Restaurar mesas antigas com um toque romântico

· 18 de agosto de 2018
Se você tiver uma ou mais mesas antigas em desuso, considere restaurá-las e alterar a sua aparência dando-lhes um novo toque, como, por exemplo, o romântico.

Hoje lhe daremos algumas ideias para restaurar mesas antigas de uma forma muito específica: com um toque romântico.

Atualmente, encontramos alguns estilos decorativos em que vemos certas reminiscências do romântico, como, por exemplo, o Shabby Chic ou o estilo vintage.

Em ambos os casos, geralmente encontramos uma paleta de cores muito clara e neutra, que trará mais luminosidade para os espaços. Embora esses estilos tenham origens diferentes, é verdade que em ambos também encontraremos móveis um pouco desgastados, envelhecidos e com um ar nostálgico.

Ao longo deste artigo, queremos falar sobre como dar esse toque romântico em mesas antigas, que você mesmo pode restaurar. Como estamos observando, alguns estilos do passado estão voltando mais fortes do que nunca.

O charme da madeira desgastada

Que uma mesa ou outro móvel seja antigo não significa que não tenha mais possibilidades. Às vezes, é necessário apenas uma pequena mudança para que pareça novo.

Vamos imaginar que shabby poderia ser traduzido como “desgastado” e chique como “moderno”. Este conceito é claramente aplicado aos móveis: eles tendem a apresentar um aspecto desgastado.

No caso de mesas antigas, o passar do tempo é o que faz com que a madeira fique desgastada. No entanto, atualmente, muitas vezes procuramos esse efeito de desgaste de propósito.

Para isso, o efeito da decapagem nos ajudará muito, uma técnica que envolve retirar de algumas áreas a camada de tinta que cobre a madeira. Você pode fazer isso com uma lixa, passando em determinadas partes, como bordas ou pernas, para que o resultado não fique muito exagerado, já que precisa parecer natural.

Caso contrário, a pintura com efeito de giz também é uma excelente alternativa, já que o resultado final será bastante similar. Além disso, você pode adquiri-lo facilmente.

restaurar mesas antigas

A paleta de cores ideal para restaurar mesas antigas

Seguindo a ideia de decapagem, devemos enfatizar a importância de uma escolha correta de cor para a sua nova mesa. No caso do Shabby Chic, as cores principais são o branco, os tons pastéis e o rosa claro.

Antes de escolher a cor, tenha em mente em que espaço você irá colocar a mesa. É importante manter a continuidade visual em todo o espaço, para que não percebamos um forte contraste quando entrarmos no ambiente em questão.

Lembre-se de que o importante é que seja uma cor suave e discreta. O toque de decapagem, deve ser natural e casual, de modo que pareça que este é o estado da mesa com o passar dos anos.

Com os móveis vintage ou rústicos, acontece exatamente o mesmo. As cores devem ser claras, como azul, verde, bege, etc. E se você quiser dar um toque mais dinâmico, pode deixar algumas partes com a madeira à vista (por exemplo, a área das bordas da mesa), sempre de maneira homogênea.

Obtenha um toque romântico com o Toile de Jouy

O Toile de Jouy é um tecido de algodão pintado com um desenho monocromático (violeta, vermelho…) em um fundo cru ou esfumado, como aqueles de que falamos no parágrafo anterior. Os motivos decorativos são cenas pastoris onde as plantas também aparecem representadas.

restaurar mesas antigas

Bem, embora originalmente isso fosse limitado ao campo dos têxteis, agora também o vemos nos papéis de parede ou até mesmo em alguns móveis (como por exemplo, nas cômodas).

É muito simples, basta pintar a superfície do móvel com uma cor clara e nessa superfície pintar motivos vegetais de uma mesma cor que se complemente com o fundo. Também não é necessário que haja muitos motivos por toda a superfície, também podem ficar bem alguns poucos em uma lateral da mesa.

Mesas antigas com um novo visual

Com essas ideias, você poderá fazer com que uma mesa antiga ou fora de uso volte a atrair a atenção dos seus convidados. Além disso, você viu que o processo não é muito difícil: devemos apenas lixar bem a superfície antes de pintá-la com as cores adequadas.