5 maneiras de decorar a sua casa com plantas

27 de janeiro de 2020
Há maneiras de decorar a casa com plantas para todos os gostos, desde flores coloridas até as plantas suspensas.

As possibilidades para decorar a sua casa com plantas são infinitas. Porém, fazer isso com bom gosto e obter bons resultados nem sempre é tão simples. A seguir, propomos 5 maneiras de fazê-lo com sucesso, para que você possa escolher o estilo mais apropriado para cada espaço sem medo de errar.

1. Decore a sua casa com plantas no chão

maneiras de decorar a sua casa com plantas

Uma casa com plantas decorativas pode ser obtida de diferentes maneiras e perspectivas. Se você está procurando por um toque contundente, porém sutil, isto é, que seja percebido, mas sem se transformar em uma autêntica selva, esta é uma ótima opção. As plantas grandes em vasos no chão ficam visíveis, mas sem sobrecarregar o ambiente.

Quando planejamos uma casa com plantas, é comum nos esquecermos do quarto, mas muitas vezes, esse cômodo tem espaço suficiente para que isso possa funcionar. Os vasos no chão são perfeitos para esta parte da casa. Além disso, se também forem usadas plantas menores na parede ou em outros pontos, tudo ficará perfeito.

2. Árvores para criar ambientes

maneiras de decorar a sua casa com plantas

A decoração da sua casa também pode ficar mais bonita com pequenas árvores. Não será necessário ter muito espaço ou um jardim, pois existem tipos de dimensões muito acessíveis. O bonsai é um bom exemplo disso, pois ocupa o mesmo espaço que um vaso de plantas médio.

Outra opção é decorar a sua propriedade com plantas, usando também árvores em conjunto. Isso funciona melhor em espaços grandes onde a natureza não acabe sendo excessiva. Uma árvore simples do tipo palmeira é uma opção sutil e que oferece a possibilidade de implementar este estilo. Porém, é interessante que a decoração seja suave.

3. Desfrute de uma casa com plantas suspensas

maneiras de decorar a sua casa com plantas

As plantas suspensas voltaram a ser uma tendência nos últimos anos e há diferentes maneiras de usá-las na sua casa. Em algumas áreas grandes, como a sala de jantar, por exemplo, elas podem ser penduradas juntamente com as luminárias, criando assim um efeito casual. É possível também cultivar hortelã ou alecrim para utilizar na cozinha.

Se você está procurando por algo muito mais sutil ou tem menos espaço e, portanto, decidiu pendurar as plantas, também há outra opção. O uso de vasos de vidro com água pode afastar a ideia de rigidez e proporcionar um ambiente mais agradável. Se, além disso, você usar plantas pequenas, tudo poderá ficar absolutamente elegante.

4. Varandas com flores e trepadeiras

maneiras de decorar a sua casa com plantas

Decorar o exterior da casa com plantas é muito comum e há diferentes estilos interessantes para conseguir isso. Um dos mais divertidos é o uso de flores coloridas e trepadeiras. Nesse caso, a natureza invade o espaço e traz muita vivacidade. No entanto, isso não é adequado para quem sofre de alergias ou para quem ama coisas simples, mas é algo que certamente alegrará qualquer ambiente.

Se houver uma pequena varanda com pouco espaço, também é possível usar plantas na decoração externa. Os vasos médios e pequenos darão um toque de cor à fachada. Se isso contrastar com as cores escolhidas para a arquitetura do edifício ou da casa, o resultado será encantador.

5. A magia das plantas exóticas

Plantas tropicais

A sua casa com plantas também poderá ter um toque exótico e tropical. Uma maneira de fazer isso é usar cactos e outras espécies semelhantes.

Para combiná-los de uma maneira original, também é uma ótima ideia usar pequenas plantas na parede. Se elas forem fixadas com tábuas de madeira, tudo ficará muito mais orgânico e compatível com os estilos boêmios.

Para um toque muito mais inspirador, o uso de pedras em cores neutras é ideal. Isso funciona perfeitamente para diferentes estilos: oriental, boêmio ou minimalista.

Se você também deseja poupar em termos de manutenção, poderá usar plantas artificiais, que definitivamente não precisarão de terra nem de cuidados.

Em suma, decorar a sua casa com plantas e flores é uma excelente ideia que pode ser aplicada de diferentes maneiras, de acordo com o gosto de cada pessoa. A grande variedade de tipos de plantas que podem ser encontrados oferece muitas possibilidades nesse sentido, fazendo com que isso seja algo acessível a todos os orçamentos.

A manutenção das plantas voltadas para a vida doméstica geralmente não é muito complexa e é praticamente limitada à rega regular. Mas, se isso não for possível, atualmente existem plantas artificiais decorativas muito elaboradas. Ninguém notará a diferença e a sua casa ficará cheia de vida.