Logo image
Logo image

Trapilho: a sua utilização na decoração

4 minutos
Os acessórios feitos em trapilho são bonitos, úteis e fazem bem ao meio ambiente. Por isso, essa prática está cada vez mais em moda.
Trapilho: a sua utilização na decoração
Última atualização: 05 outubro, 2018

Não é segredo para ninguém que os projetos DIY (faça você mesmo) estão totalmente na moda. O trapilho está incluído nesta tendência, e serve tanto para a moda quanto para a decoração, passando pelo artesanato e muitas outras áreas.

Os projetos de trapilho assemelham-se a outros projetos, que têm a ver com a confecção de roupas e outros elementos. Por exemplo, o patchwork, o tricô ou o crochê.

No texto de hoje, falaremos sobre essa moda tão peculiar, focando em sua influência na decoração. 

O que é o trapilho?

Em primeiro lugar, o trapilho é um material que procede da reciclagem de tecidos de camisetas. Trata-se de um material especial e, talvez por isso, faça tanto sucesso entre as artesãs.

Não podemos esquecer que a nossa sociedade está mais preocupada do que nunca com o impacto sobre o meio ambiente, e tudo o que possa contribuir para uma melhora do entorno é bem-vindo.

O trapilho é um material sólido, resistente e, por isso, duradouro.

Além disso, pode ser trabalhado de diferentes maneiras: com duas agulhas, como no tricô, com agulha de crochê ou simplesmente com as mãos, sem nenhum instrumento.

A grande variedade de cores e grossura (há uns mais finos do que os outros) fazem com que também exista uma variedade importante de elementos que podem ser feitos a partir deste material.

Tipos de trapilho

Existem, principalmente, três tipos de trapilhos:

  • O trapilho que é coletado de camisetas velhas ou em desuso.
  • O que se compra das sobras de tecidos das fábricas têxteis.
  • Bobinas de trapilhos: são tiras de tecido que encontramos nos comércios.

Agora, os dois primeiros tipos de trapilho têm menos variedades, já que, por serem reciclados, têm cores e grossuras determinadas, sendo difícil encontrar grandes quantidades de tecidos iguais. Por outro lado, as bobinas que compramos no comércio tem variadas cores, que podem ser escolhidas pelo consumidor.

Uma das virtudes do trapilho é que, dependendo do tecido de onde provenha, pode ser opaco, de cetim, com franjas ou bordados.

Some figure
Diferentes tipos de trapilho / susimiu.es

Em geral, é um material muito variado. Encontramos em várias cores e texturas.

Como se trabalha?

Geralmente, tecemos o trapilho com duas agulhas pequenas e grossas chamadas XXL. Também há alguns projetos, mais simples, que só precisam das mãos.

A técnica é parecida com a do crochê, mas neste caso o material não é lã e o ponto é muito mais grosso.

Para que se utiliza?

De fato, o trapilho tem muitas utilidades.

É um material versátil e resistente que pode ser utilizado para confeccionar acessórios têxteis (cachecóis, gorros), bonecos, colares, pulseiras, bolsas e cintos e, é claro, elementos de decoração.

Some figure
Cesto feito de trapilho / desvanamigurumi.blogspot.com.es

O trapilho na decoração

Qualquer técnica de elaboração de elementos que seja fácil e barata vai se popularizar e, em seguida, chegar a várias áreas.

Esse foi o caso do trapilho, que inicialmente começou como uma forma de reciclar camisetas para fazer colares. Hoje, a técnica já se estendeu no mundo da moda e da decoração.

Uma das vantagens desse material é que ele só requer tempo e imaginação para trabalhá-lo. Aprender a fazê-lo é muito simples, já que atualmente há uma infinidade de tutorais para darmos os primeiros passos no mundo dos trapilhos.

Além disso, trata-se de um material grosso em relação à lã ou ao fio de tricô. Por isso, os projetos são finalizados em quase metade do tempo.

Mas, se você não tem tempo e não se dá tão bem com trabalhos manuais, é possível comprar os produtos já prontos.

Tecidos de trapilho

Na decoração, o trapilho tornou-se uma tendência que está no auge e cada dia ganha mais adeptos.

É muito comum vermos nas casas algum acessório com este material. Podemos encontrar vários elementos para a decoração da casa, como por exemplo:

  • Colchas
  • Mantas extragrandes
  • Capas para almofadas, sofás ou vasos sanitários
  • Tapetes (redondos, quadrados, retangulares, grandes ou médios)

Mas, a sua versatilidade permite a criação de outros elementos decorativos e funcionais, como cestos de armazenamento.

Some figure
Elementos de trapilho / tejidosacrochetpasoapaso.com

Nos cestos, podemos encontrar muitas variedades. Uma das que mais gostamos é combinar o cesto de trapilhos com alças de outros materiais, como a corda ou o couro sintético.

Outros elementos que ultimamente acompanham essa tendência são os pufes e as lâmpadas.

É claro que, para fazê-los, precisamos de um pouco mais de habilidade. No entanto, isso é possível, e não há limites para tamanhos ou formas.

Conclusão

O trapilho é um material fácil de trabalhar, econômico, ecológico e muito bonito.

Além disso, essa técnica permite realizar projetos em menos tempo, dependendo da grossura dos trapilhos escolhidos.

Por outro lado, o uso do trapilho na decoração da nossa casa traz naturalidade e aconchego. Também torna os cômodos mais acolhedores, com seus pontos grossos e grandes.

Os elementos decorativos elaborados com trapilho são perfeitos para estilos como o boho-chic e o nórdico.