Vasos com flores secas: estas são as melhores!

9 de fevereiro de 2020
As flores secas são uma excelente opção para decorar os cantos mais especiais da sua casa. Você já sabe quais são as flores que poderá usar?

Gostamos de mostrar ideias originais e diferentes para que você possa dar o seu toque pessoal para cada canto da sua casa e, na nossa busca incansável, encontramos uma tendência que está em alta: as flores secas. Colocadas em vasos, elas são uma maneira simples de criar ambientes e de sempre ter detalhes naturais em casa.

Mas devemos nos lembrar de que nem todas elas podem ser usadas e, por esse motivo, hoje mostraremos quais são as melhores. Falaremos sobre as flores que resistem à passagem do tempo e que podem ficar ótimas em cima de uma prateleira, de uma mesa, no hall de entrada ou no quarto. Você está preparado para esta aula de botânica?

Flores secas: envelhecendo com dignidade

Gostamos muito das flores frescas e, certamente, já recomendamos que elas sejam utilizadas em casa em muitos dos nossos artigos. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil ter um vaso bonito com flores recém-cortadas em casa.

Portanto, pensamos em falar sobre as flores secas, igualmente bonitas e com a vantagem de durar muito mais tempo. Mas, nem todas as flores secas ficam bem. As suas folhas, as características das suas pétalas, os cuidados necessários… tudo isso faz com que apenas algumas delas sejam adequadas para decorar a sua casa. Então, tome nota!

Milefólio

flores secas

Certamente você já conhece as propriedades medicinais desta planta. Ela é muito benéfica principalmente para a saúde íntima feminina. Veja aqui o que ela pode fazer para tratar as menstruações abundantes.

El possui propriedades anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas e, inclusive, alguns dos seus componentes são adstringentes, de modo que ela também poderá ajudar no caso de problemas intestinais.

Mas, além disso tudo ser muito interessante, as suas pequenas flores também são lindas e, quando secas, elas não mudam de cor. Você as encontrará em pequenos buquês presos em suas hastes robustas.

Para secar as flores, você deverá esperar até que elas estejam abertas, mas sem deixar que elas comecem a murchar ou escurecer. Pendure os buquês em um local seco, escuro e ventilado, e em cerca de duas semanas você já terá as suas flores prontas.

O ranúnculo, a favorita entre as flores secas

O ranúnculo, a favorita entre as flores secas

Esta é uma flor muito delicada e muito bonita. É uma planta perene que brota a partir de um bulbo, e que pode ser encontrada em diversas cores: vermelho, rosa, fúcsia, branco, laranja ou roxo.

Ao contrário de muitas outras flores, o ranúnculo não murcha quando fica seco. O que acontece é que as delicadas pétalas que circundam o centro permanecem firmes e apenas mudam para uma cor mais desbotada.

Se você quiser fazer um vaso de flores secas com o ranúnculo, deverá mantê-lo na água durante mais ou menos uma semana e depois pendurá-lo de cabeça para baixo até que ele seque em um local seco e escuro.

O eucalipto, o companheiro perfeito para as flores secas

O eucalipto, o companheiro perfeito para as flores secas

Sim, você tem razão: ele não é uma flor, mas é a melhor opção para acompanhar os seus vasos de flores secas. E não apenas pela beleza das folhas, mas também pelo seu aroma agradável.

Uma das vantagens que ele possui é a de conservar praticamente a mesma cor verde. Seca com muita facilidade, pois, se uma sala tiver uma boa ventilação, você poderá deixá-lo tanto na vertical quanto pendurado de cabeça para baixo. Pode até mesmo deixá-lo no vaso enquanto ele seca.

Limonium sinuatum

Limonium sinuatum

Também é conhecida como sempre-viva, de modo que você já pode imaginar a facilidade que você terá para secá-la. Essas flores não podem faltar se você quiser fazer enfeites com flores secas, pois assim como no caso do eucalipto, não é preciso pendurá-la ou retirá-la do vaso para que ela seque.

Ela permanece intacta, tão bonita quanto se estivesse fresca, e também pode ser cultivada em vasos. Pode ser encontrada em cores vivas, sendo o roxo e o lilás as mais comuns.

Lavanda

A Lavanda

Outra das flores que são consideradas plantas medicinais. E, neste caso, isso ocorre graças às suas propriedades relaxantes. Se você quiser se aprofundar no uso da lavanda de maneira terapêutica, não deixe de ler este artigo. A sua cor peculiar permanece igual mesmo quando ela está seca, bem como o seu aroma delicioso. Mas, para que isso aconteça, você deve deixá-la florescer antes de cortá-la.

Então, assim como nos outros casos, ela deve ser pendurada em um local escuro e completamente seco. Após 10 dias, as flores devem estar completamente secas e, além de colocá-las em um vaso, você também poderá fazer muitas outras coisas, como aromatizar os seus armários com saquinhos de lavanda.

Com estas cinco flores, você poderá criar vasos não perecíveis para decorar os lugares mais especiais da sua casa. Porém, recomendamos que limpe o pó frequentemente com muito cuidado, através de um espanador ou com um secador de cabelo.