4 passos para fazer sua própria roupa de cama

· 15 de novembro de 2018
Se você quer fazer a sua própria roupa de cama, não precisará de muitos materiais. Depois de conhecer a técnica, escolha os tecidos da sua preferência.

Você gostaria de fazer os seus próprios lençóis e mantas? Que ideia excelente! É uma forma de dar um toque pessoal a sua roupa de cama. Embora existam muitas opções à venda, você poderá fazer lençóis maiores e com tecidos diferentes.  No entanto, como primeiro passo, você deverá saber o básico da confecção de roupa de cama e então decidir qual design ou tipo de tecido você prefere.

No artigo a seguir, falaremos sobre como confeccionar tudo você mesma, bem como os padrões que são tendência hoje em dia.

Como fazer roupa de cama

Fazer as coisas por si mesmo é realmente muito gratificante, sobretudo quando é algo de que gostamos muito e ao qual poderemos dar alguma utilidade. No caso da roupa de cama, isso não é uma tarefa muito simples. No entanto, depois de ter alguma experiência, você poderá fazer lençóis e mantas para quem quiser (ou até mesmo como um empreendimento próprio).

Os materiais que você precisa para fazer sua própria roupa de cama são:

  • Máquina de costura
  • Tesoura, alfinetes, fita métrica, agulhas
  • Tecido com 2,40 de largura (para cama de solteiro com 3,75 metros de comprimento e, para cama de casal, 5 metros de comprimento)
  • Linha da mesma cor do tecido
  • Um metro de elástico fino
Como fazer roupa de cama

Os passos

Quando você tiver reunido todos os materiais para fazer a roupa de cama, estas são as etapas a serem seguidas:

Comece com as fronhas que são menores e mais fáceis. Você deve cortar um retalho de 0,55 X 1,60 para cada travesseiro que você tiver. Faça uma bainha de cinco centímetros. Dobre ao meio e costure uma das bordas.

Em seguida, faça o lençol de cima. Para isso, você deverá cortar um retalho de 1,70 metros para uma cama de solteiro ou de 2,20 metros se for uma cama de casal. Faça uma bainha de 10 centímetros ao redor de toda a borda. Se você quiser fazer uma manta, o procedimento é o mesmo, exceto que a medida do tecido será um pouco maior (pelo menos 20 centímetros para que fique nivelado com o colchão ou ainda maior, se quisermos que  alcance até o chão). Além disso, o material também será diferente.

Para o lençol ” de baixo” você deverá cortar um retalho de 1,50 metros ou de 1,90 metros, dependendo se a cama for de solteiro ou de casal. Corte um quadrado de 25 x 25 centímetros em cada extremidade e costure para formar os cantos. Faça uma bainha de dois centímetros nas quatro bordas para inserir o elástico e então costure as extremidades. Em seguida, faça uma bainha por todo o tecido.

Tendências em roupa de cama

Agora que você já sabe como fazer a sua própria roupa de cama, o próximo passo é escolher o tecido. E para isso não há nada melhor do que estar atualizado com as novidades quanto ao que se refere aos lençóis. Existe uma grande variedade de designs e cores que podemos encontrar nas lojas, dentre os quais podemos destacar:

1. Estampas marcantes

As cores fortes e os padrões que chamam a atenção ao entrar no quarto são uma tendência atual. Isso deve usado em ambientes não muito sobrecarregados, onde o foco está na cama.

É uma excelente maneira de transmitir sensações, aumentar o conforto e, sem dúvida, com base em critérios mais estéticos do que práticos. O lado ruim é que, para algumas pessoas, se deitar em uma cama com lençóis muito chamativos é prejudicial ao seu descanso; principalmente se as cores forem escuras ou se os padrões forem muito complexos.

2. Tons pastéis

Não são uma boa opção apenas para o quarto das crianças; os tons pastéis são cada vez mais usados, porque eles têm um efeito relaxante e ideal para beneficiar o descanso.

Se você gosta da decoração nórdica ou romântica, então este tipo de tecido para roupa de cama é perfeito para você.

Tons pastéis

3. Estampas suaves

Poderá ser um lençol branco com algumas flores pintadas ou então com formas geométricas elegantes. Podemos encontrar designs mais ou menos carregados, mas sempre com um fundo de tom claro.

4. Desenhos rústicos

Neste caso, nos referimos aos padrões, mas também aos materiais da roupa de cama. Nas lojas, é possível encontrar tecidos que parecem ‘enrugados’, mas que são macios ao toque, ideais para mantas ou cobertores.

Existem tantos tecidos para fazer roupa de cama quanto existem quartos neste mundo. Se você quiser costurar os seus lençóis pela primeira vez, recomendamos que compre material fácil de cortar e manusear. Além disso, as estampas às vezes ajudam a ‘esconder’ defeitos na costura.