Projete o seu próprio armário personalizado

Projetar o seu próprio armário personalizado é a melhor maneira de aproveitar o espaço, já que poderemos adaptá-lo ao tamanho e formato do quarto.
Projete o seu próprio armário personalizado

Última atualização: 02 fevereiro, 2019

Ter um armário personalizado sempre será muito melhor do que aquele que podemos encontrar em qualquer loja de móveis. Projetar o seu próprio armário personalizado é a melhor maneira de aproveitar o espaço por podermos adaptá-lo ao tamanho e ao formato do quarto.

Além disso, ninguém melhor do que você para distribuir os diferentes espaços do armário e, assim, adaptá-lo às suas necessidades. Talvez uma pessoa prefira destinar um grande espaço aos sapatos, outra prefira dar preferência à área de cabides… Cada armário será um reflexo do dia a dia do seu dono.

A seguir, daremos algumas dicas para que seja mais fácil projetar o seu armário personalizado.

Portas de um armário personalizado

As portas são uma decisão importante ao projetar um armário personalizado. No mercado, podemos encontrar diferentes tipos:

  • Dobráveis. Esse tipo de porta é um clássico e nunca sai de moda. Se decidirmos instalar portas dobráveis, devemos ter em mente que devemos ter pelo menos 50 cm livres em frente ao armário. Se, por outro lado, o espaço for limitado, é melhor optar por outros tipos de portas.
  • Sanfonadas. Essas são portas que se dobram como uma sanfona quando as abrimos. Não são muito comuns e com o tempo, se não forem de boa qualidade, emperram com frequência. Recomendamos que você descarte essa opção se o seu orçamento for apertado.
  • De correr. Parece que as portas de correr têm se imposto nos últimos anos. Essa instalação está se tornando cada vez mais comum por não ocupar muito espaço e também por podermos fechar grandes espaços.
  • Cortinas. Essa opção é a mais informal e também a mais original. Dependendo do estilo de decoração do nosso quarto, pode se adaptar perfeitamente. Além disso, os tecidos e as cores das cortinas são infinitos, por isso, certamente encontraremos uma que atenda às nossas necessidades.

Aplicativos 

Certamente, quando decidirmos projetar o nosso armário personalizado, não saberemos por onde começar. Uma boa opção é baixar um aplicativo que nos ajude.

Podemos encontrar uma grande variedade, tanto gratuitos quanto pagos. Eles nos ajudarão a fazer um esquema; depois, a detalhar e distribuir o interior e, por último, escolher os materiais.

Se não formos muito bons em desenho, esses aplicativos serão, sem dúvida, uma boa opção.

 

Iluminação de um armário personalizado

Iluminar os armários é algo novo e muito útil. Isso pode ser feito tanto internamente como externamente. Geralmente é feito de maneira oculta com lâmpadas fluorescentes tubulares ou outro elemento similar. Isto nos parece uma ótima opção já que, quem já não teve que vasculhar o armário à noite e só conseguiu desorganizar tudo?

Em seguida, mostraremos algumas ideias de iluminação interior e exterior que você poderá considerar ao projetar o seu próprio armário personalizado:

  • Tiras de iluminação LED
  • Focos LED integrados
  • Focos LED de destaque

Acabamento de um armário personalizado

Uma vez que projetamos o interior do armário, resta decidir como será o seu exterior. Encontramos diferentes materiais: plástico, madeira, detalhes em metal…

Em relação às cores, as opções também são infinitas, embora, em geral, tendam para as cores quentes por oferecerem uma aparência mais acolhedora.

Outra opção é incorporar vidro ou plástico translúcido, que proporcionam luminosidade e contrastam com a uniformidade das portas.

armário personalizado

 

Acessórios para um armário personalizado

Quando tivermos o nosso armário, devemos torná-lo o mais útil possível e, para isso, podemos nos ajudar com uma série de acessórios:

  • Cabides: imprescindíveis em qualquer armário. De madeira, metal ou plástico, são fundamentais em nosso armário personalizado. Os cabides múltiplos são muito úteis para armazenar calças.
  • Caixas de plástico: perfeitas para armazenar objetos pequenos ou, simplesmente, organizar todas as roupas sazonais e, assim, retirá-las facilmente quando chegar a época.
  • Capas de roupa: para guardar com cuidado especial as peças mais delicadas que utilizamos para ocasiões especiais. As recomendamos especialmente para os vestidos longos de festa, para que não se arrastem no armário e manchem.
  • Sapateiro pendente: são muito econômicos e conseguem armazenar muitos pares de sapatos em um espaço reduzido.