Qual a melhor escolha: uma varanda fechada ou aberta?

· 20 de julho de 2018
Aproveite ao máximo a oportunidade de ter uma varanda bem decorada na sua casa. Dessa maneira ninguém conseguirá ficar indiferente.

Os meses mais frios do ano estão ficando para trás abrindo espaço para os mais quentes. Uma maneira de aproveitar a chegada do clima ameno é uma varanda fechada ou aberta.

De qualquer forma, fechadas ou abertas, são uma excelente maneira de aproveitar uma tarde de sol ou uma refeição ao ar livre com a nossa família ou amigos.

É importante salientar que as varandas ou terraços têm algumas vantagens e desvantagens que podem ser amadas ou odiadas. Mas, o fato é que todo mundo tem uma opinião formada sobre elas.

Aquelas imagens das varandas de filmes de Hollywood ficaram no passado, embora sejam muito bonitas, é claro. Atualmente, as varandas são mais modernas e sofisticadas, sem que isso pressuponha alguma perda de funcionalidade e charme.

No artigo de hoje, falaremos sobre as varandas e qual é a nossa preferida.

O que é uma varanda?

A primeira coisa que pensamos quando ouvimos a palavra varanda são os filmes de Hollywood. Aquelas casas enormes, cercadas por um espaço coberto em que havia uma cadeira suspensa ou uma cadeira de balanço. Para completar, vasos e flores.

Imagine só a primeira impressão que as pessoas tinham dessas casas!

Deixando de lado a imagem cinematográfica que todos nós temos sobre as varandas, elas são um lugar, um espaço que fica no meio do caminho entre o pátio ou jardim e o interior da casa. Além disso, elas também podem estar na frente da casa.

As varandas, também conhecidas como “alpendres”, podem ser abertas ou fechadas.

O melhor de tudo é que esse lugar de passagem funciona como um elo entre diferentes cômodos da nossa casa e, além do mais, a varanda pode chegar a ser um cômodo propriamente dito.

O que é uma varanda?

Varanda fechada ou aberta?

Podemos ter muitas dúvidas na hora de escolher uma varanda. Entre elas, os materiais que queremos usar, a localização da varanda, como vamos decorá-la, etc.

Uma das dúvidas mais comuns é se escolhemos uma varanda fechada ou aberta.

Abaixo, falaremos sobre os prós e contras de cada uma delas. Dessa forma, você poderá escolher a melhor opção para o seu caso.

Aberta

A varanda aberta geralmente se localiza na frente ou na parte de trás da casa para dar acesso ao jardim ou pátio.

Geralmente as varandas abertas são típicas de estruturas de dois andares, cujo piso superior tem uma sacada. O chão da sacada forma naturalmente o telhado da varanda.

Evidentemente, isso não acontece em todos os casos, porque nem todas as pessoas que querem uma varanda, têm uma casa com dois andares com as características descritas acima.

Portanto, existem outras maneiras de criar uma varanda aberta. A mais comum é usar pergolados ou toldos.

A grande vantagem das varandas abertas é que elas nos permitem aproveitar o tempo bom e o ar fresco.

No entanto, a sua grande desvantagem é precisamente que elas não nos protegem das mudanças do clima.

Outra desvantagem das varandas abertas é que não poderemos usá-las ou mobiliá-las como um espaço anexo à nossa casa. Pelo contrário, devemos tomar as precauções e cuidados que um espaço externo exige.

Apesar destas duas desvantagens, não há dúvida de que as varandas abertas são perfeitas para locais onde o clima é bom durante todo o ano.

Em uma região onde o clima varia muito durante o ano, este tipo de varanda não é tão utilizada, uma vez que o seu uso é mais pontual do que cotidiano.

A varanda aberta

Fechada

As varandas fechadas também podem ser colocadas como parte da fachada ou na parte de trás da casa. Além disso, podemos encontrá-las também nas laterais das casas.

Uma das principais vantagens das varandas fechadas é que elas nos protegem do clima. Se estiver frio ou quente, poderemos usar a nossa varanda da mesma forma.

É claro que, se ela não estiver bem preparada para enfrentar temperaturas extremas, com aquecimento ou ar condicionado, pode se tornar um espaço inútil.

Outra vantagem das varandas fechadas é que podemos transformá-las em um cômodo extra, como um escritório ou uma sala de jantar. Além disso, poderemos tirar proveito da paisagem enquanto estamos protegidos do clima.

Entretanto, a principal desvantagem é que elas podem ser mais caras porque seu condicionamento ou fechamento é mais complexo.

Este tipo de varanda podem ser fechadas com:

  • Vidros.
  • Pergolados fechados.
  • Portas dobráveis.

 

as varandas fechadas nos protegem do clima

Conclusão

Do nosso ponto de vista, acreditamos que uma varanda fechada com vidro e portas dobráveis é a opção mais funcional que podemos encontrar. Isso porque ela pode ser aberta quando quisermos e fechada quando necessário.

No entanto, os dois tipos de varandas, abertas ou fechadas, oferecem possibilidades incríveis para aproveitarmos o espaço, o bom tempo e as reuniões familiares.

O nosso conselho para você decidir entre uma e outra é pensar sobre a utilidade que dará à essa varanda.