Caminhos no jardim: dicas para projetá-los

· 15 de setembro de 2018
Se você precisa ou deseja conectar diferentes áreas do seu jardim, lhe daremos algumas dicas para projetar o seu caminho ideal.

Incorporar caminhos no jardim pode ser um ótimo complemento para a sua totalidade visual. As trilhas proporcionam aos jardins movimento e personalidade. Além disso, a sua materialidade e combinação com outros elementos, darão ainda mais destaque aos caminhos.

Os caminhos no jardim podem ser médios ou realmente muito extensos, isso irá depender da amplitude do seu terreno. Darão ao seu jardim um certo movimento e dinamismo. Em geral, essas trilhas são construídas para conectar dois ou mais pontos dentro de um mesmo espaço. Você pode fazer os seus caminhos no jardim para conectar o seguinte:

  • A entrada do terreno com a casa principal
  • A casa principal com uma segunda casa
  • A sua casa com a casa da árvore dos seus filhos
  • A sua casa com a piscina
  • A sua casa com uma horta
  • A sua casa com uma área de descanso no jardim

Estas e muitas outras alternativas para criar caminhos em seu jardim podem ser muito práticas e bonitas quando se quer dar um pouco mais de consistência e dinamismo aos seus espaços exteriores. As trilhas podem ser retas, com curvas, circulares, entre outras.

A seguir, mostraremos diferentes maneiras de usar e combinar vários materiais para a construção dos seus caminhos no jardim.

caminhos no jardim

Caminhos no jardim com pedras ou lajes

As pedras e as lajes são os materiais mais usados ​​para construir caminhos no jardim de uma casa. Você pode fazer o seu caminho introduzindo as pedras ou placas na terra separadas umas das outras por uma pequena distância. Além disso, uma opção muito usada e esteticamente bonita é plantar grama nos espaços entre as pedras. Isso dará mais consistência ao caminho.

O uso das pedras ou lajes é uma alternativa interessante para casas que têm uma estética um pouco rústica. Os diferentes tamanhos, formas irregulares e cores variadas se misturam com o restante da natureza.

Use pedras pequenas

Pedras pequenas e trituradas também são uma opção para fazer o seu caminho. Você terá que delimitá-lo incorporando algum outro material como borda para evitar que as pequenas pedras sejam espalhadas e seu caminho fique deformado.

Escadas com pedras para caminhos no jardim

Se você tem um terreno com uma ligeira inclinação, pode aproveitar e criar seu caminho com degraus feitos com pedras grandes. Dependendo da inclinação e do caminho que você deseja criar, poderá intercalar alguns degraus em diferentes partes da trilha.

Caminhos no jardim com tijolos

O tijolo também é um material muito popular e usado para a construção dos caminhos ao ar livre. Se a sua casa é feita de tijolos, usar este material para criar seus caminhos no jardim irá complementar a estética geral da sua casa. Você pode usar os tijolos na mesma direção ou colocá-los lado a lado verticalmente e horizontalmente, criando assim a superfície total do caminho.

Caminhos com tronco de árvores

Os troncos da árvore recortados também dão aos seus espaços uma aparência rústica. Se você tem uma casa em estilo de cabana e gosta de madeira tanto em ambientes internos quanto externos, criar seu caminho no jardim com fatias de madeira pode ser uma alternativa muito bonita e interessante. Você também pode complementar com grama nos espaços entre cada pedaço do tronco.

caminhos no jardim

Complementos para as bordas dos seus caminhos

Embora o principal na construção dos caminhos no jardim seja a materialidade da superfície por onde você irá andar, todo o complemento que você adicionar nas bordas dará ainda mais consistência. Existem infinitos materiais e muitas combinações interessantes que você pode  incorporar no seu caminho.

Coloque bordas de concreto

Uma alternativa muito interessante é, por exemplo, se você construiu o seu caminho com tijolos, combine este material adicionando algumas bordas de concreto.

Você pode colocar belas flores coloridas ou grandes plantas com grandes folhas verdes. Isso dependerá do tipo de vegetação que você tiver no seu jardim.

Coloque tijolos nas bordas

Se você tiver um caminho feito de pequenas pedras trituradas, pode adicionar uma linha de tijolos de cores diferentes um ao lado do outro bem enterrados na terra.

Assim, você estará combinando dois materiais diferentes e, por sua vez, definindo o caminho para evitar que as pedras se espalhem.

Complemente com madeira

Por outro lado, se o seu caminho é feito de lajes ou pedras, é ideal combiná-lo com madeira. A madeira e a pedra são dois materiais naturais com características muito diferentes; a madeira irá atenuar com o seu calor o aspecto frio da pedra.

Você pode colocar, por exemplo, pequenos troncos de madeira nas bordas do seu caminho. Mas tenha cuidado, se o caminho for muito usado à noite, você deverá incorporar iluminação em suas bordas, já que poderá tropeçar nos troncos de madeira.

Adicione iluminação aos seus caminhos

A iluminação de exteriores é extremamente importante e ainda mais se os caminhos forem muito utilizados durante a noite. Existem muitas opções de iluminação artificial para exteriores. Uma alternativa muito interessante é incorporar pequenas lanternas solares, que existem em diferentes tamanhos e desenhos.

As lanternas solares são carregadas com a energia solar do dia e, quando escurece, iluminam o espaço. É uma ótima alternativa para evitar instalações elétricas no exterior e você também estará economizando energia e contribuindo com o meio ambiente.

Os caminhos no jardim, você mesmo poderá fazer de acordo com o seu gosto. Ou então, poderá consultar um profissional, como um paisagista ou até mesmo um arquiteto, que irá ajudá-lo e assessorar com a distribuição de espaço, construção e materiais ideais para o seu jardim.