Acéquias decorativas para o jardim
Ao longo da história, as acéquias tiveram várias utilidades. Elas foram usadas por algumas culturas a partir de um ponto de vista funcional, enquanto outras lhes aplicaram um componente estético com o objetivo de embelezar o local. Por isso, mostraremos algumas acéquias decorativas para o jardim e suas diferentes utilidades.
Elas foram usadas por algumas civilizações como um meio eficiente de levar a água a lugares que, como regra geral, careciam dela. Por exemplo, para hortas, pomares, campos irrigados ou simplesmente para fornecer água às residências.
No mundo moderno, recorremos aos tubos e canos escondidos sob as ruas e o próprio solo do campo. No fundo, se perdeu a essência daquela que era considerada uma obra de engenharia que permitia o abastecimento de água e que tinha inspiração na própria natureza.
A importância da água no mundo muçulmano
Desde a Idade Média, os muçulmanos vêm aplicando todos os tipos de técnicas para trabalhar o transporte de água para os campos de cultivo. Sem dúvida, a sua contribuição foi crucial para a história, influenciando inclusive até hoje.
Eles projetaram um sistema hidráulico perfeito para distribuir a água para os locais onde a população residia. Eles utilizavam reservatórios, rodas, depósitos, piscinas, etc. De fato, as acéquias foram o meio para que a água fosse fornecida de forma eficaz.
No entanto, nem tudo é feito com base no conceito de funcionalidade. Eles também usavam as acéquias como um meio para a decoração, assim como pode ser visto em Alhambra, na cidade de Granada (Espanha). Dessa forma, eles trabalharam o uso da água para embelezar os palácios.
A beleza é um conceito que os muçulmanos trabalharam de maneira minuciosa.
Contribuição decorativa para o jardim da casa com as acéquias decorativas
Acéquia / jardinessinfronteras.com
Assim como os muçulmanos usavam as acéquias com uma aplicação decorativa, também podemos usá-las no nosso jardim da mesma maneira. A sua adaptação a este espaço deve ser feita sabendo o propósito estético que ela terá.
- Elas consistem em pequenos tanques de água retangulares e estreitos que permitem a sua circulação. Não queremos produzir grandes reservatórios ou lagos.
- O estilo das acéquias é o seguinte: historicista, naturalista ou de vanguarda. Qualquer desses três tipos oferece características particulares que definirão a aparência do jardim.
- Se assim preferirmos, as acéquias não precisam ser funcionais, para irrigar o espaço ou uma horta, pois existe a possibilidade de serem simplesmente decorativas, com um circuito fechado de água e com jatos que permitam a sua distribuição em diferentes partes.
- O importante é que a água esteja presente no espaço; isto é, com as acéquias é produzido um efeito naturalista através da circulação da água, obtendo o embelezamento do ambiente e proporcionando um toque de frescor que é tão necessário.
Combinação de acéquias decorativas e fontes
Acéquia decorativa / styleanddesign.blogspot.com
Caso você queira dar um toque ainda mais original e marcante ao jardim, a combinação de acéquias e fontes pode ser uma boa solução. Isso não significa que elas tenham que receber todo o destaque, mas que elas devem complementar todo o conjunto de forma perfeita.
Poderíamos ter uma acéquia alongada e retangular com pequenos canos internos que joguem a água para cima. Dessa forma, seria produzido um efeito visual e sonoro, dando ao jardim um conteúdo prático e estético.
Por outro lado, haveria a possibilidade de adicionar uma pequena cascata derramando a água sobre outra acéquia ou diretamente sobre um recipiente ou tanque. Assim, uma aparência muito mais curiosa poderia ser alcançada.
O principal objetivo é que o jardim se transforme em um recinto onde a água tenha uma certa relevância.
Inclusão de plantas na água
Acéquia / archzine.es
Sem dúvida, as acéquias fornecem um conteúdo decorativo muito interessante para o jardim. Mas, e se melhorarmos ainda mais e incluirmos plantas no seu interior para produzir um efeito naturalista?
Isso não significa que transformaremos a acéquia em um recipiente de água estagnada, mas que lhe daremos um toque verde através de plantas aquáticas que se destaquem na superfície.
Esta fórmula pode fazer com que o jardim pareça natural, que a água esteja em sintonia com o conjunto decorativo dos exteriores da casa e que seja criado um paisagismo confortável e interessante.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Stevens, David: Una habitación en exterior: diseñar el jardín en casa, Blume, 2008.