Quartos para adolescentes: dicas para decorar

· 22 de novembro de 2018
Os quartos para adolescentes devem ser um espaço agradável, onde os jovens se sintam rodeados pelos seus gostos e interesses. Portanto, é importante deixar que eles escolham a sua decoração.

As ideias para decorar os quartos para adolescentes que propomos a seguir o ajudarão a entender quais são os pontos mais importantes para eles. Dessa forma, poderá lhes propor alternativas interessantes e originais. O quarto do adolescente é o seu refúgio e deve refletir a sua personalidade.

Dar aos jovens a oportunidade de se expressarem livremente ao criar e decorar o seu espaço, será um gesto muito significativo para eles a longo prazo. Além disso, permitirá que eles explorem a sua identidade, a partir de um ponto de vista tangível.

É preciso lembrar que, durante a adolescência, os interesses podem mudar com mais frequência do que no passado. Certamente isso se deve, em grande parte, à busca pela identidade. Portanto, não se surpreenda se os pôsteres forem renovados ou se alguns objetos forem mantidos fora de circulação por várias razões. Ou até mesmo se, de repente, houver uma preferência maior por uma cor do que por outra, e assim por diante.

Neste sentido, é uma boa ideia incluir pelo menos um elemento que eles possam modificar como quiserem, quantas vezes desejarem. Por exemplo, inclua uma parede com tinta lousa ou uma prancha.

Aspectos preliminares a considerar

É fundamental evitar a infantilização ao lidar com adolescentes; inclusive quando se trata de decorar um quarto. E embora não se trate de ignorar o passado, é necessário lhes dar a opção de escolher onde colocar ou guardar as lembranças da sua infância.

Caso queiram guardar os brinquedos, é possível dispor de um espaço dentro do armário. Coloque um baú ou então algum outro mobiliário de armazenamento que forneça senso de organização e, ao mesmo tempo, privacidade, em relação a esse tipo de objeto.

Aspectos preliminares a considerar

Por outro lado, é importante ensinar os jovens a aproveitar ao máximo o espaço do seu quarto. Para isso, devemos dar dicas sobre como dispor os móveis, de forma que eles possam ter mais espaço livre para caminhar, se exercitar, praticar os seus hobbies ou simplesmente colocar um bom tapete.

Outro aspecto que deve ser cuidado é a iluminação. Será essencial aproveitar a(s) janela(s), como fonte de luz natural, para dessa forma situar a área de estudo.

As luminárias de mesa vão funcionar como auxiliares, nunca como fontes de luz principal. Naturalmente, também será necessário colocar persianas, cortinas ou então um blackout para cuidar do descanso durante a noite.

Ideias para decorar quartos para adolescentes

1. Conforto e descanso

Assim como mencionamos anteriormente, para decorar com sucesso os quartos dos adolescentes devemos ter em mente que, a partir da inclusão do básico, excelentes resultados podem ser alcançados. Isso se deve ao fato de que, quando um elemento é bem aproveitado, a decoração fica ainda mais harmoniosa.

Incluir uma boa colcha, travesseiro, almofadas, juntamente com as cortinas apropriadas, será o primeiro passo para conseguir um quarto aconchegante. Em relação à seleção de cores e design, é importante deixá-la à escolha do jovem.

Ideias para decorar quartos para adolescentes

Quando há espaço suficiente, um pufe pode ser colocado em um canto para criar um mini ambiente de relaxamento, ou ainda, um cantinho para a leitura. Este acessório se tornou muito popular na decoração de quartos para adolescentes nas últimas décadas.

2. Área de estudo

A área de estudo deve estar localizada próxima a uma fonte de luz natural e deve contar com os elementos básicos: mesa, cadeira, luminária de mesa.

Ela também deve contar com objetos que facilitem a organização e a distribuição de materiais como, por exemplo, livros, cadernos, lápis e outras ferramentas. E visto que atualmente se costuma trabalhar frequentemente com o computador, é importante ter uma tomada próxima para conectar os dispositivos.

É preciso evitar sobrecarregar a área de estudo com acessórios que possam distrair ou dificultar a concentração. Ao decorar, é possível aproveitar outros pontos do quarto. Quanto mais livre for a área de trabalho, melhor.

Além disso, existem alternativas de acessórios multiuso que são muito interessantes. Eles decoram ao e, mesmo tempo, cumprem uma determinada função. Desde lixeiras, porta-livros, porta-revistas, porta-lápis e todo tipo de objetos. A melhor parte é que eles podem ser encontrados em uma ampla variedade de designs, a partir dos quais é possível escolher confortavelmente.

3. Interesses, hobbies e gostos

A decoração dos quartos para adolescentes deve ser, acima de tudo, um reflexo da sua personalidade. Portanto, é importante dar alguma importância aos seus interesses, hobbies ou gostos. Isso ajudará para que eles se sintam muito mais confortáveis no seu espaço.

Interesses, hobbies e gostos

Nesse sentido, os interesses virão a supor uma boa diretriz sobre a qual desenvolver o esquema decorativo. Em termos de design e estilo, isso pode ser tão versátil quanto se desejar. O importante é que o jovem possa decidir, levando em conta as opções e possibilidades oferecidas pelo espaço.

Em conclusão

Nem sempre é necessário fazer grandes investimentos para decorar os quartos para adolescentes. Na verdade, às vezes uma boa renovação de alguns elementos e outras mudanças é o suficiente. Certamente o segredo está em procurar soluções dinâmicas em conjunto com o adolescente, para dessa forma alcançar um resultado harmonioso e interessante.