Logo image
Logo image

Como escolher o vaso perfeito para cada arranjo floral

4 minutos
No maravilhoso mundo dos arranjos florais, uma parte importante é a escolha correta do vaso em que eles serão acondicionados. Hoje trazemos algumas dicas para que você não resista a nenhum deles.
Como escolher o vaso perfeito para cada arranjo floral
Última atualização: 26 junho, 2020

Colocar algumas flores em um vaso parece algo bastante simples e que não tem muitas possibilidades, certo? Não é bem assim. Isto não poderia estar mais longe da realidade. Saber escolher o vaso perfeito para cada tipo de flor é um aspecto importante na maravilhosa arte dos arranjos florais.

Nesse sentido, teremos que ir um pouco além das preferências individuais, apesar de sempre adicionarmos o nosso toque pessoal. Existe uma enorme variedade de vasos no mercado: largos, alongados, com gargalo ou com formas sinuosas.

Outro fator a ser considerado, além do tipo de arranjo floral, é o local onde vamos colocá-lo. Um vaso de vidro grande e alto deve ocupar um lugar que não roube o seu protagonismo e seja reservado especialmente para ele.

Se, pelo contrário, dependendo do tipo de flor, optarmos por um vaso baixo, ele não deve parecer perdido no local escolhido. Caso o espaço a ser preenchido seja amplo e o vaso pequeno, é aconselhável optar pela possibilidade de um trio com o mesmo estilo de vaso.

Escolhendo o vaso perfeito

Some figure

Se você gosta de fazer os seus próprios arranjos florais, nunca é demais conhecer todos os tipos de vasos e suas funções. De fato, seria interessante visitar lojas e feiras de artesanato, bem como um local próprio para a sua exibição em uma vitrine quando não estiverem abrigando flores frescas.

Desde vasos altos, quadrados e redondos até os vasos solitários, todos podem ter um lugar e uma estética perfeita se soubermos usá-los corretamente. Quanto aos materiais, os nossos favoritos são os de vidro, embora você também encontrará preciosidades em muitos outros materiais, como cerâmica, madeira e até mesmo plástico.

Os vasos solitários 

Some figure

Esse tipo de vaso difere do restante porque as suas formas se estreitam bastante no topo, formando um gargalo mais ou menos alongado. Um vaso solitário é o vaso perfeito para arranjos florais simples, com caules delicados ou, simplesmente, pequenos botões.

Eles não são usados ​​para colocar flores grandes. Os arranjos florais para os vasos solitários se limitam a hastes pequenas, e sempre sem sobrecarregá-los. Idealmente, coloque uma única haste por vaso e, se tiverem flor, que ela seja muito pequena e delicada.

Os arranjos perfeitos para os vasos solitários são feitos à base de ramos de eucalipto, gipsófila, algum lírio silvestre ou algum ranúnculo pequeno. Eles são perfeitos para ambientes minimalistas.

O vaso perfeito: formato quadrado

Some figure

Vanguardista, contemporâneo e com muita classe. Esse tipo de vaso é menos comum que outros tipos, e você pode encontrá-lo sem muita altura, embora também existam vasos quadrados bem altos. É perfeito para uma decoração clássica contemporânea.

A dificuldade desse tipo de vaso é que ele não tem gargalo, e a organização do arranjo floral se torna um pouco mais trabalhosa. Suas linhas simples precisam ser contrastadas com composições elaboradas. Os vasos quadrados dão todo o destaque às flores.

Por esse motivo, são ideais quando os nossos arranjos são coloridos ou abundantes e ficarão perfeitos se o volume das hastes ocupar todo o interior do vaso. Eles também são ideais para buquês de tulipas, violetas, hortênsias ou anêmonas.

Vasos redondos

Some figure

Estes são os vasos mais clássicos de todos. A maioria deles tem um leve gargalo, o que é perfeito para manter o arranjo floral organizado. É como se você segurasse o buquê com uma das mãos.

É o vaso perfeito para buquês de flores com hastes finas e flores grandes, e para arranjos florais que combinam vários tipos de flores.

Também podemos encontrar os que são como um aquário, redondos, mas sem gargalo. Neste caso, eles também admitem tanto galhos soltos quanto compactos. Eles são perfeitos para buquês de peônia, delfínio, cravos ou rosas.

Vasos de coluna

Some figure

Eles são muito altos e, como tal, são usados ​​para flores de haste muito longa. De fato, este tipo de vaso oferece resultados muito elegantes e sofisticados. Por isso, é conveniente que as flores sejam igualmente sofisticadas.

O tamanho da flor não é tão importante, mas precisamos que as hastes sejam mais longas que o vaso. São ideais para rosas de haste longa ou gladíolos, embora também fiquem perfeitos com girassóis ou lírios de haste longa. Não deve haver um número excessivo de flores; geralmente, três já são o suficiente.