Pintar seu apartamento: 4 formas criativas
Quando se trata de pintar o seu apartamento, você verá que existem muitas opções disponíveis. O mais importante é encontrar aquela que melhor se adapta ao estilo decorativo da sua casa. Pintar seu apartamento com uma pintura diferente e criativa é uma saída rápida e prática para levantar o astral do ambiente e renovar o espaço sem muito esforço.
Além disso, você também deve levar em conta qual é o cômodo que deseja pintar, já que em função disso haverá opções mais adequadas que outras. Com tantas opções existentes, não será difícil encontrar a maneira mais adequada para cada espaço.
Em outros artigos nós explicamos quais tipos de tintas existem e o que devemos considerar na hora de escolher a tinta adequada. No entanto, lembre-se de que existem tintas específicas para banheiros, cozinhas ou até mesmo para quartos infantis. Estas são basicamente mais fáceis de limpar e podem suportar mais umidade.
Depois de escolher o tipo ideal de tinta para pintar o seu apartamento, o próximo passo é pensar sobre o design ideal. Muitas vezes, simplesmente pintamos todas as paredes da mesma cor. No entanto, há muitas opções criativas e originais que você mesmo poderá realizar.
A seguir, deixaremos 4 possibilidades que você poderá levar em conta. Nós esperamos que lhe sirvam de inspiração.
1. Pintar seu apartamento com alguns contrastes
São essenciais para um maior dinamismo no ambiente em questão. Dessa forma, o resultado não será tão monótono, algo que poderá acontecer facilmente se deixarmos as paredes do mesmo tom.
Para fazer isso, a coisa mais simples é escolher uma cor para duas ou três paredes, deixando a quarta parede de outra cor. Esta foi uma tendência por bastante tempo. O mais importante é escolher cores que combinem bem. Dessa forma, você poderá criar combinações monocromáticas interessantes.
Outra opção é pintar apenas uma parte de cada parede com uma cor: é o que conhecemos como half painted walls. Para que o resultado final não seja excessivo, recomendamos que uma das duas cores seja muito clara. É algo que também podemos ver nos móveis. Quanto à separação entre as duas cores, poderá ser clara e precisa ou mais difusa, sempre dependendo do seu gosto.
2. Faça um mural artístico
Também é conhecido como Wall Art. Nesses casos, é melhor que o mural ocupe apenas uma das paredes para que a sala não fique muito carregada. E se as paredes restantes forem pintadas de forma discreta e simples, melhor.
Isso é algo que você poderá fazer sozinho, embora também possa encarregar uma empresa ou loja especializada nesses tipos de trabalhos, assim como em papéis de parede.
Obviamente, existem muitos estilos diferentes: tipo grafite, mais clássicos, imitando uma pintura famosa, uma fotografia em grande escala, uma paisagem, etc.
3. Fazer alguns desenhos na parede
Isto é ideal caso você não queira pintar sua parede novamente, mas apenas dar um toque um pouco inovador. Além disso, é algo que você mesmo poderá fazer sem problemas.
Para isso, o mais usual é a utilização de estêncis ou rolos em relevo, de modo a deixar um padrão ou desenho na parede. Com eles você poderá imitar o acabamento dos papéis de parede. Uma maneira um pouco mais alternativa consiste em cortar uma fruta pela metade, pintar a superfície recém cortada e carimbá-la sobre a parede.
Em geral, o que vemos são estampas mais geométricas ou plantas, embora nos quartos das crianças também poderemos colocar borboletas, pássaros…
Se você quiser criar um contraste, poderá fazer desenhos apenas em uma parte da parede, por exemplo na parte acima do rodapé ou apenas acima dos móveis.
Você também poderá fazer desenhos coloridos nas paredes de tons claros, ou vice-versa. Se não, você também poderá optar por um único desenho grande, como por exemplo, um mapa-múndi.
Fonte: pinterest.com
4. Obtenha texturas e efeitos chamativos
Sem dúvida, essas opções irão chamar muita atenção ao pintar seu apartamento de uma forma original. Para isso, existem tintas específicas.
Um exemplo são as tintas aquosas, com as quais nós também poderemos conseguir efeitos bicolores e um pouco translúcidos. Você também poderá optar por tintas com efeito lousa (para cozinhas, áreas de estudo ou quartos infantis).
Quanto às técnicas, você poderá usar a técnica do trapeado. Consiste em aplicar ou espalhar a tinta com a ajuda de um pano, para que o resultado não seja uma parede lisa. É importante exercer uma pressão mais ou menos uniforme, de modo que fiquem áreas muito mais escuras do que outras.
Um resultado muito original
Como você pode ver, há muitas opções diferentes a considerar quando se trata de pintar o apartamento de forma criativa e original. Embora seja possível combinar técnicas não é muito recomendável, pois pode quebrar a harmonia do ambiente.
Por isso, se você vai pintar o seu apartamento, é muito importante levar em conta o estilo decorativo do ambiente e o resultado que queremos obter.