Como decorar um quarto grande de forma adequada?

· 28 de julho de 2018
Ter um quarto grande é um luxo. Daremos algumas dicas e ideias para que você possa decorá-lo sem que o resultado final seja frio ou impessoal.

No artigo a seguir, queremos mostrar algumas ideias para decorar um quarto grande de forma adequada.

O problema com estes quartos é que, por serem tão grandes, pode ser difícil decorá-los de forma que o resultado final seja aconchegante e acolhedor. Para evitar isso, devemos usar uma série de recursos simples, que explicaremos ao longo do artigo.

Normalmente, procuramos dicas para decorar quartos e casas pequenas, para que não fiquem sobrecarregados bem como para que pareçam maiores. Atualmente a falta de espaço é algo tão comum, que dificilmente ouvimos alguém perguntar sobre como decorar um quarto grande.

Mas, podemos encontrar muitas opções de decoração. O mais comum é que o quarto, por ser tão grande, pareça um pouco frio e impessoal, como se não fosse um lugar onde passamos o nosso dia a dia.

Devemos também levar em conta o tipo de cama que queremos: uma cama individual dificilmente ocupará o espaço, enquanto que uma de casal terá um impacto visual maior.

Finalmente, não devemos nos esquecer da importância dos acessórios e dos têxteis. Eles influenciarão mais do que você pensa na aparência final do quarto.

A seguir, deixaremos algumas ideias para que você não se esqueça de levá-las em consideração ao decorar um quarto grande. Elas serão de grande ajuda.

Mantenha o equilíbrio visual

Talvez essa seja a premissa mais importante de todas. Por ser um espaço amplo, devemos pensar cuidadosamente onde colocar cada móvel e cada complemento.

Mantenha o equilíbrio visual

Devemos colocá-los de maneira equilibrada por todo o quarto, para que, dessa forma, não haja áreas completamente vazias e outras sobrecarregadas. Devemos procurar uma distribuição proporcional, até mesmo simétrica.

Ainda assim, não tente preencher todos os espaços vazios, eles também são necessários.

Além disso, você poderá escolher móveis maiores, sem ter que aproveitar cada centímetro disponível. Embora haja espaço mais do que suficiente, é preferível que você tome algumas medidas para que eles se encaixem perfeitamente no espaço disponível.

Você também pode usar mesinhas, prateleiras, luminárias de mesa ou tapetes para criar uma simetria.

Brinque com as paredes ao decorar um quarto grande

Nesse tipo de quarto, teremos a oportunidade de dar maior importância às paredes, o que nem sempre é possível.

Como sempre, a escolha certa das cores para as paredes é muito importante. Pode ser útil e interessante considerar a psicologia das cores, de acordo com a qual as cores influenciam muito o nosso humor.

Lembre-se de que, com as cores claras, a sensação de amplitude é aumentada, enquanto que, com as cores escuras, o espaço parecerá menor.

Quanto a tudo isso, podemos falar sobre as tendências que temos visto nos últimos anos: paredes com ou sem textura, uma parede de cor escura e as outras três de cor clara, duas paredes de uma cor e duas de outra…

Brinque com as paredes: decorar um quarto grande

Outra opção seria colocar papéis de parede, um recurso bonito e original. Embora dependa do gosto de cada um, é aconselhável revestir com o papel apenas uma das paredes e pintar as outras três com uma cor de preferência clara, até mesmo completamente brancas. Além disso, se tentarmos deixar essa parede um pouco mais livre, ela poderá ser usada como um mural.

Você também poderá criar um autêntico mural em uma parede inteira. Alguns dos exemplos mais vistos são:

  1. Obras de arte: como por exemplo A Noite Estrelada, de Van Gogh, O Beijo, de Gustav Klimt, O Nascimento de Vênus, de Botticelli ou Musas, de Conrad Roset.
  2. Mapa-múndi: pode ser apenas a silhueta ou também preenchido. Para decorar, você pode colocar fotos dos lugares onde você esteve.
  3. Outros: composições com suas fotos, gravuras, um moodboard gigante…

Muitos desses designs também estão disponíveis em papel de parede. Quanto aos murais, você pode fazê-los você mesmo ou ainda encomendá-los. Existem algumas lojas que podem lhe oferecer excelentes opções.

Crie ambientes bem diferenciados

Finalmente, se você acha que mesmo com móveis grandes ainda sobra espaço livre, você poderá criar dois ambientes. Só é preciso diferenciar bem esses ambientes. Para isso, você pode usar móveis, como por exemplo baús, prateleiras ou sofás, que podem ficar bem nessa transição de uma área para a outra.

Se você tem muitas roupas, você pode criar seu próprio closet, combinando diferentes estruturas e acessórios. Você pode se inspirar nos closets da IKEA. Para complementar, você pode colocar um cabideiro e um espelho grande nessa área. Com o espelho, você pode dar ainda mais sensação de amplitude e a luz também será refletida.

Crie ambientes bem diferenciados

Ou então, você pode criar uma área de estudo; tanto do tipo escritório quanto uma zona de arte (melhor perto de uma janela para assim facilitar a ventilação). O mesmo acontece com os cantinhos de leitura, onde podemos ficar calmos e relaxados.

E se, além disso, o teto também for alto, você pode fazer um pequeno sótão onde poderá colocar esse cantinho de leitura e relaxamento; ou então, o closet. Você também pode distribuí-los ao longo desses dois andares. Tente fixar bem a escada, para que assim não seja difícil subir e descer por ela. Em um dos lados, você poderá colocar uma guirlanda de luzes, ficará muito bonito.

Conclusão

Como você pode ver, quando decoramos um quarto grande, podemos considerar possibilidades muito diferentes. É possível fugir dos quartos mais tradicionais. É preciso apenas ter uma boa organização, planejamento e criatividade.