Monte uma pequena horta no terraço da sua casa

26 de abril de 2019
Aproveite o seu terraço ao máximo montando uma horta orgânica da qual você possa colher os seus próprios produtos, dando à sua casa um toque natural e campestre.

Hoje em dia, tanto os alimentos orgânicos quanto colher os seus próprios alimentos em casa está na moda. Mas o que acontece se você não tem uma casa no campo ou um lugar apropriado para fazer isso? Uma solução é montar uma pequena horta no terraço da sua casa.

É muito interessante ter um pequeno espaço pessoal e produtivo, para obtermos os nossos próprios alimentos de uma maneira particular e natural. Essa é a finalidade de uma horta ecológica.

No entanto, a vida na cidade não nos oferece essa possibilidade e temos que comprar produtos em supermercados e quitandas, os quais não sabemos se receberam tratamentos artificiais ou se têm conservantes.

Possibilidades oferecidas por um terraço

Possibilidades oferecidas por um terraço

Na verdade, um terraço pode ser explorado a partir de muitos pontos de vista: para decoração, descanso, trabalho, etc. Dessa forma, podemos incluir um grupo a mais: criar uma horta.

Nesse sentido, não estamos falando de encher o piso de terra e fazer sulcos; obviamente, essa é uma autêntica utopia. Nos referimos à possibilidade de condicionar o espaço de tal forma que uma pequena horta possa ser plantada.

O terraço não perderá a sua funcionalidade em nenhum momento e também poderá ser decorado da mesma forma.  É conveniente que a horta esteja localizada em um canto para que assim ela não ocupe todo o espaço, de tal forma que as outras partes possam ser usadas para outros propósitos.

– Não devemos nos esquecer de que o terraço é o espaço de ligação entre a casa e o exterior. –

Horta no terraço: processo de montagem da horta

Para montar uma horta no terraço, é essencial que o espaço seja grande. Se você tiver apenas uma pequena varanda, então uma horta é algo complicado de se fazer. Vejamos quais itens são essenciais para a sua realização:

  • Gavetas ou grandes prateleiras retangulares: sejam elas caixas de madeira ou de metal, elas devem ter superfície suficiente para serem preenchidas com terra. As dimensões recomendadas podem ser entre 1-1,5 metro de comprimento por 0,5 metro de largura.
  • Cada gaveta deve ser para um tipo de planta: não é conveniente misturar alguns produtos com outros diferentes; a menos que você tenha pouco espaço e queira plantar várias coisas.
  • Devem ficar na altura da cintura, para que possamos trabalhar melhor, não forçar as costas e evitar lesões desnecessárias. Cada prateleira será apoiada sobre quatro pés, para que, dessa forma, elas possam ser limpas de forma mais eficiente.
  • Sistema de drenagem: é importante que a base de cada gaveta tenha buracos ou fendas de modo que a água possa sair em caso de acúmulo de líquido; por esta razão, para não sujar o terraço, é conveniente que existam outros recipientes no chão que coletem o excesso de água para que ela possa ser reutilizada.
Processo de montagem da horta

Assim como mencionado acima, não é interessante preencher o terraço inteiro com a horta. Devemos estar cientes de que ela é apenas um elemento de lazer e entretenimento, não uma profissão.

Estufa no terraço

Há outra possibilidade, que é fazer uma pequena estufa no seu terraço. Dessa forma, culturas de climas temperados podem ser plantadas. Existem três maneiras de fazer isso:

  • O terraço pode ser fechado com vidros ou com fibrocimento. Se este último material for usado, o problema é que, no verão, o terraço pode se tornar um autêntico espaço de calor sufocante; por isso, é conveniente que ele não seja hermeticamente fechado.
  • Móvel estufa: uma vitrine pode se tornar uma pequena estufa, ao fechar todas as partes com vidros, fibrocimento ou plástico especial e tentando manter uma temperatura interna constante.
  • Outra possibilidade é comprar uma pequena estufa especializada, cujo tamanho pode cobrir 2 metros de comprimento por 1 de largura e 2,5 metros de altura. As dimensões são apropriadas para o terraço e se encaixam perfeitamente no espaço.
Estufa no terraço

Armário estufa / pinterest.es

Em qualquer um dos três modelos, devemos ter em mente o cuidado com o clima e a umidade interna, além de não deixar que exista um calor excessivo em épocas como o verão.

Horta no terraço e estética decorativa

Pode ser paradoxal que uma horta contribua para a decoração. Porém, na verdade, ela poderá contribuir bastante e oferecer um conteúdo muito diferente do que estamos acostumados.

Uma horta dá um toque natural à casa e desperta a curiosidade de quem a visita; principalmente por ser um recurso original com o qual você reflete a sua sensibilidade pelo mundo rural, ou seja, demonstra o seu apreço pela estética campestre.