Como fazer a sua própria prateleira com cordas

· 30 de maio de 2019
Você quer dar um toque natural e artesanal à sua casa? Um bom recurso seria o uso de prateleiras suspensas com cordas.

Hoje nos concentraremos em um projeto divertido e original: como fazer a sua própria prateleira com cordas. Um processo simples e fácil que você mesmo poderá fazer e sem gastar muito dinheiro.

Este móvel é de vital importância em uma casa. Ele nos permite organizar os nossos pertences e, ao mesmo tempo, decorar os ambientes. Além disso, também serve para expor as nossas recordações de viagens, elementos decorativos, fotografias, livros, etc.

Existe uma grande variedade deste tipo de móvel. As prateleiras podem ser encontradas em todos os estilos e tamanhos, adaptáveis a qualquer contexto e ambiente e, ao mesmo tempo, também podem proporcionar um toque sutil e original ao espaço.

Prateleira suspensa com cordas

Prateleira suspensa com cordas

Prateleira / pinterest.es

É cada vez mais comum ver prateleiras suspensas nas revistas de decoração de interiores. Mas, em que consiste esse tipo de prateleira? Ela é feita com ripas de madeira suspensas no teto ou na parede.

Este tipo de móvel nos lembra bastante o estilo navy ou marinheiro, por causa do uso das cordas. No entanto, este é um móvel muito versátil, que poderá combinar perfeitamente com qualquer ambiente. Do que precisaremos para fazer essa prateleira? Não serão necessários muitos materiais; os seguintes itens já serão o suficiente:

  • Ripas de madeira: o tamanho pode variar de acordo com o espaço que você quer que a prateleira ocupe.
  • Corda.
  • 2 ganchos ou argolas.
  • Uma lata de tinta ou verniz.
  • Uma furadeira e uma lixa.

Passo 1: design e organização das ideias

Design e organização das ideias

A primeira coisa que devemos fazer é o design da prateleira. Existem muitas variações, mas devemos ter clareza sobre as medidas, cores e materiais de que precisaremos. Uma opção seria aplicar o seguinte design:

  • Três prateleiras de madeira; no entanto, você poderá colocar mais ou menos prateleiras, dependendo do que você deseja.
  • Corda de cânhamo para dar um toque natural e ecológico. Uma corda de escalada também poderá ser usada. Se preferir um aspecto mais juvenil ou urbano, substitua a corda por uma corrente.
  • Verniz para intensificar a estética artesanal. Você também poderá aplicar uma cor específica para dar um toque mais alegre ou simplesmente deixar a madeira sem tratamento.

Passo 2: preparar a madeira

Preparar a madeira

Este é o passo mais importante na fabricação deste móvel, já que as ripas de madeira serão o centro das atenções desta prateleira.

A primeira coisa que temos que fazer é obter o tamanho adequado das prateleiras. Neste caso, você tem várias opções: comprar a madeira já cortada com as medidas apropriadas ou, ao contrário, reciclar um palete e cortar as peças de acordo com a sua preferência.

Uma vez que tenhamos os pedaços de madeira, é necessário lixá-los para evitar que fiquem farpas. Em seguida, faremos dois furos em cada uma das extremidades, que devem ser grandes o suficiente para que as cordas passem através deles.

E finalmente, aplicaremos o verniz. Isso nos ajudará a ter uma melhor manutenção e higiene, já que a poeira geralmente não adere a essa superfície tão facilmente.

A bricolagem é uma atividade que ajuda a eliminar o estresse e a embelezar a casa.

Passo 3: preparar as cordas

Preparar as cordas

Depois que a madeira secar, é hora de preparar as cordas. Esta é uma tarefa muito simples, já que só precisaremos passá-las pelos furos que fizemos na madeira. Para fixar a altura das prateleiras, daremos um nó logo abaixo.

Para este passo, recomendamos que você conte com a ajuda de outra pessoa. É necessário se certificar de que todas as peças estejam retas e paralelas. Portanto, é aconselhável medir corretamente.

Finalmente, para fixar as prateleiras na altura desejada, daremos um nó por baixo da madeira para que elas fiquem no lugar e não escorreguem para baixo.

Passo 4: pendurar a prateleira com cordas

pendurar a prateleira com cordas

Uma vez montada a nossa prateleira, iremos pendurá-la na parede ou no teto por meio de argolas. Para isso, precisaremos usar a furadeira novamente. Dessa forma, os ganchos poderão ficar melhor ajustados e haverá uma fixação mais profissional.

Em suma, este é um processo simples e que não requer nenhum esforço extraordinário. A aquisição dos materiais pode ser feita facilmente e o processo não levará muito tempo. Por isso, não hesite e se anime a fazer a sua própria prateleira.