4 quartos monocromáticos para bebês que você vai adorar

· 28 de novembro de 2018
A decoração monocromática pode parecer 'sem graça' a princípio. No entanto, se você seguir algumas dicas simples, isso não vai acontecer.

O quarto do bebê é um dos cômodos onde mais ‘caprichamos’ na decoração. É importante criar um espaço confortável, seguro e aconchegante. É o ambiente onde a criança terá o seu primeiro contato com a vida. Além disso, também é onde ela vai adquirir muitas de suas habilidades e desenvolver o seu caráter. Os acessórios decorativos e o ambiente que os bebês têm ao seu redor nos seus primeiros meses de vida são muito importantes para eles. Neste post daremos algumas sugestões de quartos monocromáticos para bebês.

Eles precisam de estímulos para o seu bom crescimento e desenvolvimento psicológico. Além disso, eles também precisam de um ambiente calmo e tranquilo que transmita harmonia. Estas são algumas das muitas vantagens de escolher quartos monocromáticos para os bebês.

As tendências de decoração mudaram drasticamente nos últimos 5 anos. Um dos mais importantes ‘revivals’ que chegou à decoração de interiores foi a decoração monocromática. E, certamente, ela está crescendo na decoração infantil. Os quartos monocromáticos para bebês definitivamente deixaram para trás outras linhas muito coloridas e enfeitadas, juntamente com o abuso de estofados e tapetes. Vamos explicar o que é a decoração monocromática, além de lhe dar várias propostas para que você se inspire.

a decoração monocromática

O que é a decoração monocromática

Aparentemente, decoração monocromática soa como a utilização de apenas uma cor para tudo, mas na verdade, não é bem assim. A decoração monocromática se baseia na escolha de uma cor e, a partir dela, aumentar ou diminuir a intensidade do tom principal nos complementos, adicionando também tons neutros que dão textura e profundidade ao ambiente, para que dessa forma ele não pareça e sem graça.

O equilíbrio em uma composição monocromática é conseguido através do uso de uma cor pura, combinada com complementos que adicionam contraste dentro das nuances da cor base. Para conseguir isso, precisamos ter algum conhecimento básico sobre cores análogas. Na decoração, podemos dividir as cores em três classes:

  • Cores frias: todas as tonalidades que variam desde os verdes, verdes-azulados, azuis até o lilás.
  • Cores quentes: variam desde os amarelos, laranjas, vermelhos até os violetas.
  • Cores neutras: toda a gama de cremes, marrons e cinza até o verde-cinza. Branco, preto e azul-petróleo também são cores neutras.
O uso das cores

A escolha de uma cor principal e a combinação com cores neutras pode dar excelentes resultados. Dessa forma, o uso das cores aumenta a sensação de amplitude no espaço. É possível aplicar padrões e estampas em tons neutros e usar alguns móveis de madeira também como um item neutro. Podemos até mesmo adicionar alguns objetos em cores opostas. Podemos fazê-lo através das almofadas, tapetes e outros acessórios, mas em pequenas doses.

1. Quartos monocromáticos para bebês em branco

O branco pode ser um pouco intimidador como opção na decoração de quartos monocromáticos. Se ele não for combinado adequadamente, vai ficar cansativo e sem graça. Por isso, combinar o branco com tons de marfim, com diferentes gamas de bege ou então com cinza-pálido vai proporcionar contraste e profundidade. O resultado fica espetacular se tivermos pisos ou tetos de madeira ou então se o combinarmos com toques de cinza ou preto.

2. Quartos monocromáticos para bebês em bege

O bege cria espaços luminosos, aconchegantes e acolhedores nos quartos monocromáticos. Fica muito interessante ao ser combinado com toda a sua gama de tons e com marrons, brancos ou verde-petróleo.

3. Quartos monocromáticos para bebês em cinza

Fica fantástico quando combinado com paredes, janelas e cortinas no mesmo tom. O cinza é a cor ideal para usar diferentes texturas em tecidos e pinturas. Combina muito bem com branco e madeira.

4. Quartos monocromáticos para bebês em verde

Para os quartos infantis, se recomenda um verde-acinzentado como cor principal. É uma cor muito estimulante. Traz frescor e vitalidade, mas também calma e sobriedade. É uma cor que cria cômodos calmos e serenos. Destaca-se especialmente com branco e madeira.

Quartos monocromáticos em verde

Os detalhes

As tendências atuais na decoração infantil rejeitam os clássicos rosa ou azul. O ideal é que um mesmo quarto possa ser usado tanto por um menino quanto por uma menina. Ainda que, caso não possamos resistir ao seu uso, podemos sempre os aplicar em complementos pequenos, adicionando uma nota de cor. Mesmo assim, é preciso fugir do exagero. Principalmente dos rosas fúcsia ou muito vivos. É melhor optar por detalhes em tom levemente rosado ou em quartzo rosa, no máximo em um par de complementos. Lembre-se que menos é mais, uma regra de ouro na decoração.

A decoração de quartos monocromáticos para bebês é uma opção que exige muito carinho na escolha das cores e materiais. Porém, será uma opção acertada porque sempre terá como resultado linhas limpas e harmonia visual. Algo que as crianças vão agradecer, bem como as mamães e os papais.