Tipos de caixas de vinho e os seus possíveis usos na decoração
A possibilidade de ter uma adega de vinhos em casa está ao alcance de muito poucos. No entanto, temos a oportunidade de trabalhar com os diferentes tipos de caixas de vinho e os seus possíveis usos na decoração, seja para organizar garrafas ou para usá-las como um recurso ornamental.
Essas caixas podem ser trabalhadas de diferentes maneiras para serem transformadas em elementos versáteis que podem fazer parte da estética da casa. Elas não são simples recipientes: escondem uma ampla gama de oportunidades que são realmente interessantes.
O que podemos obter com esta fórmula decorativa? Basicamente, podemos atingir um grau de sofisticação e originalidade que irá além das normas estabelecidas. Na verdade, daremos um toque distinto à nossa casa.
Entre a seriedade e a elegância
Imagem cortesia de: parafernaliablog.com
Quando falamos em vinhos, trazemos para a nossa casa um ambiente descontraído e requintado. Ter garrafas bem organizadas e prontas para serem consumidas é algo que diz muito sobre nós. No entanto, devemos tê-las sempre à mão.
Como elas devem ter uma aplicação prática na própria decoração, devemos trabalhar fundamentalmente com a estética das caixas. Através delas, podemos obter um conteúdo decorativo que mostre a nossa personalidade.
De qualquer forma, o significado que essas caixas nos trazem pode oferecer seriedade e elegância. Elas quebram a tônica dos recursos decorativos obtidos em lojas e contribuem para a decoração de uma maneira ativa, gentil e alternativa.
– Recorrer a este tipo de recurso decorativo nos ajudará a representar a nossa personalidade na decoração. –
4 tipos de caixas de vinho para a decoração
Imagem cortesia de: sp.schrankde.com
Com imaginação e criatividade, todos os tipos de caixas podem ser aproveitados. Usando madeira ou papelão, é possível fazer diferentes tipos de recipientes para abrigar garrafas desta bebida milenar. Nesta ocasião, vamos nos concentrar em 4 tipos que são interessantes para a casa.
- Primeiramente, devemos mencionar o modelo padrão: ripas de madeira unidas e sem espaços entre elas. Para embelezar o todo, aplicar verniz e lixar a superfície proporcionará um resultado refinado. Elas são úteis como prateleiras para pendurar nas paredes.
- Outro exemplo são as caixas que possuem ripas com separações intermediárias. Esse tipo fica muito bonito disposto próximo à parede ou também podem receber pés para serem transformadas em pequenas mesas. De fato, elas se encaixam muito bem em qualquer espaço pequeno.
- Por outro lado, existem aquelas que possuem divisórias internas. O objetivo é colocar as garrafas uma atrás da outra, de forma funcional. Estamos falando de um modelo que perde capacidade decorativa em comparação com a praticidade.
- Um último tipo que vale a pena destacar são as caixas de vinho cujo material é o plástico. Elas perdem elegância e sofisticação, mas ganham originalidade e caráter alternativo. Elas podem ser reutilizadas como luminárias, existindo até mesmo a possibilidade de juntar várias delas.
Em que podemos transformar a caixa individual?
Imagem cortesia de: unapizcadehogar.com
Existe um tipo de vinho comercializado no mercado que vem em caixas individuais. Elas geralmente possuem a função de recipiente e contêm diferentes imagens da marca do lado de fora. Esse tipo pode se tornar um bom recurso para a decoração.
Uma vez que a sua funcionalidade original tiver sido perdida, elas podem ser usadas para diferentes propósitos. Um deles seria como jardineira, considerando que o seu formato retangular e alongado permite abrigar várias plantas.
Por sua vez, existe a opção de usá-las como prateleira ou toalheiro. No fundo, a estética da caixa é simples e se encaixa muito bem em qualquer decoração de interiores.
– Existem inúmeras maneiras de trabalhar esse tipo de caixa. –
Caixas de vinho com alças de corda
Imagem cortesia de: a.facilisimo.com
As cordas com função de alça são bastante comuns nessas caixas. Elas oferecem maleabilidade e são esteticamente rústicas. Por isso, elas podem ser usadas como gavetas em uma cômoda do quarto. De fato, as próprias cordas serviriam para puxá-las e abrir cada uma delas.
A cor da madeira favorece o estilo decorativo do espaço e transforma o móvel em um recurso original, diferente do que geralmente encontramos nas lojas.
É verdade que essas cordas requerem tratamento a longo prazo, pois podem se deteriorar devido a tanto uso e, assim, prejudicar a essência própria da caixa de vinho.
O que você achou das nossas ideias para decorar com caixas de vinho? Coloque-as em prática.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
De la Varga, Sonia: Reciclaje creativo, Gustamontón, 2016.