Tecidos: chaves para aprender a combiná-los

3 de março de 2020
Graças à sua variedade e versatilidade, os tecidos têm o poder de criar e transformar todos os tipos de ambientes. Mostraremos algumas chaves para que você possa combiná-los e usá-los como um recurso para harmonizar e trazer contraste para a sua casa.

Os tecidos têm um papel importante no esquema de cores de um espaço. Lisos ou estampados, quadriculados ou listrados, nas cortinas, colchas ou almofadas, eles enriquecem o ambiente e proporcionam aconchego.

Podemos dizer que eles podem influenciar de forma poderosa o resultado de um determinado esquema de cores. Essa premissa faz com que eles sejam peças-chave na decoração da casa.

Portanto, eles são um excelente recurso para dar uma maior sensação de acabamento à decoração da sua casa. Por isso, é muito importante saber como combiná-los corretamente.

Os tecidos: cor e variedade

Tecidos: chaves para aprender a combiná-los

É essencial saber que os tecidos de uma casa não trazem apenas cor, mas também variedade dentro de um mesmo tom através de seus desenhos e texturas que modificam o efeito produzido por cada tonalidade.

Quando a preferência é por quebrar a uniformidade de uma maneira sutil, a opção mais apropriada é escolher tecidos nos quais a cor de contraste esteja presente em quantidades muito pequenas, como por exemplo, em pequenos pontos ou listras.

Por outro lado, quadrados ou losangos grandes dão aos tecidos uma presença mais relevante. É por isso que é tão importante saber escolher o que melhor se adapte às sensações que queremos transmitir.   

As estampas: uma decisão importante

Tecidos: chaves para aprender a combiná-los

As estampas coloridas dão muita vida ao espaço. Porém, quando forem usadas, o restante das cores do ambiente sempre deve ser levado em consideração para que possam harmonizar ou contrastar corretamente.

É necessário ter em mente que os designs com motivos pequenos perdem força, a menos que as suas cores sejam muito marcantes. Por outro lado, os motivos grandes são acolhedores; porém, é necessário ter cuidado porque eles às vezes podem se tornar o centro das atenções.

As estampas também podem ser combinadas entre si, desde que pertençam à mesma faixa cromática ou repitam o mesmo desenho, invertendo as cores, por exemplo. Esta opção oferece resultados muito interessantes.

Como combinar os tecidos?

Certamente, em alguma ocasião, você já terá se perguntado como combinar os tecidos de acordo com as suas cores, texturas e estampas. Não se preocupe, isto não é algo complicado.

Branco e cru: uma escolha segura

As aplicações em estofados e cortinas conseguem multiplicar a luz e ampliar o espaço. Dessa maneira, combinar os têxteis da sala ou do quarto com esses tons ajuda a criar ambientes iluminados e tranquilos.

E como podemos criar pontos de luz para romper com essa uniformidade? Na verdade, é muito fácil: os tecidos em tons terrosos fornecem o toque de cor perfeito aos acessórios.

Combinar tom sobre tom

Ao combinar estofados e acessórios, você pode escolher tecidos da mesma paleta de cores e brincar com tecidos lisos e estampados, dentro do mesmo grupo cromático.

Daremos uma dica que será útil: você pode estofar uma poltrona com um tecido estampado, desde que o fundo da cor do tecido seja o mesmo usado no estofamento do sofá ou nas cortinas.

Os tecidos: brincar com duas cores

Tecidos: chaves para aprender a combiná-los

Em salas grandes e quartos espaçosos, uma boa ideia é escolher não uma, mas sim duas cores para coordenar os têxteis do cômodo inteiro.

Para proporcionar uma maior sensação de dinamismo, combine estofados e acessórios nos dois tons, criando assim um atraente jogo de simetrias.

Encontrar a unidade com tons neutros

No quarto, a combinação de tecidos deve buscar um efeito sereno e relaxante de forma intencional. Para que isso seja conseguido, o ideal é escolher tecidos em tons neutros e brincar com diferentes texturas e estampas. 

Ouse e combine-os na roupa de cama, nas cortinas, nas almofadas e nos móveis estofados; você verá o efeito harmônico que será obtido.

Trazer um toque de calor

Os tecidos de toque suave e agradável ​​aquecem o ambiente. No quarto, se você combinar tecidos mais frescos e leves com uma poltrona estofada em chenille ou veludo e um cobertor de tweed, o quarto parecerá mais quente.

Combinar cores e estampas

Os quartos infantis e juvenis são ideais para brincar com as cores e estampas. Você pode coordenar tecidos estampados em duas cores básicas, como morango e cru, por exemplo, e brincar com estampas de listras ou xadrez.

De qualquer forma, seja qual for a opção escolhida, você sempre poderá nos contar qual foi o resultado.