Logo image
Logo image

Aprenda a arte do bed styling ou como vestir a cama

3 minutos
Se você gosta da elegância das camas de hotel, o convidamos a ler este artigo.
Aprenda a arte do bed styling ou como vestir a cama
Última atualização: 14 junho, 2021

A arte de vestir a cama tem nome. Chama-se bed styling e explica a melhor forma de combinar o edredom, a colcha, as almofadas, as mantas… para que fique como aquele espaço aconchegante e lindo que você vê nas revistas.

Hoje, contaremos os segredos para que você também o coloque em prática e se sinta mais confortável. Os tecidos que você escolher, as cores e a disposição de todos os elementos desempenham um papel importante neste conceito.

As medidas perfeitas para as roupas de cama

Some figure

A primeira coisa é escolher a roupa de cama. O tipo de lençóis que usará, de quais cobertores você precisa, se prefere colcha ou edredom, etc. Um dos pontos mais importantes a ter em conta são as medidas de cada peça que escolher.

Nesse sentido e, embora pareça óbvio, quando se trata de lençóis você deve se limitar ao tamanho da cama. Portanto, se a cama tiver 150 centímetros, a roupa de cama deve ter a mesma medida.

Quanto aos travesseiros, hoje a opção mais procurada para cama de casal é que cada um tenha o seu. Para um estilo de cama perfeito, o ideal é que cheguem às extremidades da cama, ou seja, que cubram todo o espaço.

Por exemplo, para uma cama de 135 centímetros, você precisará de dois travesseiros de 70 centímetros. Já para uma cama de 150 centímetros você pode optar por dois travesseiros de 75 ou 80 centímetros. Neste caso, se ultrapassar um pouco o tamanho do colchão, não será notado, pois o edredom o cobrirá.

Os elementos têxteis de que necessita para vestir a cama

Embora isso varie um pouco dependendo de cada um, existem alguns princípios básicos para você ter uma cama perfeita, confortável e com estilo. Você precisará de um protetor de colchão, o lençol de baixo, o de cima e uma colcha, uma capa de edredom ou um edredom que poderá mudar dependendo da época do ano.

Quanto às almofadas e mantas, considere que são elementos decorativos e com eles poderá dar um toque pessoal ao quarto. Use o estilo decorativo que você mais gosta.

Falemos sobre cobertores e mantas

Some figure

No que diz respeito ao bed styling, os cobertores e a manta pé de cama são um dos elementos mais usado. Deve cobrir a largura da cama e permitir que ela fique pendurada entre 20 e 30 centímetros de cada lado. Combine-a com algumas almofadas para criar harmonia.

Você pode colocar várias nos pés da cama, umas em cima das outras, esticadas ou com uma negligência bem medida. Convidamos você a misturar texturas e materiais nesses dois elementos têxteis.

Quanto à colcha, é um dos elementos necessários para camas. Um truque para deixar uma cama bonita é que a queda da colcha tem que ser menor nas laterais e maior nos pés.

Você também pode usá-la dobrada, como uma manta para o pé da cama. Isso vai adicionar muito estilo ao conjunto. Não esqueça de colocar também uma colcha leve durante o verão, fica mais bonito.

As almofadas que você precisa para vestir a cama

O número de almofadas que você usará dependerá de você e de como gosta de arrumar a cama. Mas para que elas tenham a aparência que merecem e o ajudem com o bed styling, existem certos requisitos mínimos a cumprir.

Se for uma cama de casal, recomenda-se que haja entre 6 e 8 almofadas. Quanto ao seu tamanho, o mais chamativo é que sejam colocadas da maior para a menor (50 x 75 centímetros, 60 x 60, 50 x 50, 40 x 40…). Essa mistura dará um efeito visual mais interessante ao espaço.

Por fim, lembre-se que é importante prestar atenção à qualidade dos tecidos para conseguir não só uma cama bonita, mas também confortável. Pense que, mesmo que você precise investir um pouco mais, os lençóis de algodão de 500 a 600 fios são muito mais duráveis.

Com essas dicas você conseguirá vestir a cama como um especialista. Acrescente o seu estilo através das cores e padrões, e os mude de acordo com a estação do ano.