Tipos de cerca para o jardim

20 de abril de 2020
Você quer cercar o jardim? Então é hora de conhecer os diferentes tipos de cerca para que ele tenha uma aparência mais atraente e interessante.

A decoração exterior da nossa casa oferece múltiplas possibilidades; por esse motivo, queremos nos concentrar nos tipos de cerca para o jardim, podendo verificar as diferentes fórmulas para delimitar o nosso espaço por meio de uma estética sutil.

Muitas vezes, concentramos a nossa atenção na decoração do interior da casa, até que chega o dia em que percebemos que poderíamos ter utilizado mais o jardim. Por isso, devemos tomar a iniciativa e entender que também é necessário decorar esse espaço.

Sem dúvida, existem cercas mais funcionais, enquanto outras buscam uma aparência estética mais atraente. A escolha de cada tipo dependerá do que você realmente quer trazer para o jardim e do valor que deseja atribuir a esse recurso decorativo. 

Tipos de cerca: cercas de metal

Tipos de cerca para o jardim

Esse tipo é bastante comum no mundo da decoração. Geralmente são utilizadas principalmente em chalés e chácaras, oferecendo uma estética realmente bonita por ser um material que pode ser trabalhado de diferentes maneiras, denotando um trabalho anterior com uma finalidade artística, como o trabalho de forja.

Por um lado, existem portões de aço, compostos por barras com acabamentos decorativos que podem ser pontiagudos ou com bolas. Eles geralmente são pintados de cores escuras e permitem a visibilidade externa.

Outro exemplo mais funcional é a malha metálica, que também tem abertura para o exterior. Geralmente é usada para cercar pastos, mas também pode ser útil no jardim. De fato, podemos ocultá-la colocando hera, árvores, sebes, etc. Esta é outra maneira de ocultar o interior da casa.

Ambos os tipos são os mais comuns no uso do metal.

4 tipos de cerca para o jardim feitos de madeira

Tipos de cerca para o jardim

Tanto para as casas quanto em parques infantis e espaços públicos, as cercas de madeira são mais recorrentes e ajudam a embelezar o local. A tonalidade que elas oferecem é neutra e não se destaca em excesso, oferecendo basicamente, naturalismo e calor cromático. Vejamos alguns tipos:

  • Por um lado, existem as cercas de ripas planas. Elas geralmente não são muito amplas e tentam oferecer funcionalidade. As cercas de tamanho pequeno são bastante comuns, com uma altura aproximada de um metro. No entanto, também existem cercas de até 2 metros.
  • Os postes cilíndricos também são bastante comuns, especialmente em recintos públicos. Eles podem ser encontrados com separações intermediárias ou unidos para oferecer opacidade. Esteticamente, eles apresentam um conteúdo muito semelhante ao modelo anterior.
  • Os paletes também podem contribuir para o mundo das cercas. Eles podem obter uma segunda utilidade ao serem colocados um ao lado do outro, criando assim um espaço bastante curioso por causa da estética que eles oferecem.
  • Outro tipo são as treliças. Elas cumprem o mesmo propósito que uma cerca, mas geralmente ocultam melhor o espaço que estão cercando. Consistem em painéis finos com pequenas ripas entrelaçadas. Além disso, elas podem ser encontradas em diferentes alturas.

Bambu: um recurso exótico

Tipos de cerca para o jardim

Na verdade, o bambu é um material bastante resistente. Mesmo estando ao ar livre, ele pode suportar todos os tipos de temperaturas e, ao mesmo tempo, cumprir a missão de proteger e resguardar o local. Estamos falando de um vegetal muito robusto que também pode servir como cerca. 

Os troncos de bambu são dispostos juntos, um ao lado do outro. É possível que eles sejam de diferentes tonalidades, o que permite gerar dinamismo e naturalidade, como se fossem uma floresta exótica. Além disso, as ripas alongadas também oferecem verticalidade.

Este material pode ajudar para que o nosso jardim seja diferenciado. Muitas vezes procuramos algo diferente do que geralmente é encontrado nas outras casas. É aí que está a verdadeira originalidade.

Usar bambu no jardim é algo completamente incomum.

Cercas para o jardim: painéis de ocultação natural

painéis naturais

Outro tipo muito interessante são os painéis feitos com material natural. Eles ajudam a esconder melhor o jardim, pois são caracterizados por sua opacidade através da união de galhos e hastes.

Basicamente, estas são cercas naturalistas que têm certa semelhança com alguns recursos naturais. Existe, portanto, uma diferença muito clara entre esses painéis e as cercas metálicas ou os painéis de madeira, considerados como materiais que passaram por um processo de fabricação.

Em vez disso, esses painéis são configurados como produtos naturais. De fato, existem muitos tipos, até mesmo com tons diferentes, embora geralmente sejam os tons terrosos que predominam.

  • Neff, Ludwig; Neufert, Peter: Casa. Vivienda. Jardín: el proyecto y las medidas en la construcción, Gili, 2006.
  • Stevens, David: Una habitación en exterior: diseñar el jardín en casa, Blume, 2008.