como parafusar e desparafusar, por exemplo. Além disso, esta é uma ferramenta que pode ser elétrica ou sem fio.

E em sua extremidade, se encontra uma broca, que será responsável por realizar a ação de atravessar um material. Algumas furadeiras que você pode encontrar no mercado são as seguintes:

  • Elétrica.
  • De bancada.
  • Sem fio.
  • Minifuradeira.
  • Furadeira com martelo.
  • Parafusadora e muito mais.

O que fazer antes de perfurar?

Como usar a furadeira corretamente.

Cada superfície é muito diferente uma da outra. Apresentam componentes, texturas e durezas muito diferentes entre si. Por esse motivo, é importante que você saiba como usar a furadeira corretamente de acordo com a superfície que irá intervir.

Dessa forma, você deve levar em conta que existem furadeiras específicas para cada tipo de material. E além disso, é muito importante que você possa preparar cada superfície corretamente antes de perfurar.

Antes de perfurar qualquer superfície, você deve levar em consideração o seguinte:

  • Escolha a broca adequada para cada material.
  • Limpe e libere completamente a superfície de poeira ou impurezas.
  • Marque com um lápis ou giz o ponto a atravessar para realizar o trabalho com maior precisão.

Além disso, lembre-se de que essa atividade poderá ser feita somente por um adulto e com muita cautela. É preciso segurar a furadeira com cuidado e firmeza, para evitar acidentes.

Como usar a furadeira em diferentes materiais?

Como já mencionamos, você deve levar em conta certos pontos antes de perfurar qualquer superfície. Primeiro você deve conhecer em profundidade o material, fazer medições, limpar a superfície e, o mais importante: escolher a broca correta.

Foto cortesia de: Pinterest.

Existem várias brocas projetadas especificamente para cada material. Mais curta ou mais longa, de diferentes espessuras e formas. Portanto, abaixo, falaremos sobre como usar a broca corretamente em diferentes tipos de materiais.

Madeira

A madeira é um material nobre e macio. Ao contrário de outros materiais que possuem maior dureza em sua composição.

Por este motivo, é uma superfície de perfuração fácil. Mas você deve ter em mente que precisará colocar uma broca especial para a madeira em sua furadeira. Essa broca deve ser bem afiada, plana, tipo hélice ou pá, em uma faixa de 2 a 12 milímetros.

Dessa forma, a broca especial será responsável por cortar o círculo na superfície para depois perfurar e atravessar completamente o material.

Como usar a furadeira corretamente na madeira.

Você não deve exercer muita pressão sobre a madeira com a furadeira. Deve evitar movimentos bruscos com a ferramenta, para não danificar o material e causar possíveis acidentes. Além disso, para perfurar a madeira, não é recomendado o uso de uma furadeira de impacto.

Recomenda-se usar uma furadeira elétrica tradicional, já que a ação de percussão pode fazer o material rachar e lascar.

Metal

Como usar a furadeira corretamente no metal.

O metal é um material muito mais duro e difícil de trabalhar ao contrário da madeira. Então, você deve considerar vários aspectos antes de intervir com uma furadeira. Devido à alta fricção que este material produz durante a perfuração, você deve primeiro executar um tratamento de resfriamento na superfície.

Dessa forma, você poderá colocar no metal um produto chamado fluido de corte. Isso o ajudará a executar um trabalho mais preciso e seguro durante a perfuração. Além disso, neste caso, você não pode usar uma broca de martelo.

Escolha uma furadeira elétrica ou sem fio e conecte uma broca de metal especial com uma espessura de 2 a 10 milímetros. Escolha a que melhor se adapta à superfície e comece a trabalhar com segurança.

Vidro

Finalmente, o vidro também é um material que você deve manusear com muito cuidado. Use uma furadeira elétrica e insira uma broca especial para vidro.

Recomenda-se, assim como no metal, resfriar a superfície previamente, para evitar rachaduras no vidro. Você deve realizar a perfuração com a furadeira devagar e com cautela. E se necessário, você poderá usar óculos e luvas para se proteger enquanto trabalha.

Como usar a furadeira corretamente no vidro.

Foto cedida por: Pinterest.

Considere todas essas dicas e precauções que indicamos. E assim, você poderá trabalhar livremente sem causar danos ao material, ao seu redor e a você mesmo.

Além dos materiais que mencionamos (madeira, metal e vidro), você poderá intervir em qualquer outro material com a sua furadeira. Mas antes de fazer isso, você deve se informar sobre quais brocas usar e como deve proteger a superfície.

Aprenda a usar a furadeira corretamente e comece a construir móveis, objetos, pendurar fotos e muito mais. Pronto? Então, mãos à obra!