Decoração com franjas: algumas ideias interessantes

· 8 de outubro de 2018
Você quer saber mais sobre a presença das franjas nos objetos decorativos? Neste artigo mostraremos alguns objetos com franjas muito interessantes.

As franjas deixaram de estar presentes nas roupas durante décadas, para se tornarem participantes em muitos outros elementos e, claro, em objetos decorativos ou funcionais. Atualmente vemos a decoração com franjas em almofadas, mantas, cadeiras, guirlandas decorativas, paredes e até mesmo penduradas em objetos como luminárias ou espelhos.

Por esta razão, vamos mostrar neste post alguns exemplos e ideias interessantes de decoração com franjas, para que você possa comprar ou fazer você mesmo.

Decoração com franja em almofadas

As franjas começam a aparecer em diferentes tipos de tecidos e objetos têxteis das nossas casas. Um exemplo muito visto são as franjas nos contornos das almofadas. Mais uma vez, elas podem ser parte da capa de almofada já adquirida em uma loja de design, ou você mesmo pode colocá-las nas almofadas do seu sofá.

Em armarinhos, você poderá comprar tiras com franjas de diferentes cores e materiais. Tudo o que você precisa fazer é costurar a faixa de franja no contorno das suas almofadas. É um elemento decorativo muito interessante que dará um detalhe original nas suas almofadas. Se você não quiser gastar dinheiro, poderá fazer as franjas para as suas almofadas. Corte uma grande quantidade de lã em tiras e costure à mão ou máquina, uma à uma nos contornos das almofadas.

decoração com franjas

Fonte: etsy.com

Decoração com franjas em objetos originais

Crie a sua guirlanda de franja

Esta alternativa é a mais simples, comum e muito utilizada em residências para diferentes ocasiões. Se trata das guirlandas com franjas. Você poderá encontrar uma extensa variedade delas no mercado ou fazê-las você mesmo.

Para fazer guirlandas e decorar a sua casa com franjas, você poderá usar diferentes tipos de materiais. Os mais usados ​​são tecidos e papéis.

Estes são os materiais que você irá precisar:

  • Tesouras
  • Retalhos de tecido de diferentes cores e padrões
  • Papel de diferentes texturas e cores
  • Uma corda ou cordão

Se você escolher tecidos ou papel, a primeira coisa que você deverá fazer é cortar tiras pequenas, médias e longas, dependendo de quão longa você desejar que as suas franjas fiquem. Misture cores e texturas. Escolha um ou mais tons.

Depois de cortar todas as tiras do seu material, continue a amarrá-las lado a lado na corda. Pronto! Você já fez sua guirlanda de franjas. Você poderá alternar as franjas e deixar espaços, criar pequenos grupos ou cobrir toda a corda com franjas.

É uma ideia muito bonita e original para decorar com franjas. Servirá para decorar os seus quartos, os quartos das crianças ou a sala de estar. Se você quiser fazer guirlandas com franjas para qualquer aniversário ou evento em particular, poderá utilizar a cor desejada de acordo com a situação.

Suporte com franjas

A decoração com franjas, como já mencionamos, poderá ser encontrada à venda nas lojas ou feita por você mesmo. Neste caso, você poderá fazer o seu próprio objeto pendente decorativo com franja da forma que desejar.

Pegue uma vara ou um suporte de espessura fina, do material que você desejar. Escolha lãs de diferentes cores, espessuras e texturas, em seus tons favoritos. Corte tiras de lã do mesmo comprimento. Amarre-as na haste que você escolheu como suporte, uma ao lado do outra. Depois de cobrir toda a superfície ao seu gosto, “penteie” a cortina de fios de lã e apare os fios. 

Você terá criado um belo objeto decorativo com franjas de lã. Se você não quiser usar lã, poderá fazer a sua decoração com franjas de qualquer outro material que gostar. Para criar uma aparência um pouco mais rústica neste objeto, utilize uma barra de madeira ou um galho seco. Use tons de lã em cores cruas, terra e areia.

decoração com franjas

Fonte: etsy.com

Outros objetos pendentes com franjas

Você poderá encontrar nas lojas uma variedade infinita de objetos com franjas. Há luminárias, por exemplo, com franjas de diferentes comprimentos pendurados em sua base, ou mesmo espelhos com franjas em sua extremidade inferior como uma cortina.

A decoração com franjas é tendência atualmente e podemos colocá-las em todos os cantos da casa. Além disso, elas se tornam um detalhe muito bonito para todos os objetos. Use a sua imaginação e faça as suas próprias franjas para os seus itens favoritos ou para aqueles objetos esquecidos que precisam de um detalhe.