Dicas para estofar uma cadeira de balanço em casa
As cadeiras de balanço ficam muito bonitas na sala, ao lado de uma janela, ao lado do sofá ou no quarto de um recém-nascido. Também são utilizadas em bibliotecas ou em varandas. São muito versáteis! Portanto, no artigo a seguir, daremos dicas para estofar uma cadeira de balanço e lhe dar uma nova vida.
Para estofar uma cadeira de balanço, primeiro você deve saber onde irá colocá-la e qual o nível de destaque pretende lhe dar. Depois poderá reformá-lo ao seu gosto e fazer com que ela combine com a decoração do ambiente.
Antes de estofar uma cadeira de balanço
As cadeiras de balanço podem parecer móveis antigos, mas nunca ficam obsoletas. Elas podem ser reformadas e pintadas de diferentes cores e materiais para combinar em quase todos os ambientes domésticos. Se você está pensando em estofar uma cadeira de balanço, recomendamos que você pense com muito cuidado onde irá colocá-la e que siga essas dicas.
1. Coloque entre assentos auxiliares
Em uma decoração nórdica, é muito comum ver uma cadeira de balanço ao lado de um belo sofá e de outros assentos menores, que servem tanto para apoiar os pés como uma bandeja com um lanche.
Se, além de estofar uma cadeira de balanço, você pintar a sua estrutura em cores escuras, dará ao ambiente mais calor e elegância. Como se ali fosse sentar um pai ou um avô para ler o jornal!
2. Escolha um lugar de destaque
Não tem problema se a cadeira de balanço não combinar totalmente com a decoração do ambiente… Pelo contrário! Dessa forma, ela vai “quebrar” com todos os padrões e se destacará dos outros móveis. Você poderá pintá-la de uma cor chamativa ou que não é usada em outro objeto do ambiente. Ou então colocar almofadas com estampas que não passem despercebidas.
3. Coloque-a ao lado da janela
Não há nada mais bonito do que se sentar para ver o jardim ou os carros passarem enquanto desfruta de uma xícara de chá. Ou do que ler nosso romance favorito com luz natural. A cadeira de balanço perto de uma janela nos dará a desculpa perfeita para tirar alguns minutos de descanso todos os dias.
4. Use-a no quarto do bebê
Se você acabou de se tornar mãe, certamente a cadeira de balanço se tornará o seu móvel favorito. Você poderá colocá-la em seu quarto ou no do bebê e usá-la enquanto o amamenta ou o acalma antes de dormir.
5. Também para exteriores
Se você tem a ideia de estofar uma cadeira de balanço, mas não sabe onde colocá-la dentro de casa… Deixe-a fora! A varanda, o terraço ou o quintal podem ser os melhores lugares. Nesse caso, recomendamos que você utilize materiais resistentes e aplique um tratamento à madeira ou ao material com o qual ela é feita. Dessa forma, ficará impecável por mais tempo.
Dicas para estofar uma cadeira de balanço
Agora que você já decidiu qual é o destino desse móvel tão bonito e versátil, provavelmente quer dar uma “mudança no look” e deixá-la como nova. Preste atenção às seguintes dicas para estofar uma cadeira de balanço.
1. Desmonte a cadeira de balanço
Embora possa parecer um pouco chato e desnecessário, a verdade é que, se você remover os parafusos do assento e os grampos da almofada, será mais fácil estofar. Além disso, você poderá analisar o estado dos materiais. Provavelmente terá que comprar algum item novo.
2. Lixe e pinte toda a superfície
No caso de, além de estofar uma cadeira de balanço, você quiser restaurá-la completamente, este é o momento adequado. Recomendamos que faça isso fora de casa porque a poeira e a tinta sujam bastante.
Com uma lixa, remova a pintura antiga. Quando estiver bem lixada, coloque jornal ou plástico sob a cadeira de balanço e comece a pintar. Você deve passar várias demãos para deixá-la perfeita. Deixe secar bem (por isso, também é bom que esse tipo de trabalho seja feito em ambientes externos).
3. Estofe novamente
Se você comprou uma espuma interior nova, terá que cortá-la na medida exata da anterior. Às vezes, com apenas uma placa não é suficiente, se quisermos que seja alta e confortável. Algumas cadeiras de balanço têm apenas espuma no assento, mas outras também incluem o encosto. As especificações são idênticas em ambos os casos.
Envolva as espumas com o tecido que você escolheu (pode ser de um material mais rústico, liso, que simule o couro, com estampas, etc.) e fixe bem com grampos. Lembre-se que deve ficar bem apertado, portanto, um grampeador específico será útil. Não é necessário comprar um grampeador muito caro, mas que seja robusto o suficiente para durar vários trabalhos de estofamento.
Por último, você terá que colocar as almofadas na cadeira de balanço e fixá-las com os mesmos parafusos que você removeu no início. Se eles não estiverem em boas condições, compre outros idênticos. E, assim, você já pode usá-la onde quiser!