Logo image
Logo image

Ideias para distribuir os móveis no quarto principal

4 minutos
Daremos algumas ideias para que você transforme o seu quarto principal no lugar íntimo e confortável que todos desejamos; e o melhor de tudo é que você não precisa ser um profissional do design para fazer isso.
Ideias para distribuir os móveis no quarto principal
Última atualização: 26 março, 2020

No quarto principal, o elemento mais importante é a cama. Uma vez colocada, é possível organizar o espaço para dispor o restante das áreas: um espaço de trabalho, um local para guardar as roupas, um canto de leitura…

Este cômodo é um espaço íntimo que é concebido como um refúgio, longe da agitação, no qual buscamos encontrar o descanso. Tudo gira em torno do conforto e a cama é o elemento central.

Por isso, ao planejar a distribuição da casa, é muito importante escolher bem o cômodo destinado ao quarto principal, levando em consideração a orientação e a direção da abertura da janela.

Também é fundamental que o quarto esteja organizado, ou seja, o sistema de armazenamento deve ser eficaz para permitir a organização de roupas e acessórios em um espaço, que geralmente é escasso.

O quarto principal: um espaço polivalente

Some figure

Atualmente, o quarto se tornou um espaço multifuncional no qual, além de dormir e descansar, também é possível ler, ouvir música, trabalhar, tomar café da manhã…

É por isso que outros tipos de móveis são distribuídos ao redor da cama: uma mesa de estudo, uma mesa de TV, uma poltrona para a leitura… Inclusive, se houver espaço suficiente, é possível integrar um banheiro ou um closet.

Orientação da cama

Some figure

Para colocar a cama no lugar adequado, é necessário levar em consideração o formato do quarto e a localização da porta e da janela. O mais estético, embora nem sempre seja possível, é colocá-la em direção à porta ou ao exterior; por exemplo, em direção a um terraço ou a uma bela paisagem externa.

A cama também pode ser colocada paralelamente à janela para aproveitar a luz natural, evitando que ela fique embaixo dela ou na passagem da corrente de ar. A cabeceira da cama preferivelmente deve estar contra uma parede.

Disposição da cama de acordo com a planta do quarto principal

Em uma planta quadrada, é possível colocar a cama em uma parede lateral e ocupar a parede em frente à cabeceira da cama com um guarda-roupa grande, convencional ou embutido. Nos dois lados da cama, a janela e a porta criarão uma corrente de ar que não deve interferir no nosso descanso.

Uma planta retangular permite dispor a cama em direção às janelas e instalar armários embutidos que vão do chão até o teto em um dos lados. A planta em L admite mais possibilidades, pois permitiria incluir uma estante, um espaço para o estudo, para a leitura…

Organização no quarto principal

Some figure

Neste local, geralmente são armazenados muitos pertences: tanto roupas quanto calçados e acessórios, além de joias, livros ou fotografias. Ao fazer uma boa distribuição dos armários e prateleiras, ganharemos muito espaço e capacidade para armazenar e exibir objetos.

Uma das melhores opções para organizar as roupas é fazer um closet. No entanto, caso o espaço não seja grande o suficiente, ele poderá ocupar o espaço de um corredor ou de um banheiro.

Outra opção que oferece muita capacidade de armazenamento é instalar armários embutidos. Se o seu teto for alto o suficiente, um armário planejado emoldurando a cama com um maleiro na parte central permitirá ganhar alguns metros para o quarto.

E agora, onde podemos guardar os livros e outros itens pessoais? Dependendo do espaço, é possível colocar uma estante de livros ocupando uma parede inteira ou então instalar uma prateleira de canto aproveitando uma lacuna entre um armário e a parede. O espaço que fica livre sob a janela também é um bom lugar para colocar prateleiras ou um armário com gavetas.

Móveis adicionais

Some figure

Uma vez distribuídos os móveis principais, é hora de pensar nos móveis auxiliares. Uma cômoda ou um gaveteiro podem completar a capacidade de armazenamento do armário.

No quarto, é muito interessante contar com uma superfície ao lado da cama para colocar um abajur e outros objetos de uso diário. Quando não há muito espaço, é possível substituir as mesas de cabeceira por duas prateleiras suspensas e optar por arandelas de parede.

Por outro lado, também temos os sapatos, que geralmente ocupam muito espaço. Se ele for escasso, é possível recorrer a um móvel com gavetas articuladas ​​em diferentes alturas. Como os calçados são armazenados verticalmente, esse tipo de sapateira tem muito pouca profundidade, entre 15 e 20 cm, e cabe até mesmo atrás de uma porta.

Colocar um banco com baú aos pés da cama que além de nos ajudar para colocar e tirar os sapatos, também nos permita guardar lençóis e cobertores dentro dele, é uma opção muito prática e decorativa. Outro móvel útil para esta área seria um pufe.

Atualmente, ter uma área de trabalho no quarto principal é uma opção muito versátil. Por esse motivo, podemos colocar uma mesa ou escrivaninha embaixo da janela para aproveitar ao máximo esse espaço.

Então, agora você já sabe: ganhar alguns metros para o seu quarto é a máxima da decoração do século XXI. Qualquer espaço pode e deve ser usado, você só precisa usar a imaginação.