Ideias para decorar um pátio de 15 m²

· 4 de outubro de 2018
Decorar um pátio de 15 m² nunca foi tão fácil com essas dicas e sugestões.

Com a chegada do verão, nos preocupamos mais com a adaptação das áreas da casa onde poderemos relaxar ou passar um tempo com os amigos. Isto poderá ser uma das suas prioridades. Por isso, daremos algumas ideias para decorar um pátio de 15 m². 

Com o passar do tempo e com a massificação das grandes cidades, as casas ficaram cada vez menores. Entretanto, estas casas têm todos os elementos necessários para levarmos uma vida normal. Tanto é assim que muitas delas têm um pátio, interior ou exterior.

Os pátios são um elemento arquitetônico que não tem teto e podem estar cercados por muros para separá-los das outras casas.

Os pátios também podem ser interiores. Costumamos encontrar esse tipo de pátio, sobretudo em edifícios com várias casas.

O pátio interior é um bom aliado para iluminar de forma natural os ambientes interiores. Inclusive, o que muitos proprietários fazem é colocar vigas como teto para evitar que caiam objetos.

De modo geral, existem pátios de vários tamanhos, no entanto, o desafio mais enfrentado atualmente é como decorar um pátio de aproximadamente 15 m².

Portanto, no artigo de hoje, daremos algumas ideias que, sem dúvida, o ajudarão a aproveitar o seu pequeno pátio.

Interior ou exterior?

Antes de tudo, você deve levar em conta se vai decorar um pátio de 15 m² dentro ou fora de casa. Isso é fundamental, pois os materiais a serem usados, no caso do pátio exterior, deverão ser mais resistentes.

Pátio interior ou exterior?

Por outro lado, o tipo de plantas escolhidas também dependerá da localização do pátio, se vão ficar dentro ou fora de casa. Além disso, no caso de um pátio interior, é necessário ter cuidado para não prejudicar a luminosidade, mas aumentá-la.

Como você usará o pátio?

Sem dúvida, qualquer ambiente da nossa casa deve ser um lugar, além de bonito, funcional. A funcionalidade é importante, sobretudo se queremos decorar um pátio de 15 m². Ou seja, um pátio com um tamanho limitado.

Então, pensar no uso que vamos lhe dar nos ajudará a aproveitar muito melhor esse espaço.

Você quer um lugar para comer de vez em quando? Ou, pelo contrário, prefere um pátio para ler, relaxar, ouvir música?

Dependendo do uso que pretende lhe dar, precisará de determinados elementos ou não.

A importância dos móveis

De fato, em um espaço tão pequeno os elementos adquirem uma importância incrível. Por isso, a nossa dica é sempre optar por móveis empilháveis ou dobráveis. Isso o ajudará a economizar espaço, já que usará somente o que precisa.

A importância dos móveis

Por exemplo, se você receber a visita de apenas duas pessoas, não precisará de mais de 3 cadeiras. Por outro lado, se você quiser um lugar para relaxar pode pendurar uma rede e ter algumas cadeiras dobráveis ou pufes para os convidados.

Plantas: algumas ideias para decorar um pátio de 15 m²

O que seria de um pátio sem a cor e o aroma das plantas? Por menor que ele seja, as plantas sempre vão ajudar a energizar a área e trazer mais vida através das suas cores.

Nesse sentido, uma boa opção é pendurar vasos nas paredes ou, caso tenha uma viga, no teto. Outra grande ideia é criar um jardim vertical em uma das paredes. De preferência, a parede de fundo. Isto dará profundidade ao pátio e, portanto, uma sensação de espaço maior.

Cores

Em relação a amplitude, para decorar um pátio de 15 m² e aproveitar ao máximo cada espaço, recomenda-se a utilização de cores neutras no chão.

Paredes podemos usar cores mais marcantes

E, ao contrário, para as paredes poderemos usar cores mais chamativas. Dessa forma, criaremos uma ilusão de ótica que amplia o espaço.

Conclusão

O aproveitamento de um pátio pequeno e, em geral, de qualquer espaço com metros limitados, dependerá, em grande parte, da capacidade de decorá-lo e fazer uma boa distribuição do espaço. 

Além disso, outra opção é fazer do pátio uma continuação do interior da casa. Para isso, os fechamentos com vidro são perfeitos. Ter uma continuação do interior permite que você faça muitas coisas, como por exemplo, transformar o pátio em uma grande sala de jantar ou em um local relaxante onde você possa praticar ioga ou pilates.