4 passos para decorar o quarto de hóspedes

· 2 de dezembro de 2018
Faça do quarto de hóspedes um espaço acolhedor e, se necessário, multifuncional. Vamos lhe dar algumas ideias.

Ao longo do artigo a seguir, queremos lhe dar algumas ideias para decorar o quarto de hóspedes. Pense que ele também pode ser um espaço multifuncional. Crie um ambiente bonito e confortável para receber os seus amigos e familiares.

Todos nós queremos ser bons anfitriões, assim como gostamos de nos sentirmos bem-vindos quando visitamos as casas dos nossos parentes ou amigos. Portanto, é importante que eles se sintam confortáveis e percebam que têm um pequeno espaço reservado na nossa casa durante a sua estadia. Por isso, pense com cuidado e carinho nos pequenos detalhes.

Mesmo em uma casa pequena, é possível conseguir um espaço onde possamos acomodar os nossos hóspedes, ainda que seja em uma bicama ou então em um sofá-cama colocado na sala de jogos ou em um escritório.

A seguir, daremos algumas dicas para ajudá-lo a decorar o espaço escolhido para receber os seus convidados.

1. Pense no espaço que você tem disponível em casa

É fundamental: um apartamento de 35 metros quadrados é muito diferente de uma casa de 100 metros quadrados, com muito mais quartos. Não vamos receber convidados toda semana, então, em primeiro lugar, devemos ter as nossas próprias necessidades como preferência.

Se na sua casa não houver espaço suficiente para ter um quarto inteiro dedicado aos seus visitantes, então você deve considerar um cômodo que possa ter mais de uma função. Por exemplo: você pode colocar uma bicama ou um sofá-cama na sala que usamos como sala de jogos ou escritório.

Pense no espaço que você tem disponível em casa

Na verdade, dar mais de um uso a um cômodo é o mais comum. Também podemos usar o quarto de hóspedes como um quarto de passar roupas, por exemplo.

A mesma coisa acontece com os quartos do século XXI: eles podem ser ao mesmo tempo uma sala de estar, escritório, ateliê… Você só precisa organizar bem o espaço para que dessa forma ele seja multifuncional e homogêneo. Uma decoração e distribuição corretas são básicas para conseguir isso.

Se a sua casa tiver o pé direito bem alto, então você poderá construir um sótão onde o quarto de hóspedes pode ser localizado. Isso será mais fácil se você morar em um loft.

2. Não se esqueça de incluir espaço de armazenamento

A falta de espaço de armazenamento suficiente é um problema bastante comum atualmente. Muitos de nós moramos em apartamentos pequenos e, às vezes, não sabemos mais onde guardar os nossos pertences.

Por isso, temos que aproveitar cada centímetro disponível para conseguir espaços de armazenamento, até mesmo nas áreas mais complicadas, como os cantos ou a parte mais alta das paredes.

Neste tipo de quarto, que não será usado de forma contínua, podemos colocar um armário com a finalidade de guardar cobertores, toalhas… até mesmo as roupas que não servem mais para os seus filhos até que você decida o que fazer com elas.

Outra opção bastante comum é adaptar um quarto para ser usado como nosso closet. Nesse caso, recomendamos que você deixe uma parte totalmente vazia para que os convidados possam usar durante a sua estadia. Ou seja, deve existir espaço suficiente para as suas necessidades, mas também para que os seus visitantes possam desfazer as suas malas e colocar os seus pertences. Uma cômoda também pode ser uma boa opção.

3. Decore de forma neutra e acolhedora

Não importa que seja a nossa casa. Não podemos decorar o quarto de hóspedes como se fosse o nosso próprio quarto. Obviamente, também não se trata de um hotel; mas é verdade que é preferível que não utilizemos objetos muito pessoais, como fotografias de família, por exemplo.

No entanto, devemos buscar uma continuidade entre o estilo decorativo do restante da casa e deste quarto, para que assim não haja muito contraste visual ao entrar. A sua essência deve estar no ar.

E para tornar o espaço mais confortável, recomendamos que você escolha lençóis de algodão, um edredom acolhedor, muitas almofadas… Lembre-se de que a iluminação é muito importante na criação de ambientes acolhedores.

Não se esqueça de incluir espaço de armazenamento

4. Cuide de todos os detalhes no quarto de hóspedes

Finalmente, queremos dizer que, embora você não deva decorar de uma maneira muito pessoal, o quarto também não precisa ser frio ou impessoal. Para evitar isso, cuide de todos os detalhes: elementos têxteis, objetos decorativos… Da mesma forma, preste atenção ao tecido das cortinas, tapetes e almofadas; coloque um espelho, uma mesa com uma bandeja com jarra e copos, etc.

Você também poderá colocar vasos com flores secas ou frescas, de acordo com a sua preferência. Lembre-se dos benefícios de ter plantas em casa; entre outras coisas, elas purificam o ambiente e até mesmo o aromatizam de uma forma muito agradável.

Estas 4 ideias serão de grande ajuda quando se trata de preparar o espaço escolhido para acomodar todos os seus convidados.