5 passos para fazer uma almofada térmica

28 de fevereiro de 2019
Uma almofada térmica é muito útil para aliviar dores e inflamações; e também para nos aquecer durante os meses de inverno.

Uma almofada térmica é uma bolsa de tecido preenchida com diferentes tipos de sementes e, muitas vezes, com elementos aromáticos. Ela é muito útil durante os meses mais frios do ano.

Obviamente, este é um objeto usado principalmente para aquecer o corpo, mas também para relaxar, acalmar dores musculares ou articulares.

E, embora seja verdade que uma almofada térmica não seja exatamente um objeto decorativo, hoje em dia é difícil não prestar atenção à sua estética; por essa razão, muitos fabricantes se esforçam para usar tecidos marcantes e costurá-las com formatos diferentes além do quadrado e do retangular.

Então, para fazer a sua própria almofada térmica, você deverá levar em consideração as suas preferências em termos de design para que, dessa forma, possa ter um objeto totalmente personalizado à sua disposição. Mãos à obra!

Passos para fazer uma almofada térmica

fazer uma almofada térmica

Foto cortesia de: Pinterest.

É importante esclarecer que, embora o uso de arroz e outros elementos para a fabricação de almofadas térmicas tenha sido altamente recomendado, essas não são as melhores opções.

Depois de ser usada várias vezes, a almofada feita com arroz pode ficar com um cheiro desagradável e abrigar insetos. Por isso, não é recomendado usar arroz para fazer almofadas térmicas.

A desvantagem de usar outros materiais, tais como caroços de cereja ou de azeitona, é que esses elementos não são totalmente ergonômicos e, em vez de promover o bem-estar, na verdade podem limitá-lo.

1. Reunir os materiais

  • Linha.
  • Régua.
  • Tesoura.
  • Giz ou marcador.
  • Agulha ou máquina de costura.
  • Enchimento: sementes de painço.
  • Retalhos de tecido (algodão, linho, etc.).
  • Opcional: 2 a 3 punhados de plantas aromáticas.

Prepare todos os materiais que mencionamos para fazer a sua almofada térmica. Você poderá usar um retalho de tecido que você já tenha em casa. Pode ser de algodão, linho, um pedaço de tecido (liso ou estampado) ou ainda uma camiseta velha, entre outros.

variedade de estampas para almofadas térmicas

Almofadas térmicas / cosmosartesania.es

2. Preparar o tecido

Primeiramente, você deve ter certeza do design que você quer para estruturar o formato da almofada. Lembre-se de que você deve levar em consideração a quantidade de tecido que você tem. Além disso, você deve tirar as medidas do tecido antes de começar a cortar.

Visto que a almofada térmica geralmente é aquecida no micro-ondas, é melhor fazê-las pequenas, por uma questão de conveniência.

Para fazer a sua primeira almofada, o mais recomendável é optar por uma forma retangular e um tamanho médio. E, uma vez definidas as medidas, com a ajuda da régua e do giz, marque as linhas nas quais você fará os cortes posteriormente.

Ao marcar com o giz ou marcador, deixe uma margem de costura de pelo menos 1 centímetro. Além disso, lembre-se de que você deve fazer dois retângulos do mesmo tamanho para montar os dois lados da almofada.

cortar o tecido em um formato retangular

3. Cortar e costurar

Uma vez cortado o tecido, você terá que colocar um pedaço de tecido sobre o outro e começar a costurar. Este processo pode ser feito manualmente (com agulha e linha) ou à máquina.

Você deverá deixar a extremidade superior da almofada aberta e, em seguida, colocar o seu enchimento. Depois de costurar os lados e a extremidade inferior da almofada, você deve virá-la do avesso para que, dessa forma, as costuras fiquem ocultas.

Você deve fazer uma costura que seja resistente pois, ao colocar o enchimento na almofada, o seu conteúdo gerará uma certa pressão nas laterais; dessa forma, evitará que ela se descosture facilmente.

Cortar e costurar

4. Colocar o enchimento da almofada

Depois de se certificar de que você fez costuras resistentes, você poderá preencher o interior da almofada térmica. Para não exceder a sua capacidade, recomendamos que você encha a almofada com 85-90% de sementes.

Além disso, se você preferir, poderá adicionar um pouco de lavanda, flor de laranjeira, alecrim ou eucalipto para perfumar a sua almofada térmica. Ao aquecer as sementes, elas ajudarão a reduzir as dores musculares.

Outra opção é impregnar o tecido dentro da almofada com um pouco de óleo essencial com o aroma da sua preferência.

Colocar o enchimento da almofada

5. Fechar e decorar de acordo com a sua preferência

Depois de ter colocado todas as suas sementes dentro da almofada, você poderá costurar a sua extremidade superior para fechá-la. Então, você poderá começar a decorar a almofada de acordo com a sua preferência; para isso, você poderá usar lantejoulas, botões e, até mesmo, laços e assim por diante.

Fechar e decorar de acordo com a sua preferência

Almofada térmica / con20deditos.com

Aspectos a serem considerados

Ao colocar a sua almofada térmica no micro-ondas, coloque também um copo de água morna; isso evitará que a almofada se queime. Além disso, lembre-se de não a aquecer por mais de 3 minutos.

Assim, como mencionamos anteriormente, você poderá usar a sua almofada térmica tanto para aquecer a sua cama à noite quanto para aliviar diversas dores no corpo.