Dicas para desentupir os canos

17 de maio de 2020
Os canos geralmente ficam entupidos ao longo do tempo. É importante ter controle sobre a sua situação e saber como intervir de acordo com o tipo de produto que queremos usar.

A circulação de água através dos canos pode se tornar um verdadeiro problema se não fizermos a manutenção adequada.  Eles requerem supervisão e observação periódica para evitar problemas. Por isso, é do seu interesse conhecer as dicas a seguir para desentupir os canos.

A higiene é o conceito fundamental que deve prevalecer em todos os aspectos da nossa casa. Ela não deve ser apenas externa, mas também interna; ou seja, os canos que estão escondidos embaixo do piso e atrás das paredes podem apresentar problemas a longo prazo, principalmente se fizermos muito uso do banheiro.

Uma das situações mais comuns é a água da pia ou do chuveiro não escoar adequadamente, e até mesmo a água do vaso sanitário demorar muito tempo para escoar. Isso pode gerar problemas de salubridade e, no fundo, podemos resolver o problema se soubermos o estado dos canos.

Desentupir os canos com bicarbonato de sódio e vinagre

Dicas para desentupir os canos

As soluções naturais são eficientes e não prejudicam o meio ambiente. Para desentupir os canos, tanto o bicarbonato quanto o vinagre ajudam a eliminar resíduos e a promover a limpeza interna.

Primeiramente, precisamos colocar água em uma panela para ferver. Quando ela atingir o ponto de ebulição, devemos despejar o bicarbonato na pia e, em seguida, um copo de vinagre branco.

O próximo passo será a aplicação da água quente. Você perceberá que isso começará a surtir efeito, formando espuma e emitindo um odor bastante forte. Dessa forma, os sedimentos depositados nos canos serão destruídos. Então, basta abrir a torneira e deixar a água correr livremente durante 1 minuto.

O importante é procurarmos fórmulas eficientes e que ofereçam garantias.

Outras fórmulas que funcionam

Ferramentas

Continuando com algumas dicas para desentupir os canos, não podemos nos esquecer do desentupidor, uma ferramenta que tem sido muito usada ao longo dos anos como a principal ferramenta para desentupir. No entanto, ele não chega às áreas mais profundas. Por isso, mostraremos outras fórmulas que garantem um resultado extraordinário.

  • Todos nós conhecemos a utilidade da Coca-Cola. Esta é uma solução conhecida mundialmente e que funciona muito bem, embora a sua eficácia seja relativa. Basta aplicá-la e deixá-la agir durante cinco minutos; então, deixamos a água correr.
  • Outra solução é remover a tampa inferior do sifão dos canos (localizada embaixo da pia). Geralmente, muitos sedimentos se acumulam neste local. Recomenda-se colocar um balde ao abrir, pois a água pode sair com muita sujeira.
  • Uso de produtos profissionais: em muitas lojas de construção e ferragens, é possível encontrar produtos que geralmente são usados ​​por trabalhadores deste setor. É preciso ter muito cuidado, pois alguns são muito tóxicos. No entanto, a eficiência é garantida.

Desentupir os canos: solução para o cano da máquina de lavar

Lavadora

É verdade que a máquina de lavar roupa gera muitas dores de cabeça. Geralmente surgem problemas nos canos para retirar a água quando a máquina termina de lavar, a tal ponto que pode haver alguma saturação de sedimentos e a saída descontrolada da água para o exterior.

Uma solução que propomos é a limpeza do cano. Para isso, devemos mover o eletrodoméstico para o lado e visualizar o ponto de saída da água. Então, introduzimos um fio de arame, tentando chegar o mais longe possível em direção ao fundo.

Você verá que o arame geralmente encontra áreas mais duras, o que significa que há sujeira que deve ser removida. Vamos colocar e tirar o arame acima mencionado com força e, quando não pudermos mais avançar, o removemos e você verá como ele arrasta muita sujeira.

A melhor solução? Procurar um profissional

Dicas para desentupir os canos

Se a sua casa estiver em uma situação delicada e você não encontrar uma solução, o melhor a fazer é recorrer diretamente a um encanador profissional. Muitas vezes, o acúmulo de sujeira e a passagem do tempo fazem com que os canos fiquem muito deteriorados e saturados.

Portanto, é necessária a intervenção de um especialista, pois, por mais que você aplique produtos naturais ou químicos, eles podem não resolver o problema, sendo necessário trocar o encanamento.

  • Antúnez Soria, Francisco Martín; Mola Morales, Francisco José: Manipulación y ensamblaje de tuberías, IC Editorial, 2018.