Decorar com bonsai e como cuidá-lo

· 6 de janeiro de 2019
Você quer decorar a sua casa com um belo bonsai? Neste post mostraremos como fazê-lo e também como cuidá-lo.

Neste post, vamos mostrar de que forma você poderá decorar com bonsai todos os cantos da sua casa e também quais são os cuidados que você deve lhe proporcionar.

O bonsai é uma árvore em miniatura de origem japonesa que dá uma aparência original e muito bonita aos espaços. São espécies exóticas que exigem cuidados rigorosos para o seu crescimento adequado. Além disso, se você é um amante das árvores e das plantas, dedicar um tempo importante todos os dias ao cuidado do seu bonsai vai lhe trazer muito bem-estar.

Cuidados com o seu bonsai

Os bonsais são espécies que requerem cuidados específicos e muito meticulosos. Assim como todas as plantas, eles vão precisar de luz, água e uma poda adequada. Existem diversas espécies, com seus troncos, folhas e flores determinados de acordo com cada tipo.

Além disso, eles se caracterizam pela beleza dos seus troncos. Há bonsais com troncos grossos, finos, retos ou curvos, por exemplo. Portanto, os cuidados exigidos por essas belas árvores japonesas vão variar de acordo com a espécie de cada bonsai.

É ideal adquirir um bonsai já em crescimento, porque se você quiser plantar desde o início, precisará esperar por vários anos. Portanto, recomendamos que você adquira um já em crescimento, comece a cuidar dele e fazê-lo crescer.

Decorar com bonsais

Luz e água

Você deve lhe fornecer muita luz natural e regá-lo constantemente. Tente pesquisar sobre os cuidados com a sua espécie em particular, já que nem todos os bonsais precisam dos mesmos cuidados.

Os bonsais mais tropicais, por exemplo, vão precisar de uma quantidade maior de água, bem como permanecer em espaços úmidos. Por outro lado, para aqueles que não são tropicais, se você colocar água demais, as suas raízes podem apodrecer e morrer.

Terra fértil

A aplicação de fertilizante para manter o solo fértil é essencial para todas as plantas. Tente utilizar fertilizante orgânico no seu bonsai e mexa a terra de vez em quando. Dessa forma, com uma boa porção de fertilizante e uma boa drenagem, o bonsai crescerá forte e saudável.

Poda

Por outro lado, a poda é um dos cuidados mais importantes com o bonsai. Trata-se de “moldar” a espécie e acompanhá-la em seu crescimento de acordo com a sua forma e a maneira que você quer que ela cresça.

Além disso, a poda é necessária para manter essas pequenas árvores em tamanho miniatura. Ela deve ser podada tanto no verão quanto na primavera. Tente eliminar todas as folhas e galhos secos. Dessa forma, o bonsai  crescerá com mais conforto e rapidez.

Decorar com bonsais

Você deve levar em conta todos esses fatores ao comprar um bonsai. Informe-se de acordo com a espécie que você possui em sua casa e lhe dedique alguns minutos todos os dias.  Dessa forma, ele crescerá saudável e forte com o passar dos anos.

Como decorar com um bonsai

Este elemento natural, bonito e exótico ficará ótimo nos cantos interiores ou exteriores da sua casa. É importante que você possa colocar o seu bonsai em algum espaço da sua casa, de tal forma que ele seja ressaltado e se destaque por sua beleza.

Você poderá colocá-lo em pátios, jardins, na sala de estar, nos quartos, no hall de entrada e até nos banheiros. Tudo vai depender da maneira que você escolher para esta maravilhosa espécie decorar os seus espaços.

Escolha o cantinho ideal

Você poderá colocar o seu bonsai em um belo vaso que combine com o estilo da sua arvorezinha. Escolha o recipiente que mais gostar e que, ao mesmo tempo, combine com o restante da sua decoração interior ou exterior. Você deve determinar onde quer colocá-lo.

Se você quiser colocá-lo dentro da sua casa, então deverá escolher um cantinho com uma boa quantidade de luz natural. Caso contrário, esta espécie não vai sobreviver.

Decorar com bonsais

Outra alternativa muito boa é colocar o seu bonsai em uma pequena mesa alta. Coloque-o em um canto com paredes de cores neutras.

Dessa forma, ele se destacará nos seus espaços e será o protagonista da sua casa. Se você optar por decorar o hall de entrada da sua casa com um bonsai, ele dará um destaque especial e chamará a atenção quando entrarmos.

Com o cuidado necessário e uma localização ideal, você poderá decorar os cantos vazios da sua casa com um bonsai. Estas exóticas espécies em miniatura darão muita originalidade aos seus ambientes.

Assim, se você adora plantas e árvores e gosta de lhes dedicar grande parte do seu tempo livre, cuidar de um bonsai pode ser uma ótima alternativa. Então, escolha o bonsai que mais lhe agrade, cuide dele e decore o interior da sua casa. Os bonsais são diferentes, únicos, bonitos e dão personalidade à sua decoração.