Algumas dicas para escolher as capas de edredom

29 de dezembro de 2019
Você está pensando em comprar uma nova capa de edredom? Neste artigo, daremos algumas dicas para que você escolha a melhor.

Quando precisamos escolher as capas de edredom, é importante perceber outros detalhes além da sua beleza. Há uma série de qualidades que uma boa capa de edredom deve ter. Existem alguns aspectos básicos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a que mais lhe agrada.

Muitas vezes, não prestamos muita atenção em todos esses detalhes que podem ajudar a melhorar a qualidade do nosso sono. Sem dúvida, é um erro grave. Por isso, devemos estar plenamente conscientes da importância de ter um bom estrado, colchão e roupa de cama adequada. Essa é a única maneira de conseguir um ambiente ideal de descanso.

Além disso, é comum confundir o edredom com a capa de edredom. A principal diferença é que o edredom já vem com enchimento, como se fosse um acolchoado, enquanto que na capa de edredom, ele vem separado.

Medidas

Obviamente, as medidas são as primeiras coisas que devemos prestar atenção, para que a capa de edredom fique bem ajustada. Para que isso aconteça, basta saber se a cama será de solteiro ou de casal e medir a sua largura.

No geral, as medidas são mais ou menos universais:

1. Camas de solteiro:

  • Cama de solteiro king: 205cm de altura X 100cm de largura.
  • Cama de solteiro comum: 188cm de altura X 88cm de largura.
Cama de solteiro

2. Camas de casal

  • Cama king size: 193cm de altura X 203cm de largura.
  •  Cama queen size: 198cm de altura X 158cm de largura.
  • Cama casal comum: 188cm de altura X 138cm de largura.

Esse é o primeiro passo na hora de escolher uma capa de edredom. Lembre-se de que você sempre deve deixar alguns centímetros de sobra, de modo que a capa cubra até os pés da cama, cobrindo-a bem.

Reversibilidade

Embora não seja a primeira característica que devemos levar em consideração, sem dúvida é um toque a mais. Além disso, existem muitas opções disponíveis nas lojas, inclusive online.

Na maioria dos casos, o normal é que um dos lados esteja decorado de uma maneira mais complexa (com muitas estampas) e no outro mais simples, com cores lisas e poucas estampas chamativas. Falando nisso, não se esqueça de que as almofadas podem combinar com as capas de edredom. Você deve tentar combiná-las com ambos os lados da capa para que não precise mudá-las em função da capa que escolher.

Capas de edredom

Por isso, embora não seja a coisa mais importante, nunca descarte a possibilidade de escolher capas de edredom reversíveis. Com elas você poderá mudar o estilo do quarto sem muito esforço, dando-lhe um toque diferente.

Na verdade, é como se você comprasse duas capas de edredom pelo preço de uma. Sem dúvida alguma, é uma ótima decisão.

Escolha as melhores capas de edredom de acordo com os tecidos do quarto

Pode parecer óbvio, mas é importante enfatizar isso. Lembre-se de que a cama é algo que tende a chamar a nossa atenção quando entramos no quarto. Sendo assim, é muito importante manter uma certa coerência entre a roupa de cama e os outros acessórios, como cortinas ou tapetes.

Tente usar cores ou estampas comuns, obviamente sem que o espaço fique muito sobrecarregado.

Não se esqueça de que, embora a principal função da capa de edredom seja agasalhar e aumentar a sensação de conforto, elas também servem para decorar. Por isso,  preste atenção no seu design.

Capas de edredom

Capas de edredom de qualidade

Como dissemos anteriormente, muitas vezes não prestamos muita atenção na qualidade do nosso sono. Sem sombra de dúvida, isso implica em uma certa despreocupação com a qualidade do mobiliário e dos acessórios relacionados a ele.

Com relação às capas de edredom, é importante escolher bem os materiais e, consequentemente, pela sua qualidade. Não podemos nos esquecer que a função principal das capas de edredom é conservar o calor.

Em uma capa de edredom de qualidade deve haver uma proporção equilibrada entre o algodão e o poliéster.

Como queremos uma capa de boa qualidade, é essencial falar sobre os tipos de recheio. Sem dúvida, eles são o complemento das capas de edredom. Com uma boa combinação de ambos, é impossível ter perda de calor. O peso do edredom também é importante e isso dependerá do tipo de enchimento.

Dependendo do material do enchimento, encontramos vários tipos. Os principais tipos de capas de edredom são os naturais (plumas e/ou penas) e os sintéticos. As características desses materiais irão afetar diretamente a temperatura. Além disso, devemos considerar se sentimos muito frio ou não e qual é o tipo de calefação da casa. Somente dessa forma você conseguirá a capa de edredom perfeita para as suas necessidades.

Conclusão

Esperamos que essas sugestões tenham lhe ajudado a escolher a sua capa de edredom. Pense que é uma opção bastante econômica. Um erro muito recorrente é nos cobrirmos com um lençol e colocarmos por cima um edredom. Embora seja muito comum, é desnecessário, até porque, muitas vezes, isso faz com que se perca um pouco do calor.

Por último, tenha em mente que o design da capa de edredom que você escolher deve estar de acordo com os seus gostos, com o estilo da mobília e dos acessórios do quarto. Por exemplo, nos quartos infantis, há opções muito originais. Dessa forma, você conseguirá um quarto equilibrado, bonito e acolhedor.