Logo image
Logo image

Fachadas modernas para a casa dos seus sonhos

3 minutos
O design moderno, em todos os sentidos, incluindo fachadas e exteriores, aponta para o simples e funcional, mas também para o atemporal.
Fachadas modernas para a casa dos seus sonhos
Última atualização: 18 janeiro, 2019

As fachadas modernas, também chamadas de ‘contemporâneas’, são muito variadas e marcantes. Todas elas são simples, mas ao mesmo tempo, luxuosas. Nesse sentido, a simplicidade se transformou na única protagonista e, por consequência, em um padrão para alcançar a sofisticação.

Se você gosta de olhar para o futuro ou de aproveitar o simples e atemporal, e está planejando construir ou reformar a casa dos seus sonhos, então você vai gostar dos seguintes designs de fachadas modernas que proporemos a seguir.

Mas antes de ir diretamente para os designs, devemos recordar quais são as características das fachadas modernas, uma vez que isso poderá nos ajudar a escolher de uma maneira mais prática e eficiente.

Características das fachadas modernas

Se há uma coisa que caracteriza o design da arquitetura moderna é a ideia de simplicidade e organização para dar destaque à função de cada elemento. Por isso, toda a ornamentação é dispensada e oferece linhas simples e puras. Outras características vêm a ser:

  • Janelas, em geral, grandes.
  • Predominância de branco, cinza e preto na paleta de cores.
  • Uso de diferentes materiais e texturas: pedra, metal, madeira, vidro, etc.
  • Sobreposição geométrica de módulos e pisos, geralmente em forma de L.
  • Distribuição eficiente dos elementos, bem como a sua integração total.
Some figure

Podemos destacar que, em geral, uma casa construída com um design moderno tende a ser mais compacta. Isso se deve à busca de uma união efetiva, organizada e útil de todos os elementos. Portanto, não é de se estranhar que uma grade de garagem do pátio frontal esteja integrada dentro da fachada.

Outro aspecto a ser lembrado dentro das características do design moderno é que, da mesma forma que há predominância de estruturas compactas, também existem alternativas mais ‘leves’, como as casas ampliadas, por exemplo.

Fachadas modernas com linhas curvas

Desde a década de 90, as fachadas modernas com linhas curvas se tornaram cada vez mais recorrentes nas construções. As curvas fornecem uma grande sensação de continuidade e, ao mesmo tempo, uma certa suavidade ao acabamento final. Portanto, elas são muito atraentes.

A melhor parte das fachadas modernas com linhas curvas e formas circulares é que elas podem oferecer elementos muito agradáveis visualmente, como escotilhas, algumas janelas e portas redondas, ou então uma varanda ou terraço com muito volume.

As casas com fachadas de linhas curvas também oferecem mais espaços adequados para a decoração, como minijardins embaixo ou ao lado das escadas, bem como vários locais para relaxar e compartilhar.

Fachadas modernas com linhas retas

As fachadas modernas com linhas retas e cortes muito acentuados são as mais imponentes. Sobretudo pelo fato de transmitirem uma ideia de ordem clara e precisa.

O segredo por trás das linhas retas está no fato de que, assim como mencionado anteriormente nas características, elas conseguem integrar os diferentes elementos da casa de uma maneira eficiente e, acima de tudo, criativa e proveitosa.

As linhas curvas podem ser combinadas com linhas retas e vice-versa, por isso existem fachadas mistas que são simplesmente fascinantes e que maximizam a ideia de luxo e sofisticação. Afinal, hoje em dia o austero é sinônimo de estilo e refinamento.

Some figure

O que mais você deveria saber?

As fachadas modernas combinam o básico, funcional e simples com a mais pura criatividade. Por isso, as propostas podem ser muito variadas. Então, se o que você está procurando é originalidade e estilo para o exterior da sua casa, não hesite em verificar as opções oferecidas pela arquitetura moderna.

Porém, embora quadrados e retângulos sejam as figuras mais utilizadas, elas não são as únicas. Os triângulos e outras figuras geométricas também podem ter destaque.

Não se deve esquecer que o uso de determinados materiais pode ajudar a renovar alguns estilos anteriores. Por exemplo, o uso da madeira poderá dar um aspecto aconchegante e tradicional ao design; porém sem deixar o simples e o elegante de lado.

Quanto à harmonia, não é necessário se preocupar demais com isso. Uma vez que são claras, organizadas e funcionais, as propostas conseguem proporcionar um resultado harmonioso e, acima de tudo, confortável para os ocupantes da casa.