Quatro ideias para organizar o seu terraço para o verão

31 de dezembro de 2019
O verão está chegando e o seu terraço está descuidado? Não entre em pânico, pois neste artigo, daremos uma série de ideias para organizar o seu terraço.

Estamos deixando a primavera para trás e, pouco a pouco, o verão se aproxima. O bom tempo está chegando e, com ele, as noites para aproveitar o seu terraço. Seja para pegar um sol, desfrutar de um tempo de leitura ou para jantar com seu parceiro, sua família ou com amigos. Estamos na época perfeita para organizar o seu terraço para o verão.

Como organizar o seu terraço para o verão

A seguir, daremos uma série de ideias para que você se inspire e prepare o seu terraço para aproveitar ao máximo os meses mais quentes. Continue lendo e descubra diferentes maneiras econômicas e simples de dar um ‘novo visual’ ao seu terraço.

1. Limpeza e organização

Chega o verão e o terraço está sujo, cheio de poeira e descuidado. A primeira coisa que você deve fazer para arrumar o seu terraço é passar o aspirador de pó nos móveis, limpar tudo e verificar o que está em boas condições e o que não está.

Organizar o terraço para o verão

Certamente, alguma lâmpada parou de funcionar e o toldo pode estar queimado pelo sol. Verifique todos os elementos que você deve renovar. Se tiver móveis de madeira, talvez seja necessário aplicar uma camada de verniz ou outro tipo de proteção.

Uma vez que tudo esteja limpo e você saiba o que precisa ser renovado, chegou a hora de colocar em prática as ideias que propomos a seguir.

2. Iluminação original

Se você instalar algum acessório luminoso no seu terraço, poderá desfrutar dele durante mais horas por dia. Você também poderá organizar jantares ou simplesmente desfrutar do frescor da noite.

Terraço à noite

Sugerimos que você instale dois tipos de iluminação: uma mais potente e outra mais quente ou romântica. No mercado você poderá encontrar muitos tipos de iluminação, com uma grande variedade de preços e designs.

Combine diferentes tipos de iluminação para criar ambientes diferentes.

  • Iluminação convencional. Instale uma luz forte que ilumine corretamente todo o terraço. Se você instalar apenas uma luz quente ou romântica, com certeza, em alguns momentos sentirá falta de ter mais claridade. A luz convencional pode ter vários focos ou ser apenas um lustre, por exemplo.
  • Iluminação quente ou romântica. Esse tipo de iluminação, além de cumprir o papel de iluminar o ambiente com menos energia, também terá uma função decorativa. Nós aconselhamos a instalação de guirlandas luminosas ou velas elétricas. Outra opção é comprar algum item que pode ser recarregado com um pequeno painel solar. Dessa forma, você conseguirá uma luz quente e, ao mesmo tempo, não consumirá energia e irá ajudar o meio ambiente.

3. Plantas

Nos meses de verão, quando o calor é forte, as plantas sempre transmitem frescor. Escolha aquelas que melhor se adequam ao seu espaço e às dimensões do terraço. Você também terá que levar em conta a sua manutenção, bem como o seu conhecimento de jardinagem e o tempo que você tem para cuidar delas. Muitas vezes acabamos escolhendo plantas ornamentais e muito coloridas. Mas é uma pena, porque não sabemos como mantê-las.

Decorar com plantas-hera

Algumas das plantas que propomos são as seguintes:

  • Hera. Se você tem uma parede livre e com sombra, não há melhor opção do que a hera. No começo, demora um pouco para que ela se agarre à parede e comece a crescer. Tenha um pouco de paciência, logo ela se transformará e ficará maravilhosa. Ela transmite frescor e ajuda a baixar a temperatura do terraço. Você terá que podá-la com frequência para que permaneça colada na parede e não ocupe mais espaço do que o necessário.
  • Petúnias. Elas são um tipo de planta que resiste às altas temperaturas. Por essa razão, as petúnias são perfeitas para os meses de calor e para os terraços mais ensolarados. A sua grande variedade de cores trará alegria ao seu terraço.

4. Toldos ou pérgolas para organizar o seu terraço para o verão

Um outro elemento que nós podemos instalar para aproveitar o maior tempo possível do terraço são as pérgolas ou os toldos. Assim, durante as horas de sol e de temperaturas mais altas, poderemos ficar na sombra.

Decoração jardim

Se o seu terraço é pequeno, a melhor opção é um toldo articulado. Dependendo da temperatura, você poderá estendê-lo ou recolhê-lo e, ao mesmo tempo, protegerá a sua casa dos raios do sol, impedindo que a temperatura do seu interior aumente.

As pérgolas são recomendadas para os espaços maiores, nos quais se tem uma área de sombra fixa e ao mesmo tempo áreas de incidência de sol. Elas não são tão fáceis de montar e desmontar. Então, se você quiser colocá-la e tirá-la, essa não é a melhor opção.

Com essas dicas, você conseguirá organizar o seu terraço para o verão de forma perfeita e criativa, onde poderá passar muitas horas. Agora é só aproveitar!