Vantagens do uso do fibrocimento na sua fachada

14 de janeiro de 2020
O fibrocimento é o resultado de uma mistura de ingredientes fornecidos pela natureza. Água, areia, cimento e fibras de celulose são tudo o que é necessário para criar esse material, que é altamente leve e resistente.

Neste artigo, mostraremos as vantagens do uso do fibrocimento na sua fachada, uma vez que este é um material muito versátil, usado de várias maneiras. Ele é composto de cimento, celulose e materiais minerais. Com esta mistura de materiais, podemos cobrir as paredes de uma forma leve.

Além disso, ele também possui outras propriedades, como não ser inflamável e ser resistente à chuva. Com o fibrocimento, podemos criar fachadas com texturas, cores e diferentes tonalidades.

Os painéis de fibrocimento são maleáveis ​​e não apresentam problemas ao serem perfurados, podendo ser usados para montar fachadas leves. O fibrocimento oferece a possibilidade de isolar e impermeabilizar as estruturas adequadamente.

Um dos pontos que devemos levar em consideração é o acabamento estético que será dado. Podemos ter um acabamento com juntas expostas, marcando-as para ter uma fachada modulada. Para ter uma superfície lisa, é possível optar pela junta invisível.

O que é o fibrocimento?

Vantagens do uso do fibrocimento

Placas de fibrocimento / abcpedia.com

O fibrocimento é um material usado na construção. Consiste em uma mistura à base de cimento ou de um aglutinante de silicato de cálcio. Para reforçar a mistura, são adicionadas fibras orgânicas, minerais e/ou inorgânicas sintéticas.

Originalmente, a fibra de amianto era usada como uma fibra de reforço para a mistura de fibrocimento. No entanto, o amianto trazia consigo vários problemas gerados pelo seu uso contínuo. Por isso, atualmente são utilizadas fibras de celulose, vidro e vinílicas, entre outras.

É comum que o fibrocimento seja utilizado na fabricação de canos para água pressurizada, tubos de drenagem e esgotos. Além disso, também podemos encontrá-lo em caixas d’água e chaminés.

Vantagens do uso do fibrocimento: características

algumas vantagens do uso do fibrocimento

Canos de fibrocimento / iuavila.es

Existem muitos usos para o fibrocimento, dos quais o uso em fachadas é um dos mais difundidos. Este material tem sido mais utilizado nos últimos anos, pois é bastante econômico.

Por ser um material barato, ele é usado em edifícios populares, como galpões, armazéns ou edifícios industriais. Além disso, as placas de fibrocimento podem ser onduladas ou lisas.

Essas placas são encontradas em diferentes tamanhos e podem ser usadas na construção de arremates e telhados. Devemos enfatizar que, ao escolher o tipo de fibrocimento, você deve evitar escolher aquele que contenha o amianto.

A instalação das placas de fibrocimento é feita através de ganchos de fixação e parafusos especiais que se encaixam na estrutura. Também pode ser encontrado na fabricação de canos e peças de conexão. Graças a isso, a rede inteira pode ser montada com este material.

Devido às suas características, as placas deste material podem ser reutilizadas, embora, devido à sua fragilidade, isso não ocorra com frequência. As placas de fibrocimento geralmente se deterioram porque estão sujeitas a trabalhos de montagem e desmontagem.

Os canos feitos com fibrocimento contêm cimento de alta qualidade, sílica e fibras orgânicas. A resistência desses canos é garantida pela maneira como os materiais são misturados.

O fibrocimento é um material preparado para suportar mudanças bruscas de temperatura.

Vantagens do uso do fibrocimento: alguns tipos 

Durock

uso do fibrocimento: características

Placas Durock / centralamericalink.com

Estes painéis têm uma forma retangular e uma espessura de cerca de 13 mm. Eles são feitos com uma base de cimento Portland, à qual são adicionados aditivos especiais. Eles também têm uma malha de fibra de vidro como reforço.

São usados principalmente para cobrir juntas e deixar a superfície pronta para que possa ser revestida com massa, cerâmica ou tinta.

Superboard

Vantagens do uso do fibrocimento na sua fachada

Placas Superboard / eternitconstruccion.com

Esta é uma placa plana forjada sob alta pressão, temperatura e umidade, por meio de um processo chamado de “Autoclave”. É utilizada na construção de fachadas exteriores por causa da sua alta resistência às condições climáticas.

Permabase

prédio moderno

Fachada Permabase / plataformaarquitectura.cl

São forjadas sobre malhas de fibra de vidro com cimento Portland. Elas têm um acabamento que as torna leves, mas possuem firmeza e resistência consideráveis. Devido ao seu acabamento, oferecem grande resistência à água, de modo que não incham nem se deformam.

Vantagens do uso do fibrocimento na fachada

uso do fibrocimento

Entre as vantagens do fibrocimento, podemos destacar que este material tem um custo menor em comparação com outros. Por esse motivo, podemos encontrá-lo com maior frequência em edifícios industriais.

Em termos de duração, as placas de fibrocimento são resistentes à água e à umidade. Essas placas também são capazes de suportar baixas temperaturas, sendo assim uma opção bastante durável.

No que diz respeito à manutenção das placas de fibrocimento, devemos levar em consideração o fato de que este material não se deforma nem desbota. Assim, a sua manutenção é simples e fácil, sem apresentar dificuldades.

As placas deste material têm a leveza como uma característica especial. Isso permitirá que o seu manuseio e transporte sejam mais fáceis.

O fibrocimento é um material altamente sustentável, além de resistente ao fogo, salitre, fungos e cupins. Além disso, ajuda a reduzir os efeitos incômodos do ambiente, como ruídos e alterações de temperatura.

É um excelente isolante térmico e acústico, proporcionando assim maior conforto ao edifício, o que gera uma economia considerável de energia.

Vimos as vantagens do uso do fibrocimento na sua fachada, por isso recomendamos a sua aplicação. Com este material, você poderá ter diferentes acabamentos na sua fachada.

Com alta qualidade, os painéis de fibrocimento estão se consolidando como um sistema de construção de uso expandido. Além disso, por serem versáteis, podemos usá-los na reabilitação e renovação de edifícios e prédios industriais.