5 formas de decorar sua casa com livros

· 17 de novembro de 2018
Se você é um amante da leitura, vai gostar das nossas ideias para decorar a sua casa com livros.

Decorar a sua casa com livros é uma excelente opção para quem gosta de ler. Dessa forma, podemos lhes dar uma segunda chance depois de tê-los lido pela primeira vez. Com eles, conseguiremos uma decoração muito original e pessoal.

Além disso, você verá que existem muitas opções disponíveis, todas com diferentes graus de complexidade. Por exemplo: podemos colocar dois ou três livros casualmente sobre a mesa, fazer um móvel ou acessórios usando livros.

Também devemos ter em mente que não há necessidade de usar livros completos: podemos escolher capas individuais ou páginas soltas. Então, se você gosta da tendência DIY (faça você mesmo), as 5 ideias a seguir irão ajudá-lo na hora de decorar sua casa com livros.

casa com livros

1. Cabeceiras personalizadas

Não será muito difícil fazer uma cabeceira personalizada. Além disso, dificilmente você precisará comprar material para isso. Apenas livros antigos ou que você não vai ler de novo, uma tábua de madeira, um martelo e pregos.

O mais importante é que você escolha os livros com um pouco de critério, para que eles tenham um tamanho e um estilo mais ou menos semelhantes. Assim, o resultado final será mais equilibrado. E, obviamente, a madeira deverá ter a mesma largura que a cama.

Depois, veja qual é o espaço da madeira que irá permanecer descoberto, levando em conta a altura da cama e do colchão. O espaço resultante é aquele em que poderemos realizar o nosso projeto.

Finalmente, temos que pregar (ou colar diretamente, se forem livros ou folhas estreitas) os livros sobre a madeira. Se você optar por livros que estejam abertos, cole com fita dupla face as primeiras folhas, para que não se soltem com a fricção ou com o passar do tempo.

2. Mobiliário ecológico

É a área em que podemos encontrar mais opções disponíveis. Podemos usá-los para decorar móveis que compramos, colocando pilhas de livros de maneira casual, por exemplo. Para tornar o resultado mais chamativo, você poderá colocá-los por tamanhos ou por cores. Uma possibilidade é criar combinações monocromáticas, mas é importante levar em consideração a decoração do espaço restante.

Se não, você poderá criar pilhas com eles para que funcionem como suporte. Nestas pilhas, colocaremos uma placa de madeira para fazer uma mesa ou um banquinho.

Outra opção, um pouco mais complexa (mas também mais original) é fazer móveis reciclados usando livros para isso. As opções são infinitas: poltronas, assentos, mesas, etc.

3. Tapetes exclusivos

Não são tão frequentes no mundo do design de interiores, mas ainda assim, são uma possibilidade. São ideais para espaços decorados com estilo vintage ou retrô. São um exemplo claro de tapetes que você poderá fazer com poucos materiais, e que não tomarão muito do seu tempo também. Você só precisa saber com clareza que forma quer dar para o seu tapete.

Recomendamos que, no caso dos tapetes, você use apenas as capas dos volumes. Dessa forma, será mais fácil ajustá-los bem, para que fiquem bem encaixados independentemente da forma do tapete.

4. Wall Art chamativa

É uma opção que fica muito interessante. O essencial é ter uma parede ampla, especialmente se for de cor clara. Se você pesquisar na internet, há muitas ideias para decorar as suas paredes: com grafite, murais, réplicas de pinturas em grande escala, fotos antigas…

Bem, você também poderá usar livros para decorar as suas paredes. Por exemplo: coloque pequenas prateleiras na parede para colocar livros verticalmente sobre elas. Neste caso, é muito importante que as capas sejam marcantes, pois ficarão totalmente visíveis. Você poderá escolher livros de arte, moda, quadrinhos…

Uma última possibilidade é fixar alguns livros contra a parede, de preferência à meia altura. Uma vez presos, você poderá deixá-los abertos, dobrando algumas folhas, para criar efeitos visuais.

5. Decore a sua casa com livros no Natal

Finalmente, queremos deixar algumas ideias para decorar a casa em um momento muito especial: o Natal. O mais fácil é usar folhas de livros para fazer guirlandas e outros enfeites.

casa com livros

Se você quiser usar livros completos, poderá empilhá-los para construir uma árvore gigante. Você também poderá envolvê-los com papel de embrulho para pendurá-los como enfeites.

Se você gosta de ambientes vivos e originais, escolha livros de cores muito diferentes para obter um espaço multicolorido. Na verdade, isso é válido para qualquer um dos exemplos que deixamos nas seções anteriores.

Como você pode ver ao longo deste artigo, os livros são uma ótima opção quando se trata de decorar a nossa casa. É preciso somente bom gosto e cuidado ao colocá-los e fixá-los nas superfícies, para evitar que eles se rasguem como consequência de batidas ou da passagem do tempo.